Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Migrando da operação para a gestão da pizzaria

gestão da pizzaria.jpg

Associação Pizzarias Unidas do Brasil traz 7 passos para migrar da operação para a gestão da pizzaria

Pesquisa realizada pela Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, revelou que mais de 83 mil pizzarias estão irregulares ou encerraram suas atividades nos últimos 10 anos e destacou a importância da gestão para reduzir o índice de fechamento das empresas.

O estudo, que foi realizado com apoio de especialistas em dados,  compreende as pizzarias cadastradas na Receita Federal e classificadas como situação baixada, inapta, nula ou suspensa, dentre o período de janeiro de 2012 a dezembro de 2022. A estimativa é de que esse dado represente 75% do mercado, de acordo com a metodologia aplicada na pesquisa.

Os motivos para o fechamento das empresas podem ser os mais diversos, tais como produto inadequado ao público, problema financeiro, equipe, precificação, processos, custos e planejamento. Todos esses pontos envolve a gestão. 

De extrema importância para a formação de um negócio saudável, duradouro e competitivo, a gestão também pode ser um grande desafio para o empresário da pizza.

O estudo da Apubra também revelou que existem mais de 70 mil pizzarias em operação no país e destas 54% são MEI – microempreendedores individuais.  Desta forma, com equipes enxutas, os proprietários de pizzarias acabam dedicando a maior parte do tempo para a operação, deixando de lado os aspectos mais importantes do negócio.

Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra ressalta a importância da gestão para o sucesso das pizzarias. “Entendemos que o empresário da pizza precisa investir em capacitação constante com foco na melhoria da gestão, dos processos, produtos, divulgação da marca, além de buscar melhor poder de negociação junto aos principais fornecedores. Trocar experiências e se inspirar naqueles que já estão consolidados no mercado também é uma forma de se manter competitivo. E, sabemos que esse conjunto de fatores é o caminho para reduzir a taxa de mortalidade das pizzarias”, afirma Cardamoni.

gestão de pizzaria.jpg

7 passos para migrar da operação para a gestão da pizzaria

Vencer o desafio de sair da operação para a gestão envolve alguns passos, dentre eles destacamos:

1: Fazer o planejamento do negócio

Antes de contratar uma equipe é importante definir quais são os objetivos da empresa, missão, visão, valores, conceito, desafios, forças e planos de ação. Assim será mais fácil direcionar o trabalho e cobrar os resultados.

2: Criar processos e definir padrões

Criar fichas técnicas de todas as receitas e normas de conduta são alguns exemplos de processos que devem ser criados, assim será possível garantir que todos da equipe sigam os padrões estabelecidos pela empresa.

3: Estruturar a equipe

Avalie as habilidades técnicas, mas também considere o comportamento.  É muito importante que equipe tenha conexão com os conceitos do negócio. A rotatividade é um problema para as empresas, por isso procure criar um ambiente receptivo e com comunicação transparente.

4: Oferecer treinamento

Um grande erro é contratar a equipe, dar o treinamento inicial e achar que a pessoa seguirá aquele padrão para sempre. Cabe ao gestor acompanhar de perto a operação, identificar possível falhas e realizar treinamentos de reciclagem sempre que necessário;

5: Estabelecer um canal de comunicação eficiente

De um simples mural a um grupo no WhatsApp, a comunicação é essencial para que todos possam compreender os objetivos, trabalhando de forma uniforme. Além disso, ambientes que mantem uma boa comunicação também são mais amigáveis e produtivos.

6: Definir métodos de controle

Do pedido que entra ao desperdício de insumos, tudo que passa pela pizzaria deve ser controlado. O gestor deve criar relatórios que facilitem esses controles e o ajude a ter uma visão mais estratégica do negócio. Contar com sistemas de automação também ajuda muito a dar velocidade na extração dos dados e na tomada de ação.

7: Buscar a capacitação constante

Como gestor é importante estar sempre atento as melhores práticas empresariais. Fazer cursos diversos, estabelecer networking com outros empresários, ver conteúdos de qualidade, visitar outras pizzarias, participar de feiras do setor e se associar a entidades do segmento são formas de conseguir se manter atualizado e seguindo as tendências.

Crescer requer ação

Para sair da operação para a gestão da pizzaria é preciso entender que será necessário se desapegar de alguns pontos. Aquela visão de que “ninguém faz melhor do que eu” deve ficar para trás.

Crescer requer romper barreiras, mudar formas de agir e uma boa dose de confiança.  

“Essa migração não é um processo fácil, mas apenas com uma gestão de qualidade é possível  transformar pequenos negócios em empresas sólidas e rentáveis. Apesar dos fechamentos, o mercado da pizza é muito promissor e quem tem uma boa estratégia consegue crescer, se diferenciar e se manter no mercado. Esse movimento acontece o tempo todo. MEI que se torna ME, ME que se torna EPP, pizzarias abrindo filiais, dark kitchens e franquias. E, sem dúvida, todos esses movimentos exigem que o empresário tenha cada vez mais o seu foco voltado para a gestão. Por isso, quem busca crescimento precisa sair da operação”, conclui Cardamoni.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar