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Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 reúnem mais de 52 mil visitantes

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O maior evento do setor de alimentação fora do lar da América Latina recebeu profissionais de todo o Brasil e arrecadou mais de 3 toneladas de alimentos para programa social

Realizadas há 39 anos, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes seguem surpreendendo. Sucesso de público, tanto em quantidade quanto em qualidade, o evento se reafirmou como o maior encontro de negócios do food service na América Latina. Foram 52.267 visitantes em quatro dias de feira no Expor Center Norte, em São Paulo, de 13 a 16 de junho, número 14% superior ao registrado na edição de 2022.

Mais de 1.800 marcas expositoras revelaram tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. “Recebemos visitantes de todo o Brasil e de diversos países que conheceram as últimas inovações para seus estabelecimentos e aproveitaram os projetos de conteúdo, consultorias e experiências”, afirma o business manager do evento, Daniel Corigliano.  

Pelos corredores, profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros tipos de estabelecimentos, se encantavam com a variedade de produtos e serviços à disposição e, o melhor, com preços diferenciados.

Atenção à sustentabilidade

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Outro ponto a ser destacado foi a atenção da Informa Markets, realizadora do evento, às ações de sustentabilidade. “Nos unimos a parceiros importantes para fazer a diferença na vida de milhares de famílias. Arrecadamos mais de 3 toneladas de alimentos que serão doados ao projeto Quebrada Alimentada, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade da Zona Norte de São Paulo. Foram mais de 40 iniciativas que colaboraram para o desenvolvimento sustentável do setor”, completa Corigliano.

Dono de uma padaria e de um negócio de hot dogs em Salvador, Manoel Veloso, acostumado a frequentar apenas eventos do ramo, teve uma grata surpresa em sua primeira incursão pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes. "A Fispal conseguiu atender a todas as demandas que eu tinha, com variedade de fornecedores, boas oportunidades e ideias para incrementar tanto a padaria quanto o quiosque de cachorro-quente", disse.

Almir Lopes, que comanda um bar no Rio de Janeiro há sete anos, visitou o evento pela segunda vez e também se surpreendeu. “Estou achando esta edição particularmente muito boa. Além de um público que realmente entende o que está buscando, todos os principais fornecedores para o nosso ramo estão presentes. Outra coisa bacana é que tem uma grande variedade de marcas que permitem que a gente consiga comparar preços para poder escolher os itens que mais se adequam à nossa capacidade de investimento”.

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Daniel Corigliano reforça que este ano foi marcado pela qualificação geral do evento. “A cobrança do ingresso fez com que pessoas realmente interessadas em melhorar seus negócios ou em iniciar seus empreendimentos fossem até o local. A percepção dos expositores foi muito mais positiva que a do ano passado, tanto no que diz respeito à qualificação quanto no tocante à geração de negócios”.

Uma das principais parceiras, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que marcou presença com um lounge e um estande, compartilha da opinião do business manager. Para o presidente executivo da entidade, Paulo Solmucci, a feira se consolida mais uma vez como o maior evento do setor na América Latina e, além de trazer inovações tecnológicas com foco no aumento da produtividade sustentável, também discutiu a importância de gerir o negócio com responsabilidade e foco na qualidade do serviço prestado.

“O setor de alimentação fora do lar foi um dos mais afetados pela pandemia e agora encara o desafio de retomar a margem de lucro e quitar as dívidas que se acumularam durante os meses de isolamento social”, destaca o dirigente, acrescentando que outro ponto importante a ser observado é que as novidades em equipamentos e softwares apresentados na feira mostram um Brasil muito mais conectado com as novas tendências que surgem no setor.

Ele lembra que o lounge da Abrasel foi essencial para promover troca de conhecimento e relacionamento entre profissionais do setor de bares e restaurantes de todo o Brasil e parceiros estratégicos. “Foram mais de 3 mil visitantes que passaram pelo nosso lounge e que puderam trocar experiências sobre este setor tão importante para a economia do Brasil”.

Uma feira de dar água na boca

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A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes chamaram a atenção também pelas arenas de conteúdo e experiências gastronômicas. Um dos destaques foi o Point dos Chefes, comandado pela Federazione Italiana Cuochi (FIC), onde se compartilharam técnicas e receitas de dar água na boca.

