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Embalagem para delivery: qual a melhor opção para seu produto?

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No delivery, o uso da tecnologia em embalagens adquire grande importância. É função delas oferecer a melhor experiência ao cliente, além de apresentar a marca de forma sustentável.

Nos últimos anos, principalmente diante das consequências da pandemia de covid-19, a mudança no comportamento do consumidor exigiu dos restaurantes a realização de adequações em um segmento que rapidamente cresce no país: o delivery.

Para isso, além da operação necessária para a produção e entrega da comida, as embalagens passaram a ter um papel essencial na qualidade do serviço, e consequentemente na lucratividade dos estabelecimentos.

Segundo a pesquisa Fispal Food Digital, realizada pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes em parceria com a EJFGV (agência Jr. da FGV), em relação às embalagens dos produtos ofertados via delivery, a prioridade dos estabelecimentos é pela qualidade das embalagens (28%) e o preço (26%), seguido pelo isolamento térmico (17%), sustentabilidade (15%) e praticidade para o cliente (14%). Dessa forma, pode-se observar que, para grande parte dos operadores de food service, a tendência das embalagens como um diferencial para a marca ainda não é observado.

Para oferecer uma experiência cada vez melhor ao cliente via delivery, as embalagens também precisaram se modernizar, lançando mão da tecnologia para conseguir isso de uma forma eficiente, otimizada e econômica.

Entenda quais são os principais pontos que gestores de restaurantes devem considerar na formatação de novas embalagens para delivery.

Importância da embalagem

Para quem gerencia um restaurante com delivery é fácil entender a real importância de uma embalagem. Cabe a elas promover a conservação e integridade do produto até que ele chegue ao consumidor. Mas é preciso ir além, com a embalagem sendo fundamental para melhorar a experiência do cliente.

“Certamente uma boa comida torna a experiência do cliente melhor, mas uma boa embalagem faz todo sentido dentro desta experiência e não deve ser negligenciada”, afirma Bruno Kormes, cofundador do restaurante Papila Deli.

Dessa forma, uma embalagem de delivery bem pensada e prática permite que o restaurante tenha a melhor entrega possível, garantindo:

  • Preservação da integridade do alimento, do momento que sai do restaurante até chegar ao consumidor;
  • Manutenção do sabor: o invólucro precisa ser feito do material certo para preservar suas características, principalmente a textura e a temperatura;
  • Redução do risco de vazamento: a embalagem deve ter resistência suficiente para proteger o alimento durante o percurso do restaurante para a casa do consumidor;
  • Experiência positiva: a embalagem deve ser pensada para ser prática e com design atraente e acolhedor, possibilitando uma boa apresentação do prato e demonstrando a atenção do estabelecimento com a experiência do cliente.

Como definir a melhor embalagem para seu delivery?

Para escolher as embalagens certas para o seu delivery, é importante que exista o entendimento de que essa embalagem é, acima de tudo, um investimento, seja em branding, seja na melhor experiência do cliente, seja em maior conservação da comida.

Assim, para garantir a qualidade da embalagem, é importante observar alguns fatores:

  • Tamanho: calcule o volume ocupado por cada prato, a medida ideal e capacidade para comportá-lo;
  • Material: atualmente a tecnologia gera inúmeras opções de materiais para embalagens, tais como Kraft, cartão triplex, papelão, plástico (que pode ser biodegradável), entre outros. É função do restaurante entender suas necessidades e fazer a melhor escolha;
  • Formato: ao escolher o formato da embalagem de delivery devemos levar em consideração:
    • Número máximo de embalagens que o entregador consegue levar em uma mesma viagem;
    • Resistência, caso sejam empilhadas dentro da caixa de transporte;
    • Familiaridade, pois alguns modelos de embalagens já estão associados a um tipo específico de prato, sendo o formato ideal ou padrão de mercado.
  • Aparência: a embalagem está intimamente relacionada ao marketing. Muitas vezes, consumidores compram algo por ter achado a embalagem criativa e mais atrativa. Invista nessa criatividade.

Além disso, pode ser interessante desenvolver embalagens exclusivas com a identidade visual do estabelecimento. Essa embalagem deve conter as informações das redes sociais, número de telefone ou aplicativos para pedidos.

Porém, se o investimento em uma embalagem personalizada está fora do seu orçamento, há a opção de uso de uma linha genérica/padrão e inserir adesivos de identificação que são simples, de baixo custo, versáteis e mostram a marca.

Tecnologia aplicada às embalagens: desenvolvimento constante

O desenvolvimento de novas embalagens, com cores diferentes, design e materiais específicos, deve ser constante. O conceito de tecnologia em embalagens engloba uma série de processos relacionados à produção, qualidade, sustentabilidade, segurança, preservação de produtos, entre outros.

O objetivo do desenvolvimento de embalagens inteligentes, além de atender às necessidades reais do consumidor, melhorando sua experiência, é garantir que clientes tenham acesso a produtos que traduzem a linguagem do restaurante.

“Para quem trabalha apenas com delivery, como é o nosso caso, a embalagem é uma excelente estratégia para chamar a atenção do cliente, sendo fundamental para que ele acredite na marca”, completa Bruno Kormes, do Papila Deli.

Sustentabilidade

Uma grande preocupação do setor de restaurantes relaciona-se ao excesso de lixo que as embalagens podem gerar na casa do cliente. Daniel Allegro, sócio-diretor do Grupo Ráscal, ressalta que, assim como muitos brasileiros, é um grande consumidor de delivery, mas se incomoda quando recebe pedidos que geram uma quantidade de lixo impressionante e desnecessário.

“A quantidade de lixo gerada por alguns tipos de delivery é muito grande. Tudo isso gera, naturalmente, maior custo ao restaurante”, complementa Allegro.

Dessa forma, as embalagens devem ser na medida necessária para cumprir seu papel de proteger, conservar e transportar os alimentos com excelência. “Faça o simples bem feito. Seu cliente vai gostar e o meio ambiente vai agradecer”, diz o sócio-diretor do Grupo Ráscal.

Para isso, é preciso focar em uma melhor experiência do cliente, agregando o mínimo possível de lixo. “Faça uma simples pergunta ao cliente via sistema de pedido: você deseja mais guardanapo, canudo, talheres? Essa simples pergunta irá melhorar a experiência e agregará sustentabilidade ao delivery”.

A pesquisa completa Fispal Food Digital está disponível para download gratuito; veja aqui.

 

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