Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Food service 2024: fique por dentro das principais tendências para o setor

Article-Food service 2024: fique por dentro das principais tendências para o setor

cafeteria com clientes e balcão vista de cima

Uso de inteligência artificial no delivery, expansão das dark kitchens e sustentabilidade estão na lista de tendências; confira as outras para esse ano. 

Atualmente, o Brasil tem o quinto maior mercado mundial de food service e o potencial de crescimento permanece grande. 

Com uma ampla variedade de opções — abrangendo desde pequenos negócios familiares até grandes redes de alimentação —, o setor se mostra relevante para a economia brasileira, movimentando 208 bilhões em 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Alimentícia (ABIA).

Com o avanço da tecnologia, o novo comportamento do consumidor e o cenário econômico, as mudanças no mercado são notáveis e devem continuar acontecendo nos próximos anos. 

Confira as tendências previstas para o food service em 2024 e antecipe as transformações que podem moldar o setor, ao longo do ano. 

Relacionado: Tendências em food service e sorvetes para 2024

Setor de food service no Brasil: cenário atual

tendencias-Food-Service-1.jpg

Nos últimos anos, o mercado de alimentação fora do lar experimentou um crescimento significativo, principalmente na última década. 

A expansão do setor a nível global, juntamente com o aumento da demanda por conveniência, das inovações tecnológicas e das opções de alimentação rápida, tem sido um grande motor para este desenvolvimento.

Entre 2009 e 2019, o setor de Food Service cresceu 184,2% no Brasil, de acordo com  a ABIA. Essa evolução não se limita ao Brasil; nos Estados Unidos, por exemplo, quase metade das despesas com alimentos são destinados ao food service. 

Em 2020, no entanto, o segmento foi gravemente impactado pelas restrições à circulação de pessoas, o que provocou o fechamento de diversos bares e restaurantes. Assim, naquele ano, foi registrada uma retração de 27,5% no faturamento. 

O cenário começou a mudar em 2021, quando os gastos com comida fora de casa representaram 164,4 bilhões, significando uma alta de apenas 12% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto Food Service Brasil (IFB). No ano seguinte, em 2022, o gasto total foi de 216,2 bilhões — 28% acima do verificado em 2021. 

Em 2023, dados do estudo “Pesquisa Alimentação Hoje: a visão dos operadores de food service”, realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), pela consultoria Galunion e pela Abia, revelaram que no primeiro semestre do ano, 88% das empresas do setor registraram faturamento igual ou superior ao registrado no mesmo período em 2022.

Dentro desse escopo, 65% afirmaram ter obtido lucro nos seis primeiros meses de 2023, enquanto 28% relataram possuir dívidas a serem quitadas, o que repercute nos rendimentos da operação.

Para 2024, espera-se que o mercado se mostre mais estável e caminhe rumo à recuperação gradual atrelada à retomada da economia. 

Relacionado: A importância da experiência do cliente no setor de food service: como criar ambientes e serviços que encantam e fidelizam os consumidores

Tendências do food service para 2024

A pandemia trouxe desafios significativos para o setor, mas também acelerou a digitalização e a adoção de novos modelos de negócios. As dark kitchens e o delivery, em particular, ganharam destaque.

O alcance do delivery no Brasil saltou de 80% em 2020 para 89% em 2022, e o número de pessoas que pedem comida uma vez por semana aumentou de 28% em 2020 para 32% em 2022, de acordo com a Kantar. 

Essa tendência de crescimento é acompanhada por uma maior incorporação de tecnologia, que promete otimizar custos, melhorar a qualidade do atendimento e impulsionar a inovação no setor.

Expansão das dark kitchens

As dark kitchens — ou cozinhas fantasma, como também são chamadas — permanecem como um tema central nas discussões sobre o mercado de food service. 

Elas representam uma opção atrativa para estabelecimentos que se concentram exclusivamente em serviços de entrega, abrangendo mais de um terço dos restaurantes do iFood em São Paulo, segundo pesquisa feita pela Unicamp

Além disso, de acordo com informações divulgadas pela Statista, o mercado global das cozinhas para delivery deve atingir 112,53 bilhões de dólares até 2027. 

Assim, espera-se que esse modelo de negócio se mantenha em destaque no país em 2024.

Uso de inteligência artificial e outras tecnologias

tendencias-Food-Service-2.jpg

O uso de IA e outras tecnologias emergentes, está se tornando cada vez mais prevalente no setor de food service, e espera-se que essa tendência continue a crescer em 2024. A IA está transformando o setor de várias maneiras, desde a otimização de processos até a personalização da experiência do cliente. 

O autoatendimento, por exemplo, é uma tendência que ganha força a cada ano, com consumidores que desejam a conveniência de fazer seus próprios pedidos, o que também reduz erros nesse processo.

No contexto das dark kitchens, as ferramentas tecnológicas permitem que os pedidos de entrega sejam digitalizados e integrados ao sistema de gestão do estabelecimento, garantindo maior controle, agilidade e adaptação às necessidades dos consumidores modernos.

Relacionado: Tecnologia e inovação: Dez soluções para o food service

Sustentabilidade

A sustentabilidade se mantém como uma das maiores preocupações para o setor de alimentação fora do lar e demais segmentos neste ano. 

Isso porque, nos últimos anos, os consumidores estão se mostrando cada vez mais interessados em como os alimentos são produzidos, processados e entregues, buscando garantir que suas escolhas alimentares tenham um impacto positivo no meio ambiente.

Os restaurantes respondem a essa demanda com estratégias para reduzir o desperdício de alimentos e minimizar o impacto ambiental de suas atividades. Isso inclui o uso de ingredientes orgânicos, fontes de energia renováveis, destinação adequada para resíduos sólidos, uso de embalagens biodegradáveis, entre outras ações.

Assim, com a continuidade dessas tendências, o setor de food service está se posicionando para um futuro ainda mais promissor, no qual a tecnologia e a mudança nos padrões de consumo continuarão a desempenhar papéis importantes. 

Para se aprofundar nessas tendências e compreender como elas podem impactar o seu negócio, faça o download do e-book “Tendências em food service e sorvetes para 2024”. Nesse material, você encontrará análises detalhadas sobre cada tendência, além de um panorama completo sobre o mercado de sorvete para esse ano.

 

LEIA MAIS

  1. [Ebook] Fispal Sorvetes: soluções em ingredientes, equipamentos e processos
  2. Como a tecnologia contribui na operação do restaurante
  3. Panorama da adesão de novas tecnologias no food service
  4. Gestão no food service: Operações eficientes e ágeis para expandir
  5. Dark Kitchen: soluções e desafios para entrar nessa nova tendência
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar