Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como tornar seu cardápio mais digitalizado, inteligente e efetivo

Como tornar seu cardápio mais digitalizado, inteligente e efetivo (2).jpg
O cardápio digitalizado traz muitos benefícios para os clientes e restaurantes. Saiba mais sobre essa tecnologia!

O cardápio digitalizado traz muitos benefícios para os clientes e restaurantes. Saiba mais sobre essa tecnologia!

Ter um cardápio digitalizado é uma grande tendência para o setor de food service. Afinal, as pessoas estão cada vez mais conectadas e utilizando recursos digitais.

Esse recurso não serve apenas para que os clientes possam fazer os pedidos no salão do restaurante, mas também por delivery. Prossiga com a leitura para saber mais sobre a tecnologia!

 

A importância do cardápio digitalizado para o food service

O cardápio digital é uma ferramenta tecnológica, na qual os pratos dos restaurantes são mostrados aos clientes na tela de um dispositivo e não mais impresso em papel.

Funciona da seguinte forma: o cliente chega no restaurante e recebe do atendente um tablet com o cardápio. Por meio desse dispositivo, o usuário acessa os pratos servidos e faz o seu pedido.
Automaticamente, a equipe da cozinha recebe o pedido por meio do sistema integrado e faz o pedido. Tudo de forma autônoma, reduzindo até mesmo a necessidade de uma grande quantidade de garçons no restaurante.

Além disso, o cardápio virtual também pode ser disponibilizado no site ou no aplicativo do estabelecimento. Dessa forma, os clientes fazem o acesso em casa, escolhem o que desejam comer, realizam o pedido e recebem via delivery ou retiram no local.

Marcelo Ferreira, chef de cozinha e consultor em gestão de restaurantes aponta algumas vantagens do cardápio digitalizado para o food service: 

“O recurso oferece rapidez na escolha por parte do cliente, flexibilidade nas trocas de pratos e preços, inclusão de promoções, facilidade na conferência contábil do fluxo e feedback em tempo real”.

 

Veja como digitalizar o cardápio em X passos

Quer saber como digitalizar o cardápio do seu estabelecimento? Então, veja agora um passo a passo compartilhado pelo chef e consultor Marcelo Ferreira.

1. Reúna as informações necessárias para compor o cardápio

De acordo com Ferreira, é importante que o gestor do restaurante reúna todas as  informações necessárias para compor o cardápio.

“É preciso ter em mãos todo o aparato, incluindo itens como: composição dos pratos, nomenclatura de fácil acesso, equipes de produção e entregas in time”, resume o consultor de restaurantes.

 

2. Invista em fotos profissionais

Para que o cardápio tenha um design mais interessante e profissional, Ferreira recomenda que os restaurantes invistam em fotos profissionais.

Dessa forma, você pode contratar um fotógrafo para passar um dia no seu restaurante fazendo uma sessão de fotos de todos os seus pratos.

 

3. Segmente o layout de acordo com a proposta de operação

Ferreira também explica que o layout do seu cardápio deve seguir a proposta de operação do restaurante ou a cultura alimentar do estabelecimento.

Se você trabalha com entradas, prato principal e sobremesa, por exemplo, essa deve ser a sequência de produtos a serem mostrados para o cliente nas telas.

 

4. Analise relatórios e feedbacks dos clientes

Para seguir sempre melhorando o seu cardápio digitalizado, é interessante ficar sempre de olho nos relatórios de vendas e feedbacks dos clientes.

Dessa forma, você poderá saber quais são os pratos que mais agradam os consumidores e colocá-los em uma posição privilegiada do cardápio, por exemplo.

Caso os clientes relatem alguma experiência negativa ao navegar pelo cardápio digital, é importante tomar nota disso e providenciar melhorias, tornando o layout cada vez mais prático e intuitivo. 


Gostou do nosso artigo sobre cardápio digitalizado? Então, siga aprendendo e baixe agora o nosso e-book que mostra como elaborar um menu de sucesso em restaurantes por quilo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar