A Zappar, uma das maiores plataformas de Realidade Aumentada do mundo, promete revolucionar a experiência de acessibilidade nas embalagens através de uma solução chamada “Zapvision”. Uma tecnologia de visão computacional e sistema de código que visa ajudar deficientes visuais a acessar instantaneamente informações de produtos na tela do smartphone.

A população estimada de pessoas com deficiência visual no mundo é de 285 milhões, sendo 39 milhões cegos e 246 milhões com baixa visão. Segundo dados do IBGE de 2010, do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declararam ter algum tipo de deficiência.

Para muitos, a simples tarefa de identificar produtos e acessar informações relevantes na embalagem é um desafio diário. “Acreditamos que através de uma solução tecnológica simples podemos ajudar a tornar isso um problema do passado”, revela Max Max Dawes, Managing Director na Zappar, sediada em Londres.

A missão da Zapvision é fornecer acesso a informações relevantes sobre produtos a todos como um direito básico, independentemente de sua acuidade visual. A ideia é remover quaisquer barreiras para gestores de marcas, varejistas e grandes corporações implementarem essa solução em seus produtos, embalagens e na comunicação visual como um todo, fornecendo uma solução escalável e econômica, que irá beneficiar toda a comunidade que carece dessa solução.

Embora ainda recente, a solução já está sendo desenvolvida para a América do Sul, com previsão de chegada nas gôndolas no próximo semestre. 

*Henry Assef é executivo de Realidade Aumentada e Virtual na Massfar, empresa autorizada Zappar para Brasil e Portugal

 

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