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Dia Mundial da Alimentação: Como sua empresa pode contribuir pela erradicação da fome e do desperdício

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Explore o panorama da alimentação mundial e descubra como sua empresa pode fazer a diferença. Conheça iniciativas inspiradoras e estratégias para seu negócio contribuir com a erradicação da fome.

O Dia Mundial da Alimentação é uma das datas mais celebradas do calendário e conta com uma ação coletiva que reúne 150 países de todo o mundo. O dia 16 de outubro foi escolhido em menção à fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. 

De acordo com as previsões da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial deve alcançar 9,7 bilhões de pessoas até 2050, apresentando desafios significativos para as estruturas sociais globais. No Dia Mundial da Alimentação, a ONU busca discutir como suprir a crescente demanda por alimentos, ao mesmo tempo que se garante a proteção ao meio ambiente e a segurança alimentar para todas as pessoas.

Para a ONU, a responsabilidade deve ser compartilhada entre governos, iniciativa privada e sociedade civil. Nesse sentido, destaca-se a importância de as empresas pensarem em maneiras de contribuir na prática.

A celebração tem como propósito informar as pessoas sobre o cenário da alimentação mundial. Dentre as atividades realizadas, incluem-se campanhas educativas e de conscientização fundamentadas em quatro pilares: nutrição, produção, ambiente e qualidade de vida. Cada um deles serve como um lembrete da necessidade de combater a fome e refletir sobre como os alimentos chegam à mesa, sob a ótica da segurança alimentar.

Os objetivos abrangem a erradicação da fome e da desnutrição, a promoção da alimentação saudável e a garantia da sustentabilidade dos sistemas alimentares. O intuito é também reduzir o desperdício de alimentos que, segundo dados da FAO, ultrapassa 900 milhões de toneladas por ano em todo o mundo. 

Confira algumas iniciativas promovidas pela Informa Markets durante os eventos Fispal Sorvetes, Fispal Food Service, Fispal Tecnologia, TecnoCarne e Food ingredients South America, além de dicas sobre como a sua empresa também pode contribuir para um mundo sem fome.

Desafios na distribuição de alimentos

O Dia Mundial da Alimentação ganha ainda mais relevância para pensar o desafio de produzir e distribuir alimentos para bilhões de pessoas de maneira sustentável, tanto no presente quanto no futuro. O relatório "Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo de 2023", da ONU, destaca que quase 10% da população global enfrenta a fome e 2,4 bilhões de indivíduos vivem em situação de insegurança alimentar.

Existem diversas causas para esses índices alarmantes, incluindo a desigualdade social e o acesso desigual aos alimentos em diferentes regiões do mundo. Além disso, o elevado desperdício de alimentos representa entre 30% e 50% da produção global, especialmente no caso de alimentos frescos. As mudanças climáticas também desempenham um papel significativo, impactando e prevendo continuar afetando a diversidade e a produção de alimentos em escala mundial.

Para superar essa batalha contra a fome e a insegurança alimentar, as instituições indicam a implementação de ações que promovam um acesso equitativo à comida de forma responsável. Essas soluções incluem a reestruturação da cadeia de produção e consumo de alimentos, a preservação e proteção do meio ambiente e a aplicação de tecnologia avançada.

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Apoio a projetos de combate à fome e desigualdade social

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Desde 2020, Adriana Salay lidera o projeto Quebrada Alimentada, que distribui marmitas e cestas básicas para famílias próximas da Vila Medeiros, zona norte de São Paulo. O projeto surgiu da necessidade de combater a fome da população durante a pandemia e tomou força desde então. “A fome não é um produto da pandemia, é um problema estrutural relacionado a nossa desigualdade social, mas foi aprofundada por conta do que aconteceu dessa conjuntura de aumento do desemprego” afirma Salay, e reforça que o projeto vai além do combate à fome.

“A gente precisa combater essa desigualdade estrutural, mas até que isso aconteça, as pessoas precisam comer. Por isso que a gente fala que é um projeto de assistência”, reforça Adriana.  Atualmente, são distribuídas 70 marmitas por dia, de segunda a sexta-feira, além da entrega mensal de cestas básicas para 250 famílias.

Com o apoio da Fispal Food Service, o projeto aumentou a arrecadação de alimentos. Durante o evento, que aconteceu de 13 a 16 de junho, mais de 3 toneladas de alimentos foram arrecadadas para o Quebrada Alimentada, através da iniciativa do ingresso solidário que ofereceu 50% de desconto ao doar 1 kg de alimento. “Sem grupos como a Fispal Food Service, a gente não conseguiria alcançar e ter fôlego para atender todas essas pessoas durante esses três anos e meio” comenta Salay.

Ela finaliza ressaltando a importância de as empresas contribuírem com projetos como o Quebrada Alimentada. “Acredito que ainda haja muito espaço para engajamento dentro da cadeia da alimentação e dentro de todas as empresas. É uma área que as empresas têm observado de perto nos últimos anos, mas ainda há muito a evoluir", pondera.

Saiba mais sobre o projeto e contribua com o Quebrada Alimentada.

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Hortifruti fora do padrão estético também alimenta – e pode diminuir custos

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Com o objetivo de combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos, Fruta Imperfeita defende a inclusão de produtos de hortifruti fora dos padrões convencionais no cardápio da população e na linha de produção da indústria. Essa é a missão da empresa fundada por Roberto Matsuda, especializada na distribuição de alimentos com aspecto não convencional.

Matsuda destaca que a principal função de sua empresa é conscientizar tanto indivíduos quanto organizações sobre o desperdício e a utilização adequada de frutas, legumes e verduras. "Para o setor de food service, compreender como ocorre o desperdício é fundamental, algo que nem sempre é evidente para bares e restaurantes", afirma.

Durante os eventos do núcleo de alimentos e bebidas da Informa Markets, a Fruta Imperfeita esteve presente distribuindo frutas aos visitantes, proporcionando a oportunidade de conhecer a iniciativa e desfrutar de um lanche saudável entre as visitas aos expositores.

Os alimentos são cuidadosamente selecionados e adquiridos de pequenos produtores, evitando o descarte. Desde o início da operação, há sete anos, já foram resgatadas mil toneladas de frutas, verduras e legumes, combatendo o desperdício. A venda desses vegetais, realizada exclusivamente por meio de entrega na Grande São Paulo, atende cerca de 1.500 clientes semanalmente.

Para a indústria e o food service, a utilização de produtos fora dos padrões estéticos vai além da promoção da sustentabilidade, podendo resultar em uma redução de custos. “Item a item, a gente consegue ser competitivo em termos de preço, igualando a outros fornecedores. Mas, em alguns itens imperfeitos, conseguimos ser até 15% mais baratos”, completa o empreendedor.

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Profissionalizar para alimentar

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Para promover a inclusão da mão-de-obra no mercado de trabalho, uma iniciativa relevante é a parceria entre a Informa Markets, a Safrater (Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no projeto Padaria Escola Tiãozinho.

O projeto, conduzido pela Safrater, que atua há 50 anos no bairro de Americanópolis, na cidade de São Paulo, tem como propósito proporcionar capacitação profissional para a população da comunidade. Dentre suas atividades, oferece aulas de aprimoramento na produção de bolos, salgados, doces, pães e chocolates em uma padaria própria.

“O objetivo é gerar renda para a comunidade. Temos a expectativa de consolidar aquilo que definimos como meta anos atrás: transformar a nossa padaria em uma escola que coloque em prática os nossos propósitos”, afirma Max Pontes, facilitador de gestão da Safrater.  

Veja como contribuir com o projeto Padaria Escola Tiãozinho junto à Safrater.

 

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