Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Suplementação alimentar: Desafios do mercado para 2024

Article-Suplementação alimentar: Desafios do mercado para 2024

suplementação alimentar: Varias frutas juntas no fundo encima da mesa, e muitos comprimidos na frente das mesmas , encapsulados e  gelatinosos
Descubra quais são os principais desafios que o mercado de suplementos alimentares deve enfrentar em 2024 e como se preparar para eles.

A preocupação com a saúde e a busca por hábitos mais saudáveis ​​é algo que vem crescendo entre os brasileiros, especialmente após a pandemia da covid-19. Dados da pesquisa O Futuro do Food Service , apresentado pela Fispal Food Service em 2022, mostram que quase 40% dos consumidores dizem buscar uma alimentação mais saudável agora, no pós-pandemia. 

“A pandemia afetou o padrão de consumo pela restrição de renda, mas também ressaltou a preocupação com a saúde, afetando as escolhas de alimentos pela população”, reflete Maria Luiza Marchiori Visintin Formigoni, professora do curso de Tecnologia de Alimentos do SENAI-SP, em entrevista ao Portal Food Connection .

Um dos setores que foi beneficiado por essa maior preocupação com a saúde por parte dos consumidores é o mercado de suplementos.

Segundo a Pesquisa de Mercado ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) , houve um aumento de 10% no consumo de suplementos alimentares no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021. Em 2021, 59% dos lares brasileiros possuíam ao menos uma pessoa que utilizava algum tipo de suplemento. 

Uma pesquisa ainda reforça a influência que a pandemia teve no consumo de suplementos alimentares. As pessoas que já fizeram o uso desse tipo de composto químico, quase metade disse que aumentaram a quantidade de consumo durante os períodos de restrição e quarentena.

Para mais de 90%, a intenção era fortalecer a imunidade, mas, ainda assim, 70% afirmaram que continuariam a consumir os suplementos mesmo após o fim da crise sanitária. 

O fim da pandemia, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022, trouxe um novo panorama para o mercado de suplementos, que vem passando por mudanças significativas desde então.

As tendências em 2024 para o setor apresentam novos desafios, mas também novas oportunidades de crescimento para os negócios que aproveitarão o momento. 

Relacionado: Crescimento do mercado de suplementos alimentares

Principais desafios para o mercado de suplementos em 2024

O crescimento do mercado de suplementos apresenta muitas oportunidades, mas também muitos desafios. Desde a crescente concorrência até as novas regras de regulamentação, as empresas do setor precisam estar atentas às dificuldades para superá-las com estratégias inteligentes e eficientes. 

Confira quais são os principais desafios para o setor no próximo ano.

Fim do prazo de adequação à nova regulamentação sanitária

 mulher asiática na terceira idade, sentada no sofá  branco olhando seus suplementos alimentares , encima da mesa existe muitos remédios

Em 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova regulamentação que levou o nome da RDC 243/2018 . Essa Resolução da Diretoria Colegiada trouxe novas regras para a comercialização de suplementos alimentares. 

O intuito da regulamentação é garantir a transparência nas informações sobre os produtos, melhorar o controle sanitário e diminuir os obstáculos de comercialização dos suplementos, ampliando o acesso dos consumidores brasileiros a produtos seguros e de qualidade.

Para a Resolução, suplemento alimentar é um produto destinado a suplementar a alimentação de pessoas saudáveis, diferenciando-se, assim, dos medicamentos. Esses produtos devem utilizar de nutrientes, enzimas, substâncias bioativas e probióticos para promover a suplementação. 
Caso um produto se enquadre como suplemento alimentar, de acordo com essa nova regra, ele deverá atender às regras específicas de composição e rotulagem

Esse documento também define uma lista de quais ingredientes podem ser utilizados na fabricação desse composto químico - entre enzimas, substâncias bioativas, fontes de nutrientes, aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia - bem como quais são os limites mínimos e máximos para as quantidades desses ingredientes. 

Há também uma lista de 189 itens contendo as alegações de benefícios que podem ser veiculados na rotulagem dos produtos de suplementação. Todas essas listas e limites de ingredientes deverão ser atualizados periodicamente pela Anvisa, conforme novos estudos científicos forem realizados.

A indústria de suplementação teve cinco anos para se adequar às novas regras. Em julho de 2023, o prazo de adequação dos suplementos à RDC 243/2018 terminou. Desde então, só podem ser comercializados produtos que atendam integralmente aos requisitos estabelecidos pela nova regulamentação. Isso vale tanto para suplementos produzidos no Brasil quanto para os importados.

O fim do prazo de adequação representa um desafio para a indústria, pois existem parcelas do setor que ainda precisam se adaptar às mudanças, envolvendo questões como a atualização de documentos, a estabilidade dos produtos e a inclusão na lista positiva da Anvisa, entre outras. 

Relacionado: [Infográfico] Guia prático para entender o que é um suplemento

Concorrência global crescente

Outro grande desafio enfrentado pelos produtores nacionais de suplementos alimentares é a concorrência internacional, que muitas vezes é desleal. Os produtos importados costumam chegar mais baratos às mãos do consumidor, devido à carga tributária reduzida e os altos custos de produção no Brasil. 

Por serem mais acessíveis, os compostos químicos importados acabam sendo mais escolhidos pelo consumidor brasileiro, que opta pelo custo-benefício oferecido pelos produtos estrangeiros. 

Consumidores cada vez mais exigentes

Estamos na era da informação, e isso significa que os consumidores estão cada vez mais empoderados e conscientes. Portanto, para ter sucesso no mercado de suplementos alimentares, é necessário conhecer muito bem o cliente e se preocupar com aquilo que eles também se preocupam. 

É preciso lembrar que eles têm acesso à toda informação necessária para julgar quais produtos têm benefícios reais e quais apresentam alegações falsas ou até mesmo podem causar riscos à saúde. A transparência e a honestidade, nos rótulos e nas campanhas de marketing, são essenciais. 

Além disso, é necessário saber educá-los sobre o seu produto, apresentando informações consistentes sobre os ingredientes, os benefícios e as recomendações profissionais para consumo. A educação pode envolver aspectos como a comunicação, o marketing, o posicionamento, a segmentação e os canais de distribuição dos produtos. 

Necessidade de investimentos em inovação tecnologia

Para atender às expectativas dos consumidores exigentes, as empresas precisam investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos que realmente atendam às necessidades do público. Essa necessidade é ainda mais evidente ao considerar a grande concorrência de produtos importados no mercado brasileiro. 

As inovações podem vir na formulação, nos ingredientes e aditivos (desde que aprovados pela nova regulamentação), na apresentação, na funcionalidade, na embalagem, na sustentabilidade dos produtos ou até mesmo na comunicação e marketing do produto. O importante é buscar uma diferenciação para se destacar nesse setor extremamente competitivo.

Relacionado: Proteínas alternativas se destacam com novas tecnologias

Tendências em 2024 para suplementação

mãos femininas com capsulas gelatinosas de suplementos em sua ão esquerda encima da mesa, na mesa existe um suco detox verde, um bowl com castanhas

Segundo o presidente da Brasnutri, Synésio Batista da Costa, em artigo no Portal Food Connection, as principais categorias de crescimento no setor para 2023 eram as proteínas e os aminoácidos, em especial a creatina, e isso deve permanecer em 2024.

“Os produtos prontos para consumo, como barrinhas de proteína, snacks saudáveis e bebidas proteicas, também foram responsáveis pelo impulsionamento das vendas durante o ano de 2022, seguindo a tendência do mercado que busca rapidez, praticidade e saudabilidade”, explica o especialista.

Preocupação com a manutenção da saúde mental

Uma pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e divulgada pela BBC News Brasil, revelou que 53% dos brasileiros relataram que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no ano de 2020.

Nesse mesmo cenário, um levantamento mais recente, também realizado pelo Instituto Ipsos, mostrou que a maior parte das pessoas diz pensar sobre seu bem-estar mental com frequência (75%) e acredita que ele é tão importante quanto o bem-estar físico (73%).

Dados como esse mostram que a preocupação com a integridade emocional e psicológica é cada vez maior entre os brasileiros, o que pode ser visto como uma oportunidade para as empresas do setor de suplementação.

Isso porque, uma das apostas para o próximo ano são os suplementos alimentares que auxiliam na manutenção da saúde mental, e não apenas a física. Assim, destacam-se os produtos com componentes que ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

Normalmente, dentre outros componentes, eles possuem certas quantidades de Vitamina B6 e D, ambas diretamente relacionadas à produção de serotonina, conhecido como hormônio da felicidade.

Relacionado: Aumento de 167% no consumo de colágeno no Brasil

Suplementos naturais e orgânicos

Em 2024, a crescente preferência dos consumidores por um estilo de vida saudável e sustentável deve prevalecer e impulsionar a ascensão dos suplementos naturais e orgânicos como tendência proeminente.

Hoje, eles estão mais inclinados a buscarem por produtos que ofereçam não apenas os benefícios nutricionais, mas que também possuem uma origem transparente, ética e ingredientes mais saudáveis. Isso significa: livres de aditivos, conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.

Conveniência e praticidade

A inovação no consumo de suplementos alimentares está se tornando um pilar central nas tendências do mercado, com uma previsão de que, até 2024, essas inovações se intensifiquem para oferecer aos consumidores uma experiência mais prática, conveniente e atraente.

A mudança de paradigma reflete a demanda crescente por produtos que se integrem perfeitamente ao estilo de vida moderno, atendendo às necessidades de uma geração que valoriza a conveniência.

Espera-se que as formas de consumo evoluam para se tornarem mais acessíveis, com embalagens práticas e tamanhos de porções adequados, facilitando o transporte e o consumo em movimento.

Além disso, a busca por métodos mais agradáveis e atraentes, como formulações saborizadas ou formatos inovadores, reflete a importância de tornar a ingestão de suplementos uma experiência agradável.

Essa evolução indica não apenas uma mudança nas preferências do consumidor, mas também a adaptação da indústria de suplementos para atender às demandas de um estilo de vida dinâmico e acelerado.

Relacionado: Pós-biótico e o desenvolvimento de novos alimentos funcionais

Cuidados pessoais

Outra tendência para o próximo ano serão os suplementos alimentares voltados para a melhoria da saúde da pele, dos cabelos e das unhas, que refletirão uma mudança significativa dos consumidores com os cuidados pessoais. 

O interesse em prevenir e tratar os sinais do envelhecimento, como rugas, flacidez e manchas, demonstra uma abordagem abrangente para o cuidado com a pele e o corpo. Os consumidores estão mais informados sobre a importância de nutrientes específicos, antioxidantes e ingredientes naturais que não apenas oferecem benefícios estéticos, mas também apoiam a vitalidade e a saúde dos tecidos.

Essa busca por uma beleza que vai além da superfície, destaca a evolução de suas preferências em direção a produtos de cuidados pessoais que abordam não apenas a estética, mas também o bem-estar em geral.

Assim, à medida que nos preparamos para 2024, a indústria de suplementação alimentar está diante da oportunidade de se reinventar, abraçando a inovação, a transparência e a sustentabilidade para prosperar em um cenário em constante transformação.

 

LEIA MAIS

  1. Suplementos alimentares: quais as tendências de consumo para 2023?
  2. Suplementos Alimentares: benefícios dos ingredientes de qualidade
  3. Qual o impacto da nova rotulagem para os suplementos alimentares?
  4. Como escolher um suplemento de qualidade
  5. Alimentação pós-pandemia: busca maior por saúde e sustentabilidade

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar