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Tendências para o mercado de pizzaria

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Durante a Fispal Food Service, a Apubra realizou o Conexão Pizza, com palestras de temas relevantes para o setor; saiba mais!

Durante a Fispal, a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) realizou o Conexão Pizza, promovido em parceria com a Fornoflex. Uma ação que reuniu cerca de 31 especialistas palestrando sobre 19 temas de relevância para o setor. Dentre eles, a palestra de Jéssica Montes, Gerente de Marketing da Seara Food Solutions, destacou as Tendências para o Mercado de pizzaria.

Confira um breve resumo do que foi apresentado pela especialista, que destacou dados das maiores empresas em informações e pesquisa sobre o mercado Foodservice no mundo, tais como a Galunion, Instituto Foodservice Brasil (IFB), Mintel e NRA Show.

Experiências completas: Do produto ao serviço

Dentre as tendências, Jéssica destaca aquelas que ajudarão as pizzarias a conquistarem mais consumidores e aumentarem o tráfego (consumo). São elas: Expandir o menu com opções variadas no cardápio e investir nos diferenciais do serviço, o que envolve agilidade, tecnologia e entretenimento.

A Gerente de Marketing da Seara Food Solutions alerta ainda sobre a importância de ficar atento aos movimentos que ocorrem em mercados como Itália e Estados Unidos, pois geralmente as tendências começam fora e depois chegam ao Brasil. Sendo assim, quem souber se antecipar terá vantagem competitiva. 

Como referência, destacou dados da pesquisa da Mintel, realizado nos Estados Unidos, onde mostrou que 45% dos consumidores visitam um novo restaurante para experimentar um prato que seja único, 39% estão interessados em consumir ou comer fora de casa aquilo que não conseguem fazer e 31% priorizam restaurantes que ofereçam experiência exclusiva, o que reforça o conceito de que o consumidor não busca apenas produto, mas um diferencial sobre todo o serviço.

A pesquisa revela ainda que, 76% dos consumidores americanos estão ansiosos para ir em um restaurante para conhecer as tendências em alimentação, no Brasil esse número cresce para 95%.

Resumindo, o consumidor está ávido por experimentar coisas novas.

Como inovar na pizzaria?

Jéssica apresenta três formas para inovar na pizzaria: criando menus, desenvolvendo ações/experiências e aplicando novas formas de comunicar.

Novos menus

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Uma tendência de novos menus é explorar o sabor local, ou seja, trabalhar com ingredientes típicos da região e do país. Desta forma é possível criar receitas com bastante identidade e personalidade.

Jéssica destacou alguns cases brasileiros, como uma pizzaria em Belém, no Pará, que fez um misto de jambu com camarão. No Rio de Janeiro, uma pizza feita com couve marinado com shoyu. Em São Paulo, que mistura pessoas de várias regionalidades, destacou duas pizzas, a de mandioca com coentro e a de queijo serra da anta com picles de goiabada.

Tão importante quanto um novo menu é pensar em como servi-lo. O ideal é criar cardápio sazonal para testar as novidades e só depois de validada incluir no menu definitivamente.

Essa sazonalidade pode ser por mês ou por campanha, tais como pizza do Outubro Rosa, Novembro Azul e Halloween.

Nesse sentido, além de novo produto, o novo menu também conquista o consumidor pelo fator propósito e entretenimento.  Dois itens que estão crescendo na preferência do consumidor, segundo as pesquisas realizadas.

Outras formas de inovar no menu são investindo na releitura de clássicos e explorando as entradas, não muito comum nas pizzarias. 

A especialista aponta que desenvolver entradas criativas, usando a própria massa da pizza, é uma forma de inovar e aumentar o ticket médio. Dentre as possibilidades estão a Rotolina e Crostini. 

Por fim, inovar no formato da pizza também é uma ação interessante. Pizza de Detroit, Romana, Teglia, Palla Venda em fatia, já são formatos e conceitos explorados no Brasil e que tendem a crescer ainda mais.

Ações e experiências

A customização por parte do cliente se destaca dentre as tendências.

Trazer o cliente para brincar com os sabores e participar do processo criativo, compartilhando conhecimento, é uma forma de entreter, mas também criar uma relação mais próxima com o consumidor.

Por exemplo, tem pizzarias no Brasil que oferecem a “Experiência napolitana” onde falam sobre cultura e diferenciais dessa pizza, outras que fazem laboratório de pizza para crianças.

Outra ação fundamental é focar em inclusão, pois não se trata apenas de uma tendência, mas de uma condição social, que também pode impactar nos negócios.

Um exemplo citado durante a palestra, são os estabelecimentos que não oferecem produtos para Veganos, conceito que vem crescendo em todo o mundo. É preciso considerar que ao deixar de atender uma pessoa, a pizzaria também deixa de vender para todo um grupo.

Sendo assim, essa ação não é sobre atender pessoas específicas, mas criar contextos para que ela possa interagir com o grupo de amigos e familiares, sem que a suas escolhas seja um impeditivo de compartilhar bons momentos.

Além disso, vale ressaltar que existe uma tendência de crescimento do consumidor Flexitariano, que seguem uma dieta no estilo semivegetariana, ou seja, o consumo é mais centrado em alimentos vegetais com inclusão limitada ou ocasional de carne.

O crescimento de pizzaiolas também foi destaque. Em um setor dominado por homens, os consumidores pedem por mais mulheres na pizza.

Criar Collabs também é uma forma de promover experiências diferentes, tais como lançar sabores de pizza inéditos em parcerias com outras marcas.

Takeover do chef também é uma tendência. Essa ação consiste em convidar um chef parceiro para trazer uma nova experiência e formas de servir.

Por fim, transformar a pizzaria em um armazém também é uma tendência. Isso inclui não só a venda da própria pizza pré-pronta, para finalização e consumo em casa, por exemplo, como a venda de itens complementares, como queijos, azeites e vinhos.

Nova forma de comunicar

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O consumidor quer cada vez mais transparência, interação e humanização.

Uma forma de fazer é compartilhando o processo produtivo da pizza, tais como é feita a massa, os ingredientes usados, o processo de preparo, os bastidores.

Contar histórias também é importante e uma forma de humanizar o processo e da marca.

Com tantas notícias ruins nos últimos tempos, o consumidor também busca leveza e alegria. Por isso, está em alta a comunicação mais fun, ou seja, mais divertida e leve.

Jéssica também destacou a importância das Redes Sociais. Com todo crescimento dessas plataformas é importante estar atento, principalmente quem atende um público mais jovem.

Além da interação nessas mídias, a especialista sugere a criação de produtos e ambientes instagramáveis, ou seja, que despertem o desejo do consumidor em fotografar e compartilhar com suas redes de contato. Uma excelente forma de gerar mídia espontânea e conquistar novos consumidores.

Por fim, fazer parceria com embaixadores e influenciadores digitais também é uma excelente forma de melhorar a comunicação.

Invista no atendimento

Jéssica ressaltou que acima da inovação em produto ou serviço, a excelência do atendimento sempre será o fator mais importante.  

Isso significa ir além do essencial, é preciso criar conexões com os consumidores e recebê-los de forma atenta e carinhosa.

Sendo assim, cada vez mais o conceito de hospitalidade, tão comum na hotelaria, se mostra imprescindível no mercado gastronômico.

O cliente precisa se sentir abraçado em todos os processos, desde o produto ao serviço. Quem souber aplicar esses conceitos certamente conseguirão se destacar e crescer.

 

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