Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como preparar seu staff para seguir regras e cuidados em restaurantes?

Article-Como preparar seu staff para seguir regras e cuidados em restaurantes?

WhatsApp Image 2021-10-01 at 11.56.13.jpeg
Você sabe como treinar sua equipe para seguir as normas sanitárias em seu estabelecimento? Venha conosco e confira algumas dicas importantes!

Gradualmente, a economia vem dando sinais de recuperação da crise ocasionada em virtude da pandemia de Covid-19. Com a retomada, os restaurantes precisaram desenvolver novas habilidades no time. Afinal, preparar staff é essencial para atender bem os seus clientes.

Treinar equipe do restaurante é fundamental, pois ela precisa estar preparada para atender o público seguindo as regulamentações impostas pelos órgãos de saúde e, é claro, encontrar alternativas inteligentes para fidelizar a clientela.

Para falar um pouco mais sobre como preparar staff para a retomada de uma nova vida social, entrevistamos a proprietária da VA Gestão de Negócios, Vera Araújo. Vamos lá? Boa leitura!

Quais são os principais cuidados que os restaurantes precisam ter em tempos de pandemia?

Vera Araújo acredita que, mesmo que as regras impostas pelas autoridades competentes estejam menos rígidas, ainda é preciso seguir uma série de cuidados.

Por isso, a especialista apresenta algumas dicas com relação aos cuidados que os restaurantes precisam ter em tempos de pandemia. Conheça:

  • seguir os protocolos sanitários, como uso de álcool gel, máscaras, distanciamento social, dentre outros;
  • apostar em uma limpeza cuidadosa, rigorosa e constante em todos os ambientes;
  • exigir a vacinação de todos os colaboradores;
  • usar as tecnologias a favor do restaurante, como o uso de QR Code para cardápios e pagamentos;
  • garantir a individualidade em uso de sachês, azeites, guardanapos, dentre outros.

"É importante salientar que os cuidados que devemos ter com os clientes, também precisa ressoar com o público interno, com o ambiente e com os costumes dos colaboradores”, reforça Araújo.

Qual é a importância de manter a equipe treinada para orientar e cobrar as medidas de segurança dos clientes?

Para que os colaboradores possam atender bem o cliente e cobrar as medidas de segurança, eles precisam estar treinados.

Por isso, os proprietários precisam investir em treinar a equipe do restaurante. Afinal, somente com o desenvolvimento de novas habilidades, os colaboradores poderão promover uma ótima experiência ao público externo, pois haverá uma melhora significativa na qualidade do atendimento.

Araújo acredita que, se não houver o conhecimento necessário, por meio dos treinamentos, não ocorrerá uma mudança de comportamento e hábitos, tampouco de postura.

Então, a especialista destaca: “É preciso investir no desenvolvimento de pessoas para que haja uma verdadeira transformação no ambiente. Os treinamentos são essenciais, pois geram consciência e compromisso”.

Quais são as melhores dicas para preparar staff?

Por fim, Araújo apresenta algumas dicas para preparar o staff dos restaurantes. Veja quais são elas:

  • estabeleça de forma clara e documental todos os procedimentos de higiene e limpeza, assim como os protocolos sanitários dentro da rotina do empreendimento;
  • veja se há possibilidade de investir em algum tipo de punição para os protocolos não cumpridos;
  • invista em treinamentos cíclicos e constantes para a equipe;
  • mostre aos colaboradores que as medidas sanitárias são importantes também para protegê-los — esse sentimento de acolhimento é importante para que eles se sintam valorizados e queiram colocar em prática o conhecimento aprendido nos treinamentos;
  • dê feedback constante para a equipe, tanto dos resultados positivos quanto dos negativos, encontrando sempre novas alternativas para promover um ambiente acolhedor, saudável e satisfatório para todos.

Gostou de aprender mais sobre como preparar staff para a retomada do público nos restaurantes? Se sim, leia também: Equipe engajada é segredo de sucesso de restaurantes

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar