O ITPC (Indonesian Trade Promotion Center) é um braço do Ministro do Negócio da Indonésia que junto a representantes do Ministro, do governo e do Embaixador da Indonésia no Brasil, realiza importação e distribuição de produtos. Durante a Fispal Food Service 2023, ao todo, oito empresas participaram do evento.
O principal objetivo é estabelecer parcerias com grandes distribuidores e importadores para expandir a comercialização de produtos indonésios no Brasil. Embora o foco seja em bebidas e alimentos com sabores típicos da Indonésia, o estande do ITPC apresentou uma variedade de opções, que vão desde frutas secas sem açúcar e embalagens para alimentos até o tradicional “Indomie” macarrão instantâneo, da Indofood.
De acordo com uma das representantes do ITPC São Paulo, uma das metas é desmistificar as más experiências associadas à compra de produtos asiáticos. Ela ressalta que muitas empresas brasileiras enfrentam insatisfações ao se conectarem com empresas não legalizadas.
“Somos uma ponte intermediária entre empresas brasileiras e da Indonésia. Muitas querem importar e acabam tendo experiências ruins pesquisando pela internet e desistem de transações com o nosso país”, afirma.
Ela destaca que todos os produtos disponibilizados possuem certificação e já são clássicos em seu mercado de origem. Com embalagens atrativas, a maioria desses produtos oferece diferentes experiências de sabores, como os snacks de ovo e as frutas tradicionais da Indonésia, como a Durian, que possui semelhanças com a jaca brasileira.
Entre os itens que despertam maior interesse dos compradores, destaca-se a nata de coco, que é amplamente procurada por empresas que a utilizam como matéria-prima para a fabricação de alimentos infantis. No entanto, enfatiza: “Se você nos procurar querendo unidades, não conseguimos atender. Trabalhamos apenas com a venda de grandes quantidades”.
Para as empresas indonésias participantes da Fispal Food Service, o ITPC desempenha um papel significativo na promoção do comércio bilateral entre o Brasil e a Indonésia, facilitando a entrada de produtos no mercado brasileiro. O que contribui para o estabelecimento de parcerias entre empresas dos dois países.
LEIA MAIS
- Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 reúnem mais de 52 mil visitantes
- De Chicago para a Fispal Food Service: Tendências em alimentos
- Como o food service se beneficia com ações de sustentabilidade?
- “A gente trabalha para aumentar a vida média dos estabelecimentos”, diz presidente da Abrasel sobre parceria com a Fispal
- Conexões Foodtechs: soluções em tecnologia na Fispal Food Service (foodconnection.com.br)