O diretor de marketing da entidade, Sergio Viggiano, celebrou a parceria de sete anos: “Para nós é motivo de muito orgulho a FIC ser convidada para tomar conta do Point dos Chefes, a gente faz isso com muito prazer. Tivemos a participação de mais de 50 chefes envolvidos diretamente na concepção do evento, na programação e na execução de tudo o que a gente programou. E fomos visitados por chefes de quase todos os estandes também”, conta.

“São colegas de trabalho que encontraram todo o apoio, a confiança e o conforto necessários para se sentirem mais ainda em casa. Com relação à organização, a feira, neste ano, melhorou muito o fluxo pessoas. A gente viu que o público foi mais seleto e muito mais objetivo em termos de negócios. Fizemos networking, novos negócios e as apresentações que queríamos. Para 2024, só podemos esperar uma feira maravilhosa, muito movimentada, bem conduzida, e o Point dos Chefes certamente estará fantástico”, espera Sérgio, lembrando que um dos pontos altos da atração foi a Copa do Mundo de Tiramisú.

Cinco competidores aprovados em seleção prévia prepararam a versão tradicional do doce italiano em busca do reconhecimento de seis jurados, que usaram como critérios de avaliação o sabor, a textura, o aroma e a técnica. Patrícia Guerra, paulistana, advogada, corregedora do estado e estudante de gastronomia foi a vencedora e vai representar o Brasil na Itália em outubro, quando acontecerá a grande final do concurso: “É muito emocionante poder representar o nosso país, eu treinei muito para chegar até aqui”.

 

Oficina da Pizza

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Uma experiência completa para o segmento de pizzarias, onde os amantes da boa pizza puderam aprender técnicas especiais de preparo, com ingredientes essenciais para alcançar o máximo sabor e qualidade. A Informa Markets levou para a Fispal Food Service 2023 uma pizzaria exclusiva em parceria com o CTP (Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas).

Foi um sucesso! No espaço, renomados chefes pizzaiolos fizeram apresentações, mostrando suas técnicas para a produção de diversos estilos de pizza. A curadoria ficou a cargo de Ronaldo Ayres, o Senhor Pizza.

“Foi um evento maravilhoso que proporcionou, principalmente, o encontro de pizzarias do Brasil e de fora. Em um único lugar reunimos os chefes mais renomados que levaram seus conhecimentos e também recebemos grandes parceiros que contribuíram para o sucesso do evento, com distribuição de muitos produtos e brindes para os convidados. Dividimos momentos felizes, revimos e fizemos novos amigos e pudemos vislumbrar o nascimento de novos negócios. Já sinto saudades e estamos nos programando para o ano que vem com muitas novidades”, promete o Senhor Pizza.

Soluções hightech

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Foram quatro dias de muita tecnologia. As soluções apresentadas na feira para incrementar o food service não deixaram nada a desejar comparativamente aos grandes eventos internacionais do setor. No espaço “Conexões Foodtech”, pensado para promover o desenvolvimento das foodtechs, essas tendências puderam ser vistas por milhares de empreendedores.

O lounge comandado pela Associação Nacional de Restaurantes levou novidades do mercado de tecnologia aplicadas à produção, distribuição e consumo de alimentos, e mostrou como elas podem impactar positivamente os negócios dos visitantes.

Para Fernando Blower, diretor executivo da ANR, “a atração possibilitou plantar o embrião de uma jornada que pode ser muito profícua, muito rica, de trazer para o Brasil e para o mercado de bar, restaurantes, lanchonetes, e alimentação fala do lar, o que tem de mais contemporâneo e interessante em termos de inovação, de tecnologia, de softwares, de soluções para a transformação digital”.

Ele comenta ainda a contribuição para que empreendedores e gestores consigam tomar melhores decisões e melhorem, sobretudo, a performance, a margem dos seus negócios e a capacidade de geração de valor, começando pelo cliente e chegando na gestão interna, compras, estoque, finanças. “Em todos os âmbitos da empresa, contemplados em parceiros e soluções que apontam um caminho de crescimento e transformação sustentável do setor”, completa.

 

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