Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Boas práticas de higiene na indústria de alimentos: 5 dicas para você seguir

Article-Boas práticas de higiene na indústria de alimentos: 5 dicas para você seguir

Como Realizar a Higiene na Indústria de Alimentos.png

Manter boas práticas de higiene na indústria faz parte da responsabilidade de garantir a segurança dos consumidores e a qualidade dos produtos. Conheça as melhores dicas para realizar essa tarefa de um jeito simples.

O Ministério da Saúde estabelece diversos requisitos sobre higiene e boas práticas de fabricação para alimentos produzidos para o consumo humano. 

E, para além das questões legais, seguir boas práticas de higiene na indústria de alimentos é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e proteger a saúde dos consumidores. A seguir, confira 5 soluções que serão auxiliares nesse processo.

Qual a importância da higiene industrial?

A higiene industrial tem como principal objetivo reconhecer, avaliar e controlar riscos no ambiente de trabalho – por isso, também é chamada de higiene ocupacional e higiene do trabalho.

Além de contribuir para o desenvolvimento da qualidade de vida dos trabalhadores, é uma área que envolve toda a linha de produção dentro e fora da empresa. A higiene na indústria de alimentos é fundamental para a segurança dos funcionários, desempenho do processo produtivo, qualidade dos produtos e descarte de resíduo.

Relacionado: Ferramentas digitais otimizam e sofisticam processos de limpeza industrial

Quais são as 3 funções da higiene do trabalho?

Mais do que apenas manter o ambiente limpo, a higiene do trabalho segue normas rigorosas, envolvendo três fatores: o ambiente, o maquinário e os resíduos. Isto é:

  1. Um ambiente bem higienizado é seguro para funcionários, frequentadores e clientes finais.
  2. A partir da higienização correta, evita-se o atrito em maquinários e equipamentos.
  3. O descarte correto de resíduos também faz parte da higiene no trabalho. Por isso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece diferentes regras e normativas neste sentido. E, quando não cumpridas, os locais podem ser multados e até mesmo interditados completamente.

Como realizar a higiene industrial?

Realizar a higiene industrial envolve uma série de etapas importantes para garantir que as instalações estejam limpas e livres de contaminação. São elas:

profissional com equipamento de proteção para corpo limpando superfície metálica com mangueira

  • Remoção de resíduos grosseiros: antes de iniciar o processo de limpeza, é essencial remover qualquer resíduo grosseiro, como restos de alimentos, detritos sólidos, sujeira ou materiais indesejados das superfícies e equipamentos.
  • Pré-lavagem: em seguida, é importante realizar uma pré-lavagem para remover sujeira, gordura e outros resíduos visíveis.
  • Lavagem: a etapa de lavagem envolve a aplicação de detergentes ou produtos de limpeza específicos nas superfícies e equipamentos.
  • Enxágue: após a lavagem, é necessário enxaguar completamente as superfícies e equipamentos com água limpa para remover qualquer resíduo de produtos de limpeza e sujeira solta, evitando a contaminação dos alimentos.
  • Sanitização: a sanitização é a etapa que garante a eliminação de microrganismos patogênicos e previne a contaminação dos alimentos. Produtos sanitizantes apropriados, como desinfetantes aprovados para uso em áreas de alimentos, devem ser aplicados de acordo com as instruções do fabricante.

Relacionado: [Ebook] Inspeção de alimentos e autocontrole: O novo papel da iniciativa privada no controle de qualidade

Procedimentos de higiene pessoal para trabalhadores da indústria

Abrange todos os indivíduos que lidam com o produto em qualquer etapa da cadeia produtiva, desde a produção até a distribuição. 

Todas as etapas são inerentes aos riscos de contaminação física, química ou microbiológica. Dessa forma, é preciso antecipar-se e garantir que não haverá nenhum tipo de contaminação. 

Para prevenir contaminações e garantir a qualidade dos produtos finais, os funcionários da indústria devem seguir as seguintes medidas de higiene pessoal:

  • lavar as mãos corretamente com frequência;
  • vestir uniforme limpo e adequado;
  • manter as unhas curtas e limpas;
  • evitar tocar o rosto, sobretudo a boca e cabelos;
  • utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs).

Quais as consequências da falta de higiene no trabalho?

Além de arriscar todo o processo de produção pela contaminação de alimentos, a falta de higiene industrial também pode levar a sérias sanções legais para a empresa. No Brasil, há uma enorme gama de legislações que envolvem esse quesito. 

Algumas delas, publicadas pelo Ministério da Saúde, são:

Relacionado: [Ebook] Tendências regulatórias no setor de alimentos e ingredientes para 2024

Dicas práticas: 5 sugestões para manutenção dos padrões sanitários na indústria

Desenvolva e implemente um Plano de Higienização

Crie um plano detalhado que aborde todas as etapas da higienização, desde a remoção de resíduos grosseiros até a sanitização. Deixe este plano visível a todos.

Descarte resíduos e materiais de forma adequada

Forneça recipientes de descarte apropriados para resíduos sólidos, líquidos e materiais de limpeza. Além disso, treine os funcionários para identificar e descartar corretamente os resíduos, seguindo as regulamentações locais e ambientais.

Também é possível utilizar ferramentas digitais para otimizar a limpeza dos ambientes.

profissional com luva azul e jaleco branco segurando sacola de resíduo vermelha nas mãos

Monitore as atividades de limpeza

Estabeleça um sistema de monitoramento regular para garantir que os procedimentos de limpeza sejam seguidos adequadamente. Realize auditorias internas e inspeções para identificar áreas de melhoria e garantir a conformidade com os padrões de higiene.

Promova uma cultura de higiene e segurança alimentar

Eduque e treine os funcionários sobre a importância da higiene e segurança alimentar. Incentive a comunicação aberta e a colaboração entre todos para garantir que estejam comprometidos com os padrões sanitários.

Relacionado: [Ebook] Tendências em ingredientes para 2024

Desenvolva planos de contingência

Antecipe possíveis problemas ou falhas nos procedimentos de higiene e desenvolva planos de contingência para lidar com essas situações. Mantenha os planos atualizados e comunique-os claramente a todos os funcionários para garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de emergência.

Além dessas sugestões, é importante estar ciente das principais regulamentações e padrões de higiene aplicáveis à sua indústria. Mantenha-se atualizado sobre as exigências regulatórias e adapte seus procedimentos de higiene conforme necessário para garantir a conformidade e a segurança dos produtos.

 

LEIA MAIS

  1. Como obter eficiência logística para otimizar processos internos na indústria de alimentos 
  2. Conheça os softwares que vão mudar a indústria de alimentos e bebidas 
  3. [Ebook] Tendências em Inteligência Artificial na indústria de alimentos e bebidas 
  4. Segurança fabril no manuseio de pós
  5. Automatização de frigoríficos favorece higiene e eficiência
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar