A redução do consumo de água na indústria foi um dos destaques do Congresso Fispal Tec com a apresentação do case da PepsiCo sobre eficiência hídrica na unidade de Itu (SP). A fábrica conquistou autonomia hídrica em 2023 e hoje consegue potabilizar 100% do seu efluente industrial por meio de uma estação própria de tratamento, deixando de captar água da rede pública para parte de suas operações.
A iniciativa integra a estratégia ESG da companhia, estruturada em três pilares: agricultura, cadeia de valor e escolha positiva. Entre as ações já implementadas no Brasil estão a parceria com a eureciclo para fortalecer a cadeia de reciclagem de embalagens longa vida e a operação da planta de Itu, a primeira da América Latina a utilizar 100% de energia renovável a partir de biometano na produção de alimentos.
O projeto de reuso de água utiliza tecnologias como biorreatores com membranas e osmose reversa (MBR/OR), permitindo que toda a água tratada alcance padrões de potabilidade para reutilização industrial. Atualmente, a unidade trata cerca de 700 mil litros de efluentes por dia, incluindo resíduos gerados pela própria fábrica, por outras unidades da PepsiCo e até por uma indústria vizinha.
Com isso, a companhia economiza aproximadamente 18 milhões de litros de água por mês, volume equivalente a 84 piscinas olímpicas por ano. Segundo a empresa, o impacto da economia hídrica corresponde ao abastecimento de cerca de 1.400 famílias anualmente.
“O caminho para um impacto hídrico positivo passa pela otimização do uso da água, pelo investimento em tecnologia e pela construção de parcerias que ampliem a conservação e o acesso a esse recurso. O projeto de Itu mostra que é possível transformar efluentes em uma fonte segura para a própria operação, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos locais”, afirmou Carolina Pett, EHS Senior Director LatAm & Brazil da PepsiCo.
Reconhecida com o selo “Entidade Amiga das Águas”, concedido pela Prefeitura de Itu, a iniciativa já serve de referência para outras operações da companhia. O modelo desenvolvido na cidade paulista está sendo expandido para as unidades de Sete Lagoas (MG) e Curitiba (PR), reforçando a estratégia da empresa de ampliar a eficiência hídrica em suas operações na América Latina.
| Serviço Fispal Tecnologia e TecnoCarne |
| Data: 16 a 19 de junho de 2026 Horários: Terça a quinta-feira: das 13h às 20h / Sexta-feira: das 13h às 18h. Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP Promoção e Organização: Informa Markets Brasil Ingressos: Acesse aqui; valores do 2º lote até o dia 25/05 Agência de Viagem: clique aqui |