Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sustentabilidade para a indústria de alimentos e bebidas é destaque na Fispal Tecnologia

Article-Sustentabilidade para a indústria de alimentos e bebidas é destaque na Fispal Tecnologia

visitantes da Fispal Tecnologia 2024.png
Fispal Tecnologia destaca inovações no setor de alimentos e bebidas, impulsionando a prática da sustentabilidade.

A sustentabilidade, que já é um conceito consolidado no setor de alimentos e bebidas, ganha ainda mais força com a apresentação de soluções sustentáveis na Fispal Tecnologia. O evento, que é o principal do setor na América do Sul, segue até o dia 21 de junho, no São Paulo Expo.

Segundo pesquisa da Sodexo, 46% dos brasileiros evitam o uso de embalagens plásticas e 48% optam por produtos sustentáveis sempre que possível. Este cenário já foi assimilado pelas empresas do setor, que tratam a sustentabilidade como uma realidade e não mais uma tendência.

Dentre as novidades, a Fiedler, empresa especializada em soluções de automação personalizadas, lança seu programa de descarbonização, focado nas áreas de vapor, bombeamento de fluídos, processos sanitários e ar comprimido “A Fispal é uma referência no mercado de alimentos e bebidas, mercado no qual temos bastante sinergia, por isso estamos aqui para apresentar as melhorias desenvolvidas para a descarbonização e eficiência energética no setor. O primeiro programa que desenvolvemos foi a Auditoria de Performance de Vapor (APV). O processo começa desde a caldeira e passa por toda a distribuição do vapor, a utilização e o retorno de vapor condensado. Por meio do APV, é possível elaborar soluções para reduzir a quantidade de combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa na caldeira. Estimamos que a adoção desse programa de descarbonização pode gerar uma diminuição de consumo energético entre 40% e 60%, diminuindo custos, desperdício de energia e aumentando a sustentabilidade”, comenta Marcos Kuchenbecker, consultor técnico de engenharia da Fiedler.

Outra empresa que se destaca é a Technocoat, que escolheu a Fispal Tecnologia para divulgar o TechnoBio, um aditivo aplicado no polietileno “Basicamente, o polietileno é plástico. Mas nossos produtos são desenvolvidos com cerca de 70% menos plástico do que outros produtos no mercado. Ao aplicarmos o TechnoBio no polietileno, o produto se biodegrada 90% em um espaço de dois anos e 100% em quatro anos, sem gerar microplástico. Então, nossos produtos são pensados para que, caso aconteça um descarte irregular, sua decomposição aconteça de forma rápida e sem impacto ao meio ambiente”, afirma Juline Jansons, coordenadora comercial da empresa.

A executiva exalta ainda a inauguração em outubro de mais uma planta da Technocoat, a Technofibra, com foco no recolhimento dos resíduos de seus clientes e reaproveitamento (reciclagem dos produtos).

Transformação do sistema alimentar

Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil.png

No primeiro dia da Arena Fispal Tec, Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil, levou para o debate a necessidade de transformar o futuro do sistema alimentar em um sistema regenerativo. 

“A Nestlé entende que precisa mudar a forma como produzimos os alimentos, e a resposta para isso está na agricultura regenerativa, onde devolvemos para o planeta aquilo que tiramos dele.”

Bárbara destacou algumas iniciativas nessa linha nas três principais cadeias da empresa: leite, cacau e café. O programa Nature por Ninho, por exemplo, promove a pecuária leiteira regenerativa. A iniciativa integra um trabalho da empresa no pilar de agricultura e pecuária sustentáveis, com um olhar para questões como o bem-estar animal, emissões e mudanças climáticas e uso de água nas propriedades.

Na cadeia do cacau, a iniciativa ganhou o nome de Nestlé Cocoa Plan, que atua junto a cacauicultores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, São Paulo e Tocantins. “A jornada do cacau sustentável é desafiadora, em especial em relação à água tratada, pois essa é a primeira exigência para que possamos adquirir o cacau dos produtores.”

Para enfrentar esse desafio, a Nestlé, por meio da sua plataforma de inovação aberta Panela e do Nestlé Cocoa Plan, implementou projetos em fazendas produtoras de cacau com o objetivo de atuar em desafios prioritários da cadeia, como falta de saneamento básico, de tratamento de água e esgoto, e gestão das propriedades.

Por fim, a sustentabilidade na cadeia do café ganhou importância com a criação do programa Cultivado com Respeito, uma iniciativa embasada por três pilares de atuação - Gente, Natureza e Conhecimento. O objetivo é transformar, de maneira cuidadosa e perene, a cadeia produtiva de ponta a ponta. Como exemplo, Barbara citou o Nescafé Origens do Brasil: Colmeia, produzido por abelhas que fizeram a polinização nos cafeeiros das fazendas localizadas na Chapada Diamantina e Serras do Alto do Paranaíba, duas das regiões onde é cultivado o café da linha.

Relacionado: Tendências em alimentos e bebidas para 2024

Fórum ESG traz conteúdo focado em sustentabilidade na prática

Além da área de exposição, a Arena FispalTec dedicou um dia para debater sobre como a indústria de alimentos e bebidas pode aplicar, de fato, o ESG. No dia 20 de junho, a programação com grandes nomes do mercado, como Thaisa Thomaz, Talent Sr Director, da PepsiCo Brasil; Maysa Tatikava, Head de Comunicação, Cultura e Desenvolvimento da Kraft Heinz Brasil; Rita Oliveira, Diretora DE&I da Coca-Cola Company Cone Sul; Thiago Bezerra, Vice-Presidente de Finanças da PepsiCo Brasil; Adilson Spolidoro, Diretor Industrial da Bauducco; Renata Toledo Van Der Weken, Diretora de Meio Ambiente da Ambev; Alexandra Soderberg, Co-Fundadora e CMO da Naveia; Alexandre Novachi, Diretor de Assuntos Regulatórios & Científicos da ABIA; Luiz Carlos Demattê, CEO da Korin Alimentos; e Rodrigo Vsentini, General Manager & Vice President Marketing Nutrition Brazil da Unilever.

O credenciamento e a compra de ingressos para a Arena Fispal Tec podem ser realizados no site oficial da Fispal Tecnologia.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar