A Tetra Pak ficou famosa no Brasil principalmente com as embalagens de leite. E foi com elas que a empresa tem aprimorado, há quase 15 anos, o rastreamento de alimentos, garantindo que a indústria pudesse ter todas as informações do produto a partir da fazenda. 

Agora, a companhia tem ido além. “A plataforma de automação da Tetra Pak permite aos fabricantes controlarem toda a planta por meio de um único sistema de gestão de dados, integrando, inclusive, equipamentos de diferentes fornecedores”, explica Luís Ramirez, diretor de Portfólio de Embalagem da Tetra Pak Brasil, em entrevista exclusiva ao Food Connection

Assim, a indústria pode acompanhar os dados do produto já na entrada das matérias-primas. Lá na frente, a rastreabilidade ajuda a empresa a fidelizar o consumidor, mostrando todo o caminho e dando segurança com relação à origem e manufatura do produto, possibilitando, inclusive, que linhas premium possam existir, garantindo que, de fato, ingredientes diferenciados foram utilizados. 

Além disso, Ramirez menciona aumento da produtividade, redução de custo, velocidade na resolução dos problemas, alto nível de segurança alimentar como alguns dos resultados do rastreamento de alimentos.

Ao longo dos últimos anos, novos processos e tecnologias foram inseridos, como inteligência artificial, data analytics, entre outras, acelerando a produção e aumentando sua segurança e eficiência. 

Em alguns dos processos mais avançados, a Tetra Pak diz que são mais de 300 índices de processo e de qualidade analisados em tempo real para garantir a conformidade do alimento em menor tempo. 

É a era dos dados mostrando que informação nunca é demais se bem utilizada para gerar valor, aumentar a eficiência e o lucro. 

Veja a entrevista na íntegra. 

Em termos práticos, o que a rastreabilidade acrescenta para a indústria de alimentos? 

A rastreabilidade na indústria de alimentos ajuda em diversas frentes:  aumento da produtividade, redução de custo, velocidade na resolução dos problemas, alto nível de segurança alimentar e, ainda, máxima confiança dos consumidores. É uma via de mão dupla: é relevante tanto para o fabricante de alimentos e bebidas quanto para o consumidor final.

O nosso sistema, por exemplo, é especialmente efetivo na prevenção de erros de operação e na rápida solução de problemas. As linhas controladas são mais eficientes, o que impacta diretamente no tempo de resposta a crises ou falhas ocasionais.

Onde as tecnologias de rastreabilidade podem ser utilizadas? 

Quando foi lançada, em 2010, a tecnologia revolucionou o mercado brasileiro ao possibilitar que o leite fosse monitorado desde sua coleta no campo, passando por todas as etapas do beneficiamento até a obtenção do produto. Mais de 300 índices de processo e de qualidade são analisados em tempo real para garantir a conformidade do alimento.

Ao garantir o acesso aos dados de produção por meio da internet (com a impressão e interação com códigos únicos), as empresas também oferecem a possibilidade de o consumidor entender a origem do que está adquirindo. 

Como exatamente o consumidor se beneficia dela?

A rastreabilidade ajuda a indústria a acompanhar as tendências de mercado, oferecendo o que o consumidor deseja, transparência, de forma competitiva e eficiente. A solução atende, portanto, não apenas aos anseios por uma produção mais segura, como também impulsiona a inovação no setor. 

No dia a dia, como funciona exatamente uma tecnologia de rastreamento de alimentos? 

A plataforma de automação da Tetra Pak permite aos fabricantes controlarem toda a planta por meio de um único sistema de gestão de dados, integrando, inclusive, equipamentos de diferentes fornecedores. O controle começa já na entrada das matérias-primas, passa por todas as etapas do processamento e envase, até a entrega dos produtos acabados e paletizados.

Na parte de embalagens, para consumo e pós-consumo, a rastreabilidade ajuda na fidelização do consumidor, que cada vez mais tem mostrado interesse em saber sobre a origem do que está adquirindo. Mas também é uma ferramenta importante para o fabricante de alimentos e bebidas, porque pode usar a embalagem para ações e promoções, além de informações diversas, como reciclagem.

Qual o papel das novas tecnologias no processo de rastreamento dos alimentos da indústria até a mesa? 

No caso da Tetra Pak, as ferramentas tecnológicas que disponibilizamos para rastreabilidade podem ser usadas dentro do processo de produção e envase dos alimentos e bebidas, além das fases de consumo e pós-consumo. Portanto, essa função está diretamente ligada ao nosso propósito: proteger os alimentos, as pessoas e o planeta, e que nos motiva a sempre oferecer e buscar embalagens com essas finalidades. 

Saiba mais sobre soluções para rastreabilidade na Fispal Tecnologia, que começa nesta terça, 24, e vai até sexta, 27 de junho, no São Paulo Expo. Participe do maior evento da América Latina voltado à inovação em processos, equipamentos, embalagens e sustentabilidade para a indústria de alimentos e bebidas. Garanta seu ingresso e fique por dentro das principais tendências do setor.