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Vinho é o principal produto físico no mercado de assinaturas

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Os vinhos representam 12% dos assinantes de serviços. Saiba por que esse mercado está crescendo

Assim como o delivery, o e-commerce varejo de alimentos e bebidas tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Nessa onda, o mercado de assinaturas, também conhecido como subscription economy, conquista cada vez mais assinantes de produtos e serviços, sendo o vinho o produto físico líder em vendas.

Segundo o “Relatório Assinaturas 2024”, realizado pela Vindi e Opinion Box, 44% dos assinantes de serviços possuem alguma assinatura para produtos físicos. Nesse segmento, os vinhos lideram como os itens mais adquiridos com 12%, seguidos por produtos para pets (11%) e livros (9%).

Um exemplo do sucesso deste mercado é a Clube Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, que encerrou o ano de 2023 com 417 mil assinaturas ativas, conquistando 51 mil novas assinaturas em relação ao final do ano de 2022, um crescimento de 13,9%. 

Para Laura Barros, diretora de marketing da Wine, a busca por assinaturas é resultado do interesse do consumidor em aprender mais sobre o mundo do vinho. “O Brasil ainda é o país da cerveja e ainda não tem uma cultura de vinho estabelecida. O principal desafio do consumidor é escolher bons rótulos quando se depara com tantas opções de vinhos, tantas uvas distintas de tantos países diferentes e a proposta de uma assinatura resolve esse problema ao trazer a curadoria de produtos todos os meses por um preço compatível ao orçamento do consumidor.”

O relatório ainda revela que os produtos digitais são os campeões em assinaturas, como os serviços e plataformas de streaming conquistando 82% dos respondentes da pesquisa. Nesse cenário, o estudo aponta que, para o crescimento do mercado de assinaturas para produtos físicos, é essencial aprimorar a dinâmica e custos para fretes. 

No caso da Wine, a empresa faz a ponte direta entre os produtores de vinho e o consumidor final. A equipe de especialistas faz a seleção dos vinhos, que são de importação própria, e o produto é entregue diretamente na casa dos sócios. “Isso nos permite entender a cadeia completa, oferecer preços competitivos e ter ganhos de escala em nossas negociações para o vinho chegar na casa do nosso sócio por um preço mais acessível”, diz a executiva.

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Fidelização do cliente

Para a Wine, o crescimento do clube de assinaturas mostra como o público consumidor no Brasil está aberto a aprender e explorar novos rótulos de vinho. “Os brasileiros reconhecem que não têm essa tradição arraigada, desejam aprender sobre a cultura do vinho e estão interessados em experimentar rótulos de todo o mundo”, explica a executiva.

A empresa, que já nasceu em 2008 tendo o e-commerce como sua principal atividades, afirma que uma das principais estratégias para conquistar cada vez mais assinantes é oferecer, além de garrafas diferentes todos os meses, informações de qualidade através da Revista Wine, que acompanha a Winebox que chega na casa dos consumidores com histórias sobre os rótulos do mês, receitas de pratos e sobremesas, qualidades das bebidas, assim como métodos e regiões que produzem vinhos.

Outras estratégias da Wine para expandir as vendas e fidelizar os consumidores são o conteúdo em podcast, chamado de Wineverso, e o app Wine Vinhos, que possui gamificação para levar conhecimento com entretenimento. Há ainda 17 lojas físicas pelo Brasil com com espaços diferenciados de degustação. “O vinho é um produto com alma, tem uma história, uma família, o tempo da terra. É um produto quase artesanal. Nosso papel é contar essas histórias envolventes para os nossos sócios”, diz Laura.

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