Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Mulheres à frente dos negócios: empreendedoras são responsáveis por 17,4% da gestão das pizzarias

Article-Mulheres à frente dos negócios: empreendedoras são responsáveis por 17,4% da gestão das pizzarias

Mulheres são responsáveis por 17,4% da gestão de pizzarias.png
Pesquisa da Apubra aponta a atuação de empreendedoras no setor e traz histórias de mulheres de diferentes gerações que conquistaram seu espaço neste disputado mercado

De acordo com um levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), em mais de 400 pizzarias associadas, apenas 17,4% do gerenciamento dos estabelecimentos do setor é feito por mulheres. Já um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 10,3 milhões de mulheres são donas ou responsáveis por conduzir empresas no país, esse número representa 34% de todos os empreendedores no Brasil.

A inserção das mulheres no mercado de pizzarias é um dos propósitos empenhados pela Apubra, que há 21 anos atua no fomento de informações de qualidade e atualizada sobre o mercado de pizzarias, e a partir de diálogos, capacitações e identificação de empresárias, incentiva ainda mais o setor.

“Percebemos que a presença feminina vem crescendo no mercado de pizzarias nos últimos anos e essa mudança no cenário traz uma grande satisfação para nós. Acreditamos que a equidade e diversidade são  essenciais para atribuir equilíbrio na gestão dos negócios, principalmente porque as mulheres já fazem parte desse cotidiano dos estabelecimentos e sempre levaram essa força feminina para dentro das pizzarias, seja para ajudar a família ou até mesmo como participação de atuação do mercado de trabalho”, comenta Gustavo Cardamoni, presidente da associação. 

Para fortalecer ainda mais a participação feminina nas empresas, a Apubra conta com diversos perfis de destaque, em especial de duas associadas que trazem um contraste de gerações, Gabriela Bressan, de 26 anos, e Neuzeli Furio, de 76 anos, e que compartilharam gentilmente suas histórias de sucesso. 

Capacitação é a chave para conquistar espaço e ganhar credibilidade no setor 

Acervo pessoalGabriela-Bressan_Apubra_Acervo-pessoal.jpg

A jovem Gabriela Bressan, de 26 anos, desde cedo e foi buscar esse aperfeiçoamento para engrenar a carreira, mas entendeu o seu propósito e hoje é responsável pela parte administrativa da Pizzaria Mamma, localizada na cidade de Três Lagoas, no leste do estado do Mato Grosso do Sul. A família da jovem abriu o estabelecimento dois meses após o seu nascimento e assim, passou a vida inteira acompanhando os pais na gestão do negócio.

Em 2016, ela foi para São Paulo (SP), para estudar administração, já que sonhava em trabalhar em grandes multinacionais. Entretanto, a veia empreendedora falou mais alto e Gabriela percebeu que tinha um legado a conduzir no negócio da família.

“Sempre estive presente na pizzaria, mas quando fui estudar fora, passei a ajudar com coisas que não fazia antes, como marketing e outras atividades. Com o tempo, percebi que eu poderia usar todo o meu conhecimento para fazer o nosso negócio crescer e não para trabalhar com outras empresas, então voltei para casa e comecei a liderar as atividades na Mamma”, compartilha a empreendedora. 

Desde 2019, ela tem o desafio de gerenciar mais de 20 colaboradores fixos e mais 25 rotativos, além de levar novidade e inovação para a produção mensal de mais de 5 mil unidades de pizzas por mês. "Busco tudo o que há de novo no mercado fora da região que moro e trago para os consumidores, alinhando estratégia, sabores e muito carinho para levar o melhor para eles”, comenta a empreendedora.

Esse mês, ela embarca para Las Vegas (EUA), para o Pizza Expo, maior evento do setor de pizzarias do mundo, onde segue nesta jornada de conhecimento junto a delegação articulada pela Apubra. 

Dentro dessa jornada, Gabriela também encontra percalços para executar o trabalho que aprendeu ao longo da vida e também na faculdade, mas vê neles impulso para ir além do que esperam.

"Boa parte das pizzarias são comandadas por homens, e quando veem que é uma mulher que está à frente do negócio se assustam, principalmente quando notam também que é uma moça nova, pois sempre associam o fato de ser jovem a ser inexperiente. Demorei para ganhar a confiança dos colaboradores e dos clientes, mas hoje eu consigo tirar de letra esse desafio”, afirma. 

Mais que um negócio, elas querem construir um legado

Dona-Neuzeli_Apubra_acervo-pessoal.jpgJá na cidade de Paraguaçú Paulista, há 465 km da capital de São Paulo, a empreendedora Neuzeli Furio faz história no setor de pizzarias. Com mais de 35 anos de experiência, a empresária de 76 anos de idade comanda a Dardanella Pizzaria com bom humor, vitalidade e com muita bagagem para carregar dentro do setor. 

A empreendedora começou a trajetória com pizzarias a partir da vontade de não perder um imóvel, que já estava há gerações na família e que, para ela, era importante manter o espaço. No prédio, anteriormente, funcionava uma loja de móveis, mas ela não queria continuar no ramo.

“Depois que decidimos abrir uma pizzaria, nós fomos para São Paulo, buscamos inspirações e começamos a fazer tudo do zero: construímos o forno a lenha, aprendemos a fazer as pizzas, gerenciar, mesmo sem a experiência necessária para abrir o negócio. Agora, nós colhemos os frutos deste trabalho, já que temos funcionários que estão conosco desde que abrimos a pizzaria”, conta Neuzeli. 

Com dois salões e uma produção de mais de 2 mil pizzas por mês, dona Neuzeli não esconde a felicidade do legado que construiu. “As pessoas gostam de vir aqui para celebrar aniversários, comemorações e contar a história das suas vidas dentro da pizzaria. Por isso, há mais de 10 anos nós decoramos o nosso espaço para esses eventos. Até casamento já aconteceu por aqui”, compartilha a empreendedora, que conta com uma equipe com mais de 20 funcionários no estabelecimento. 

Para Neuzeli, empreender faz parte de uma construção constante com o consumidor. “Só cresci e estou aqui até hoje porque sempre gostei muito de conversar com as pessoas, então busque sempre ouvir o cliente, trazer sabores diferentes, e ser uma pessoa que recebe com carinho e cuidado quem frequenta o espaço”, finaliza. 

 

LEIA MAIS

  1. Planejamento de marketing para pizzarias: mais que promoção, uma visão estratégica
  2. 6 dicas de gestão para quem quer abrir ou fazer crescer sua pizzaria
  3. MEIs aumentam competição no setor de pizzaria: como se destacar?
  4. Tendências para o mercado de pizzaria
  5. Desafios e oportunidades no setor de pizzarias

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar