Economia e praticidade para aumentar as vendas. O modelo Grab and Go veio dos Estados Unidos e vem ajudando muitos estabelecimentos a engordar seu faturamento. Para as cafeterias, essa pode ser uma solução simples e rentável de aumentar as opções do cardápio.
O consultor José Aurélio Claro Lopes, da FCSI (Foodservice Consultants Society International), trouxe o tema na Arena À La Carte em sua palestra “Projetos Físicos para Operar o Dia Todo” e deu dicas para aumentar a visitação e oferecer uma experiência ainda melhor.
Para ele, os cafés são lembrados como um local para estar – diferente de um restaurante que é lembrado pelo prato. Por isso, a experiência deve ser levada a sério. Com o Grab and Go, o cliente tem mais autonomia para se servir e escolher o prato com mais autonomia. “Neste formato, é possível economizar com o garçom. Aqui, a ausência desse profissional não interfere na qualidade do cardápio”, diz.
O expositor padrão permite que sejam oferecidos alimentos gelados, frios e quentes em um único móvel, de forma que o cliente tem liberdade de escolher o que quer. O caixa fica logo ao lado, o que torna a escolha mais prática e rápida.
Como montar um cardápio Grab and Go
Para o gestor, essa escolha garante mais facilidade em administrar o estoque – além de versatilidade. O mesmo equipamento permite criar opções para todas as horas do dia: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. “É importante diferenciar o cardápio ao longo do dia, sendo fixados de acordo com o horário”, comenta.
O consultor sugere que o preparo do cardápio deve ser realizado de acordo com o nível de dificuldade de produção que o estabelecimento está apto a desenvolver. Para criar uma cozinha capaz de produzir os pratos Grab and Go, será preciso investir em um forno, masseira, fogão, batedeira e freezer. “Não é preciso de muito investimento. Ter um bom profissional, bons equipamentos e um planejamento de cardápio são suficientes”, finaliza.