Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Tecnologia

Sustentabilidade é o tema de destaque do segundo dia da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne 2023

Article-Sustentabilidade é o tema de destaque do segundo dia da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne 2023

Sustentabilidade é destaque da Fispal Tecnologia e TecnoCarne.png
Os profissionais de indústrias de alimentos e bebidas participaram de atrações que abordaram os pilares do ESG, como o Women's Networking Breakfast e as arenas de conteúdo

O segundo dia da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne teve início com uma agenda inédita: o Women's Networking Breakfast, painel composto apenas por mulheres para a discussão de questões importantes relacionadas à sustentabilidade na indústria, proporcionando a troca de ideias e conexões para o crescimento de suas carreiras. Muitas questões relevantes foram abordadas, como a promoção da equidade de gênero e as boas práticas ESG no setor de alimentos e bebidas. “Essa agenda faz parte de um movimento mais amplo da Informa Markets, relacionado ao nosso compromisso como companhia global que se relaciona com diversos setores da economia. O Women's Networking Breakfast é uma iniciativa muito especial no contexto da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne, que são eventos voltados para setores em que precisamos destacar a equidade”, discursou na abertura Clélia Iwaki, diretora do núcleo de Alimentos & Bebidas da Informa Markets.

Logo na abertura, as participantes aprenderam mais sobre como construir uma cultura sustentável na indústria com equidade e inclusão. “Precisamos compreender como produzir alimentos cada vez mais sustentáveis, considerando os impactos ambientais, sociais e econômicos. E que é possível ser lucrativo sendo politicamente, ecologicamente e socialmente correto", ressaltou Eliane Cassandre, co-fundadora do movimento "Uma Sobe e Puxa a Outra", que incentiva o empoderamento e o empreendedorismo de mulheres.

Na sequência, Aracelli Silveira, VP da Informa Markets Latam; Helena Andrade, head de diversidade e inclusão da Nestlé; e Lívia Montemor, consultora de marketing digital, mídia e planejamento, discutiram soluções para promover uma cultura diversa, inclusiva e sustentável. Entre os desafios de implementar uma cultura sustentável na indústria, Lívia mencionou o esforço necessário para estabelecer um ciclo verdadeiramente sustentável dentro das empresas e a importância de agir antes de se promover, ou seja, as empresas precisam colocar em prática o compromisso com questões relacionadas à sustentabilidade e, em seguida, promover suas ações efetivamente.

Já Helena destacou que as mulheres detêm 82% do poder de decisão de compra no Brasil, portanto, ter mulheres em posições de liderança estratégica não é uma questão de assistencialismo, mas, sim, de fazer o que é correto e que faz parte da sustentabilidade dos negócios. Aracelli comentou que as empresas precisam reconhecer que, hoje, a inexistência de uma cultura focada em diversidade e inclusão é um problema e que, como tal, precisa tratado adequadamente.”

Arena de Conteúdo TecnoCarne apresentou o Fórum de ESG

A Arena de Conteúdo TecnoCarne promoveu, no segundo dia de evento, o “Fórum de ESG”. Um dos temas debatidos foi o “Desafio dos frigoríficos em manter o compromisso de zerar o desmatamento, seja ele ilegal ou legal”. Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), trouxe ao painel um overview do mercado, destacando que cerca de 70% do consumo da produção nacional de carne ainda é interno.

Pensando em exportação, temos a Ásia, com destaque para a China, como grande comprador. A partir desses dados, foi feito também um paralelo com o fornecimento de carne mundial. Com o crescimento populacional, será que o Brasil consegue atender essa demanda de forma sustentável? Como demonstrar para o mundo que somos capazes disso? A primeira resposta está na eficiência na produção. É necessário produzir mais usando menos recursos. Segundo Fernando, isso vem acontecendo no País nos últimos 30 anos. Um exemplo é a redução nas áreas de pastagem sem queda de produção.

Outra questão é a rastreabilidade: é necessário saber de quem se compra e conhecer a cadeia do negócio. Isso abrange desde informações de desmatamento de áreas até o cuidado com o bem-estar animal. Diante disso, o banco de informações dos frigoríficos e do setor privado em geral começou a contribuir para um mapeamento do setor, ajudando também a guiar medidas públicas. “A discussão sobre rastreabilidade é a principal dentro da Abiec e dos fóruns que participamos. É preciso que tenhamos mais políticas públicas e outras ferramentas para fortalecer isso”, afirmou Sampaio.

Debates sobre embalagens dominaram a Arena FispalTec

Na Arena FispalTec, os participantes mergulharam no universo das embalagens. A palestra sobre as perspectivas e o futuro do setor de embalagens foi um dos destaques. Pierre Pienaar, Presidente da WPO (World Packaging Organization), enfatizou a importância da manipulação de embalagens e discutiu as soluções para impactar o meio ambiente de forma positiva, reduzindo o desperdício de embalagens no mundo.

Pierre destacou que o Brasil é um país que está compromissado em resolver esse problema e recicla cerca de 25% dos materiais, um número acima da média global. O palestrante também ressaltou a importância de pensar na embalagem desde o início e projetá-la de forma adaptada para facilitar a reciclagem pós-consumo. Além disso, enfatizou a necessidade de educar as pessoas sobre reciclagem, redução de CO2 e desperdício de alimentos. 

“Hoje em dia, em todo o mundo, temos um cenário linear - pegar, fazer e jogar fora. Portanto, é crucial levar educação às pessoas, especialmente às gerações futuras, para aumentar a reciclagem em todo o mundo. Mesmo que seja a última coisa que eu faça, vou guiar a próxima geração na conscientização sobre a importância da reciclagem”, pontuou o presidente da WPO.

Vanessa Amato, gerente de vendas no Brasil da Aptar Closures, abordou uma tendência que está fazendo a cabeça dos consumidores: as tampas esportivas. Segundo a palestrante, o modelo “está na moda” e tem conquistado os brasileiros. “Aqui as pessoas parecem consumir mais água engarrafada e bebidas funcionais que em outros países, por isso valorizam a praticidade das tampas esportivas. Eles consideram o formato mais conveniente, higiênico e fácil de abrir com uma mão só”.

Mariana Tunis, diretora de marketing da Fazenda Futuro, primeira foodtech da América Latina voltada à produção de carne à base de plantas sem nada de origem animal, iniciou sua fala contando sobre um dos grandes objetivos da foodtech: ajudar o consumidor a entender os processos de produção por meio de uma comunicação clara e aberta, conseguindo, assim, educar o mercado para ter hábitos mais sustentáveis. A Fazenda Futuro, que oferece uma experiência do produto já na embalagem, lançou no início de 2023 o Pack 2.0, projeto que visa a troca das suas embalagens para um material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1.

Outro case que chamou a atenção foi o da Hellmann’s: a empresa está produzindo a primeira marca de ketchup no País em frascos com plástico 100% reciclado (incluindo tampa e rótulo). Juliana Abreu, gerente de sustentabilidade da Unilever, revelou um dado importante: 51,8% dos consumidores alegam que procuram comprar produtos embalados de maneira que respeite o meio ambiente. “A Hellmann’s acredita que a comida é muito boa para ser desperdiçada. E esse olhar alcança também nossas embalagens”.

A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne vão até sexta-feira, dia 30 de junho. O credenciamento pode ser feito pelo site www.fispaltecnologia.com.br ou www.tecnocarne.com.br.

[Fispal-Tecnologia-e-TecnoCarne]---Banner-Sites-gif-Credenciamento.gif

Serviço Fispal Tecnologia e TecnoCarne

Data: 27 a 30 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 18h
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar