Expressão geralmente utilizada para definir um conjunto de tecnologias para armazenar e processar grandes volumes de informações, e normalmente usados em fábricas, o Big Data está ganhando o mercado da alimentação fora do lar por representar uma maneira de aumentar o rendimento no final do mês. A ferramenta pode gerar 23% mais vendas e prevenir fraudes no e-commerce, em casos de estabelecimentos de alimentação que usem aplicativos para comercializar seus produtos.

Bons resultados, porém, dependem de planejamento, explica o fundador e CEO da Neoway, Jaime de Paula. “O maior erro é focar nele como ferramenta de tecnologia, quando na verdade é uma ferramenta de negócios.” Uma das maiores vantagens apontada pelo especialista é que com o Big Data estabelecimentos podem ter informações relevantes sobre o perfil de seus clientes como quem trabalha perto do local, empresas próximas ou mesmo quem mora naquela região, idade e classe social.

Ficou curioso nessa inovação e quer saber como implantá-la? Confira como fazer a partir de 3 passos:

  1. Identifique fornecedores dessas tecnologias. Esse é um tipo de serviço que vale muito a pena ser terceirizado, de acordo com o especialista. “Não é preciso investimento em profissionais internos.”
  2. Defina qual é o foco para o seu estabelecimento: novos clientes? Prevenção à fraude? Redução de riscos? Essas perguntas ajudam a definir o que efetivamente precisa ser feito no local.
  3. Escolhida a área faça um projeto-piloto, não aplique a ferramenta em todas as funções do estabelecimento. A partir de uma análise desses resultados (se houve ganho de clientela ou redução de fraudes) aí sim é hora de efetivamente implantar a ferramenta por completo.