O primeiro dia da Fi South America (FiSA) 2025 recebeu o evento Women’s Networking Meeting em novo formato, mas sempre reforçando seu objetivo de ser um ponto de encontro de troca de experiências e conexão entre as mulheres da indústria de A&B.
Mais de 100 mulheres participaram do brunch que abriu o encontro, elaborado para promover a equidade de gênero e discutir questões importantes relacionadas à sustentabilidade na indústria. Durante essa confraternização, profissionais do setor já se reuniam em rodas de conversa sobre importantes tópicos relacionados à carreira:
- Empreendedorismo Feminino, com Luiza Zanatta (NutraLíder Consultoria);
- Desenvolvendo a liderança feminina, com Deise Grosso (Kerry);
- Maternidade e carreira, com Karoline Mansano Romeira (General Mills Alimentos);
- Maturidade e Transição de carreira, com Eloisa Espinosa (E.L.Ō Connecting Food & People)
- Imagem pessoal como ativo estratégico, com Aline Veloso (Brickell Foods).
Com o tema Liderança Feminina em Transformação, o evento seguiu com uma programação de painéis:
- Liderando em tempos de mudança: Reinvenção Contínua na era da IA, com Fernanda Toledo (Cargill), Monique Oliveira (Data Hackers) e Camille Lau (Puratos);
- Mulheres na Ciência e Inovação: Líderes que inspiram, com Luciana Rangel do Carmo e Mayra Carla de Freitas Martins (Kerry);
- Reputação e Marca Pessoal: Um Ativo Estratégico da Liderança Feminina, com Stella Munhoz (Oterra), Izabel Azevedo (Nestlé), Vivian Novaes (Danone) e Flávia Neves Montes (Brand You Up).
A seguir, confira os destaques do Women’s Networking Meeting.
Leia mais: Energia Solar em Frigoríficos: Por Que Investir?
Women’s Networking Meeting: uma tarde de trocas e empoderamento feminino
Para a abertura oficial do meeting, subiu ao palco Araceli Silveira, Chief Marketing Officer da Informa Markets Latam, promotora e organizadora da FiSA. Ela destacou que esta é a 3ª edição do evento exclusivo para as mulheres da indústria de alimentos e bebidas realizado na FiSA.
“Em nome da Informa e da FiSA, gostaria de dar as boas-vindas a todas vocês. Estamos dentro de um contexto de sustentabilidade que é muito importante para a Informa e aqui no Brasil, temos uma liderança predominantemente feminina. Nessa feira, todas as lideranças são mulheres (em marketing, operações, gerência)”, ela compartilhou.
Também agradecendo às especialistas que participaram da grade de apresentações, Araceli lembrou que “os laços que se formaram aqui, em edições anteriores, duram muito além do período do evento, então aproveitem para trocar ideias e refletir sobre o que enfrentamos em nossas carreiras”.
Leia mais: Mercado de Alimentos Funcionais: Oportunidades
O primeiro painel, ‘Liderando em tempos de mudança: Reinvenção Contínua na era da IA’, reuniu Camille Lau, diretora de marketing da Puratos, e Fernanda Toledo, diretora de marketing da Cargill, sob mediação de Monique Femme, head do Data Hackers.
Com o gancho da Inteligência Artificial, as profissionais falaram sobre desenvolvimento de carreira até a chegada em uma posição de liderança, passando pelo o que muda e o que não muda com as tecnologias.
“Para chegar aqui precisei sair da zona de conforto, e durante toda a jornada existem momentos de renovação e adaptação”, comentou Fernanda. Também com a tecnologia, “a mudança é constante, o desafio é a velocidade”.
“Eu não acredito mais em bolha, a IA está na minha vida há uns 3 anos já. Minha preocupação hoje é o propósito de usar. Acho perigoso pois essa ferramentas não é para todas as tarefas, times ou momentos”, apontou Camille, dando como exemplo o uso de imagens de alimentos geradas por IA, que não passam credibilidade para a indústria ou appetite appeal para os consumidores.
Já Monique apontou a relação entre tecnologia, liderança e os desafios geracionais. Sobre o tema, Fernanda falou sobre como cada geração tem maneiras diferentes de aprender, engajar e estudar. Camille resumiu: “O papel da liderança, como na maternidade, é que você sempre será um exemplo”.

Mulheres líderes e os desafios da indústria de A&B
O painel seguinte foi um bate-papo entre duas profissionais da Kerry: Luciana Carmo e Mayra Martins. Com o tema ‘Mulheres na Ciência e Inovação’,
Mayra compartilhou mais sobre seu histórico, passando pela carreira acadêmica iniciada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a transição para a indústria e a maternidade recente. Para ela, “trabalhar para o desenvolvimento da ciência e inovação do meu país também pode ser meu papel como mulher”.
Luciana trouxe um pouco do quadro institucional da Kerry no Brasil, em que 75% do time de P&D são mulheres. Na alta liderança da companhia, o número chega a 50%. Na sequência, refletindo um pouco do painel anterior, ela destacou a importância de liderar pelo exemplo.
“O maior desafio de um líder é inspirar pessoas. Quanto mais potente o nosso time, mais eles crescem e mais nós, como líderes, crescemos também. É muito importante saber colocar a pessoa certa no lugar certo, para ter o máximo potencial.”
Leia mais: Produção de carne no Brasil: dados, tendências e oportunidades para a indústria
Branding e comunicação estratégica
A programação do WNM, então, recebeu Flávia Montes, founder da Brand You Up, para falar sobre a importância da comunicação estratégica e da presença digital na carreira de todos, mas principalmente das mulheres.
“Um branding pessoal bem construído pode desafiar estereótipos de gênero que ainda existem em muitos ambientes corporativos. Quando nos posicionamos de forma confiante mostramos para outras mulheres que elas têm espaço e oportunidade”, disse a especialista.
O LinkedIn foi apontado como um canal para conquistar posicionamento e visibilidade. “Com branding estruturado vocês conseguem estar em qualquer mesa”.
Na sequência, Flávia mediou o painel ‘Reputação e Marca Pessoal: Um Ativo Estratégico da Liderança Feminina’, que contou com a participação de Stella Munhoz (Oterra), Izabel Azevedo (Nestlé Brasil) e Vivian Novaes (Danone).
Para fechar o evento, elas discutiram sobre elementos do branding pessoal, posicionamentos e caminhos de desenvolvimento.
O WMN teve patrocínio da Cargill e da Kerry. Continue acompanhando os lançamentos e novidades da FiSA 2025 aqui no Food Connection.
Serviço Food ingredients South America 2025
Data: de 26 a 28 de agosto de 2025.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: 13h às 20h
