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Frutas imperfeitas podem reduzir custos e criar apelo sustentável

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Food service: produtos de hortifrúti fora do padrão estético são utilizados para garantir sustentabilidade e preço para bares e restaurantes, sem perder a qualidade

O desperdício de alimentos é um dos problemas a serem enfrentados de frente por toda a cadeia do setor de alimentos. Ainda mais, diante do cenário previsto para o futuro próximo, de escassez de alimento diante do aumento da demanda. 

Por isso, empreendedores do Food Service têm se dedicado a encontrar soluções sustentáveis para garantir o melhor serviço em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos do setor. 

Uma das saídas para adequar as práticas às exigências de sustentabilidade e responsabilidade social tem sido o uso de frutas, hortaliças e legumes imperfeitos, ou seja, que não cumprem um determinado padrão estético que o público passou a entender como sinônimo de qualidade. 

As iniciativas desse tipo mostram que, apesar de determinados produtos naturais não cumprirem exigências estéticas, eles continuam sendo nutritivos e úteis, e seu descarte representa desperdício de bom alimento.  

Roberto Matsuda, fundador da Fruta Imperfeita, empresa especializada na distribuição de produtos de hortifrúti fora do padrão estético, tem levado essa tendência sustentável e socialmente responsável para bares e restaurantes de São Paulo e parte da região metropolitana, aproximando os pequenos produtores desses estabelecimentos. 

Matsuda diz que o trabalho da sua empresa é, acima de tudo, de conscientização, de pessoas e empresas, sobre desperdício e bom uso de frutas, legumes e hortaliças. “Para o Food Service, faz muito sentido entender como ocorre o desperdício, algo que nem sempre é visível para os bares e restaurantes”, diz.  

Mas o uso de produtos fora do padrão estético vai além da geração de valor relacionado a sustentabilidade. Pode também reduzir o preço dos produtos. “Item a item, a gente consegue ser competitivo em termos de preço, igualando a outros fornecedores. Mas, em alguns itens imperfeitos, conseguimos ser até 15% mais baratos”, completa o empreendedor.

Drinks finos com frutas imperfeitas

Uma das empresas de food service que têm parceria com a Fruta Imperfeita é o Santana Bar, especializado em drinks finos. O estabelecimento fica na rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, um dos pontos mais destacados da noite paulistana e com ampla adesão a iniciativas sustentáveis. 

O Santana Bar e a Fruta Imperfeita trabalham juntos há dois anos, com a distribuidora fornecendo todo tipo de hortaliças, legumes e frutas para a preparação de coquetéis. Para o bar, a parceria traz principalmente um apelo sustentável, apreciado pelo público que frequenta o local. “Utilizamos a Fruta Imperfeita porque acreditamos no projeto dela”, diz César Rivitti, sócio do Santana Bar, que conheceu o trabalho da Fruta Imperfeita pela internet. 

O empreendedor diz que há um percentual de frutas que precisam ter uma boa apresentação porque elas vão compor esteticamente o drink, mas a maioria precisa ter apenas qualidade no sabor e a apresentação estética não é considerada, fatores que estão presentes nos itens vendidos pelos pequenos produtores.

O sócio do bar diz que praticamente todo o hortifrúti utilizado no seu estabelecimento é oriundo da parceria com a Fruta Imperfeita e que a recepção do público tem sido a melhor possível, como entendimento acerca do apelo social e ambiental que a iniciativa contém. “É muito interessante para nós e para o nosso público utilizar essas frutas, que seriam descartadas apenas pela aparência”, explica o empreendedor. 

Produtos desidratados

A Kurumi é outra empresa que faz uso das frutas fora do padrão estético. A empresa produz frutas, legumes e hortaliças desidratados tanto para consumo final quanto para a indústria. Os itens são usados em lanches rápidos, bebidas e muitas outras soluções. 

Ana Paula Cruz, farmacêutica bioquímica e proprietária da Kurumi, diz que a vantagem de utilizar produtos fora do padrão estético está principalmente em fatores socioeconômicos e ambientais. “São produtos que não seriam consumidos e, portanto, descartados. Além disso, geralmente, os produtores são da agricultura familiar e dependem desse tipo de iniciativa para escoar parte importante da produção. É um valor que não se mede com dinheiro”, completa. 

Ela ressalta ainda que, para o público, os ganhos são os mesmos que os de frutas, legumes e verduras comuns, mas que também para o consumidor, há a importância da questão sustentável envolvida, que pesa, principalmente para pessoas que já têm o hábito de verificar a procedência daquilo que consomem. E esse público está crescendo de forma exponencial. 

“Quando a gente fala de recursos naturais, a gente tem que ter responsabilidade muito grande no uso. Aqui, além da produção dos desidratados, a gente separa os resíduos orgânicos que vão para uma compostagem para serem reaproveitados. Isso tudo traz grandes ganhos, e os consumidores já estão mais atentos a isso”, arremata Ana.  

Aproximação entre oferta e demanda

fruta imperfeitaAlém de dar nova vida a produtos que seriam indevidamente descartados, a Fruta Imperfeita faz um trabalho de aproximação entre oferta e demanda, indicando aos produtores a quantidade, localização e período de entrega de novos pedidos para cada bar, restaurante, lanchonete ou outro tipo de estabelecimento atendido pela empresa. 

“Atuamos nessa questão de conectar (produtores e food service), exercendo o papel de uma distribuidora como as outras, mas indo além. A gente faz esse serviço de conscientização, tanto do estabelecimento quanto do consumidor, apresentando a sustentabilidade como criação de valor”, explica Matsuda. 

Para mostrar o valor ao consumidor, a Fruta Imperfeita faz trabalhos de divulgação junto ao setor de bares e restaurantes, com foco, especialmente nas redes sociais. Por já ter um nome bem conhecido entre os adeptos da alimentação saudável, a empresa consegue gerar demanda para o estabelecimento, além de contribuir, com campanhas e orientações, para que o estabelecimento atraia seus próprios seguidores e potenciais clientes por meio do apelo sustentável que a cultura de redução do desperdício pode despertar. 

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