As embalagens estão literalmente ganhando novos contornos. Antes um simples invólucro imperceptível, cumprindo um papel estritamente funcional, elas se tornaram hoje quase tão importantes quanto o próprio conteúdo. Estruturas coloridas, minúsculas, high techs, curvilíneas, quadradas, sóbrias. Cada uma tem sua fórmula. E, em meio a esse processo intimamente ligado com a pós-modernidade, o importante é saber que o consumidor será – e muito – seduzido pelo formato.

As vantagens da utilização da embalagem de vidro são muitas, tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor, resume Claudia Zampelli, da Abividro

“As vantagens da utilização da embalagem de vidro são muitas, tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor”, resume Claudia Zampelli, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado na Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro).

Um dos temas mais discutidos na indústria atualmente – a sustentabilidade – encontra amplo respaldo nas embalagens de vidro. “Por ser o único material 100% reciclável, o vidro é o que traz menos impactos ao meio ambiente.  É a única embalagem retornável e pode ser reciclada infinitas vezes, sem perda de qualidade ou pureza do produto. Fabricado com elementos naturais, ao se decompor, vira areia, integrando-se ao meio ambiente”, explica Zampelli.

O ganho ambiental, porém, é apenas uma entre tantas vantagens. Como salienta a executiva, além dos atributos referentes à reciclagem e à reutilização, o vidro é a melhor embalagem para conservação de alimentos e bebidas. “Diferente de outros materiais, é inerte e não reage quimicamente.” Também possui resistência a mudanças bruscas de temperatura, cargas verticais e umidade. E, por ser neutro, o produto embalado não sofre alteração de sabor, odor, cor ou qualidade.

“Impermeável, funciona como uma barreira contra qualquer agente exterior, aumentando o ‘shelf life’, ou seja, prazo de validade, em relação a outros tipos de embalagens”, acrescenta Zampelli. “Essas características, aliadas à estética e à versatilidade, com diversas formas, cores e tamanhos, agregam valor ao produto envasado.”

O vidro se solidificou com conceitos caros à indústria moderna, como sustentabilidade, eficiência e design, e se tornou um dos principais atrativos do setor. “Há muitos cases de marcas que migraram de determinado material para a embalagem de vidro para elevar seu produto a uma categoria superior, premium. O vidro é considerado no ponto de venda um material mais nobre, enobrecendo o produto envasado”, finaliza a especialista.