Após mais de duas décadas em Genebra, a Vitafoods Europe inaugurou um novo capítulo em Barcelona, expandindo significativamente sua presença: com 75 mil m² de área e 1.300 expositores (25% a mais que no ano anterior), a edição 2025 do principal evento global da indústria de nutracêuticos e suplementos ocupa agora os pavilhões 3 a 5 do Fira Barcelona Gran Via, na Espanha.

Uma breve análise dos lançamentos e discussões que dominaram os palcos no primeiro dia revela tendências que estão redefinindo o futuro da indústria alimentícia. Destaca-se, por exemplo, o conceito de “food-as-medicine”, uma alternativa aos suplementos sintéticos tradicionais. Aqui entram produtos mais próximos a alimentos do que a medicamentos convencionais. É o caso dos mastigáveis de cálcio lançados pela Seen Nutrition. Denominado Real Food Calcium Chew e com 500mg de cálcio por unidade, é elaborado exclusivamente com ingredientes naturais como tâmaras, minerais do leite, amêndoas e cogumelos.

Nos corredores da Vitafoods, outra tendência que chama a atenção é a personalização nutricional, que oferece suplementos adaptados às necessidades específicas, estilo de vida e perfil genético de cada indivíduo. Diversas empresas apresentam tecnologias e produtos inovadores nesta linha.

Muitas empresas também apostam no futuro dos suplementos – os cogumelos, ainda sem aprovação no Brasil, e a cafeína, além de formas farmacêuticas inovadoras, como os strips.

Merece destaque também a criação da Women’s Health Spotlight, área dedicada exclusivamente à saúde feminina. Soluções para equilíbrio hormonal, fertilidade e bem-estar materno figuram entre os lançamentos que evidenciam a ascensão deste segmento no mercado de nutracêuticos.

Relacionado: Tendências em ingredientes: principais insights da Hi Japan: Vitafoods Europe em Barcelona: ‘food-as-medicine’, suplementos do futuro e personalização nutricional despontam entre as tendências nutracêuticas em 2025

Conhecimento e networking

Além da experiência nos estandes, os visitantes da Vitafoods Europe 2025 podem aprofundar-se nas tendências do setor através de mais de 50 horas de conteúdo distribuídas em quatro arenas gratuitas. Inovações na cadeia de suprimentos, atualizações regulatórias e avanços tecnológicos compõem os cases e sessões apresentados. No dia inaugural, Hannah Lester, CEO da ATOVA Regulatory Consulting de Barcelona, apresentou uma análise detalhada sobre as atualizações do mercado regulatório europeu e os desafios de aprovação ilustrados por diferentes casos práticos.

A Vitafoods Europe é organizada pela Informa Markets, também responsável pela Food Ingredients South America (FiSA) – a próxima edição será de 26 a 28 de agosto no SP EXPO, em São Paulo. Em breve, o Food Connection disponibilizará um e-book completo com as principais tendências da Vitafoods Europe 2025.