Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aquecendo as vendas no inverno: a evolução do mercado de sorvetes

Aquecendo as vendas no inverno a evolução do mercado de sorvetes.png

Confira as estratégias para aumentar as vendas de sorvetes nos meses mais frios neste artigo de Martin Eckhardt, Presidente da ABRASORVETE.

*Por Martin Eckhardt, Presidente da ABRASORVETE – Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis

A sazonalidade, um desafio histórico para o nosso setor, continua presente em nossas operações. Acredito que o setor tem três fases de resultados por ano. Abril, maio, junho e julho são os meses em que trabalhamos para empatar. Tem os intermediários, entre agosto e setembro, e também março. E tem os meses em que realmente temos ótimos resultados, que é ali entre outubro e fevereiro.

No entanto, os dados da nossa pesquisa mais recente, em parceria com a Fispal Sorvetes, revelam um cenário promissor: estamos evoluindo. A percepção de que a sazonalidade é o principal desafio, compartilhada por 56,7% dos entrevistados, demonstra a clareza com que encaramos essa questão.

E a ABRASORVETE tem atuado para auxiliar as empresas a superarem essa barreira da sazonalidade. Os resultados desta jornada são evidentes: a adaptação ao período mais frio do ano se tornou uma realidade para muitas sorveterias. Lembro-me de um tempo em que o inverno significava praticamente o fechamento de nossos estabelecimentos.

Antigamente, os ambientes dos negócios não eram convidativos, climatizados e de portas abertas. As pessoas não tinham um lugar confortável para ficar, e o setor não tinha produtos adequados para o inverno. Com o tempo, as sorveterias passaram a apostar em sabores mais robustos, recheios, caldas e coberturas que ajudam a amenizar o frio e atrair o consumidor que busca indulgências nessa época.

Relacionado: Como montar um cardápio de inverno para sorveteria?

A principal estratégia está na diversificação do portfólio com oferta de produtos atraentes como sorvetes cremosos de pistache ou chocolate belga, a inclusão de acompanhamentos como brownies e pedaços de biscoito, chocolate quente, caramelo salgado e especiarias, além de sobremesas quentes à base de sorvete, como tortas e fondues.

Outra estratégia eficaz é a criação de experiências diferenciadas. A personalização, por exemplo, está se tornando uma tendência cada vez mais forte, com as sorveterias oferecendo aos clientes a possibilidade de criar seus próprios sabores e combinações.

Além disso, a realização de eventos temáticos, como noites de degustação, oficinas de culinária com sorvete e parcerias com outras marcas, torna a visita à sorveteria uma experiência única e memorável. E o uso de plataformas digitais e o investimento em marketing de conteúdo podem aumentar o alcance e a fidelização dos clientes.

Mas a superação da sazonalidade também exige um olhar estratégico para todo o negócio. A análise de dados sobre o comportamento do consumidor, a otimização dos processos internos e a adaptação às novas tecnologias são fundamentais para garantir a sustentabilidade das empresas do setor.

Relacionado: Inteligência Artificial como aliada no mercado de sorvetes

É preciso estar atento à gestão de estoque, a negociação com fornecedores e o planejamento da mão de obra de forma mais estratégica para o ano todo, com o objetivo de otimizar os recursos em todos os meses, inclusive nos mais frios.

Com planejamento, criatividade e inovação, o mercado de sorvetes brasileiro tem um futuro promissor. A ABRASORVETE continuará trabalhando para oferecer aos seus associados as ferramentas e o conhecimento necessários para superar os desafios e transformar a sazonalidade em uma oportunidade de crescimento.

A pesquisa "O sorvete quer falar: Panorama da indústria do sorvete" revela um panorama detalhado da indústria sorveteira brasileira, seus principais desafios e as tendências para 2024 e além. Com 77 dados exclusivos, o estudo oferece uma visão sem precedentes do setor. Baixe gratuitamente e fique por dentro de todas as novidades e atualizações do setor!

Registre-se para fazer download desse recurso

Cadastre-se e receba informações de ponta, pesquisas e opinião de especialistas sobre o setor alimentício, da indústria ao food service. Tenha acesso a todo conteúdo premium.

TAG: Sorvetes
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar