Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Food Service

Conexões Foodtechs: soluções em tecnologia na Fispal Food Service

Article-Conexões Foodtechs: soluções em tecnologia na Fispal Food Service

Conexões Foodtechs soluções em tecnologia na Fispal Food Service.png
A atração Conexões Foodtechs acontece nos quatro dias de evento, em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR)

A automatização de processos no mercado de alimentação fora do lar é um dos destaques da Fispal Food Service. Com uma grade para todos os dias, o Conexões Foodtechs, em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), traz soluções desde ferramentas para gestão de negócios a otimização no atendimento ao cliente. O projeto cria um ambiente de trocas entre operadores e empresas de tecnologia da área.

“Nos estabelecimentos do setor, a tecnologia está atrelada à redução de custos, simplificação dos processos e melhor gestão do negócio, entre outros pontos. O Conexões Foodtechs atua junto à nossa iniciativa do Serviço de Desenvolvimento do Mercado, contribuindo para que os empreendedores consigam alcançar uma sustentabilidade econômica e operacional”, conta Daniel Corigliano, show manager da Fispal Food Service.

Soluções

Em transporte end to end, a Arado propõe redução da distribuição em grande escala, custos e emissão de poluentes, com uma solução que integra gerenciamento de estoques e distribuição. Segundo Bruno Menegatti, “o foco é viabilizar que pequenos produtores do campo estejam conectados a grandes polos nas cidades”. 

Já a Uber Direct aposta em sua capilaridade para entregas expressas e também agendadas, por meio do gerenciamento de itens transportados a partir de uma consultoria a restaurantes. “Podemos propiciar a integração ao sistema de vendas do estabelecimento e automatizar as entregas, sejam elas para distribuidores ou consumidores”, destaca Bárbara, representante da marca na área de exposição – que afirma ser essa também uma aposta no delivery do futuro.

Para a Falaê!, ainda é um desafio a implementação de novas ferramentas para pequenos e microempreendedores. Neste sentido, a simplificação de processos bem como o desenvolvimento de estratégias têm ganhos expressivos a partir da utilização de ferramentas de gerenciamento de dados em tempo real. "Inclusive, os pequenos e microempreendedores são muito beneficiados já que acumulam múltiplas funções em suas rotinas”, destaca Filipe Falcão.

A Oracle, atuante em tecnologias para PDV’s de restaurantes, apresentou soluções na nuvem com foco em inventário de administração e acompanhamento integrado de lojas. Yara Santos, do Time de Pré-Vendas, afirma que o mercado de tecnologia apresenta apenas soluções pontuais para o setor de alimentos e bebidas: “O Symphony oferece otimização no gerenciamento dos pedidos independente da plataforma utilizada. Possibilita a gestão de pratos e processos na cozinha, e por ser exclusiva Oracle, é a solução mais robusta e estável do mercado”.

Ainda no campo de gerenciamento, a Alterdata apresenta o Spice Software. Ideal para restaurantes, padarias e delivery, permite controle de mesas e de estoque, análises de preço e gestão de lucros. “É uma visão 360º para o dono. Ele recebe relatórios por meio dos sistemas integrados de acordo com a sua necessidade”, diz Ednaldo Costa, Consultor de Soluções em São Paulo. 

O passo anterior aos processos de venda é o foco da Cota&Compras. Márcio Black, Sócio-Fundador da empresa, explica que a cotação com distribuidoras são algumas das principais dores em food service: “Quanto mais você cota mais você compara e encontra melhores preços. A cotação é feita por mensagens, é lançada no Excel, muitas informações são perdidas”. A marca criou um sistema de gestão de compras que cadastra o produto e, a partir disso, o sistema cruza dados e realiza contatos.

A Frubana, empresa de tecnologia em varejo e atacado, indica seu serviço de supermercado e distribuidora. Com suporte de dados de comportamento de compra, realiza entregas em até um dia útil com o objetivo reduzir o acúmulo de estoques e desperdício, aliando praticidade a bons preços. “Temos preços de 1% a 5% melhores que o atacadista mais barato do dia. Possibilitamos agendamento para até cinco dias e atendimento multicanal”, expõe Pepe Monte, Gerente Nacional.

Soluções em Inteligência Artificial também podem ser vistas no setor de expositores, com a Anota AI. O robô desenvolvido se comporta como um atendente humano e o cliente ainda tem a possibilidade de personalizar o perfil de atendimento que deseja receber. André Fehrenbach, Coordenador de Marketing de Parcerias, explica que além de oferecer todo acompanhamento do pedido ao cliente, permite que a loja fique apenas em stand by, já que a IA realiza cadastros, envio de cardápio e até mesmo captação de leads: “Nossos diferenciais são a humanização da automação e adicionais únicos, como: recuperador de vendas não concluídas e envio de mensagem para clientes há muito tempo sem comprar.

Daniel Jorge Assis, do Sheridan Restaurante, de Belo Horizonte (MG), veio ao evento em busca de melhorar sua operação: “O restaurante está passando pela tão esperada reformulação. Não poderia fazer isso sem antes melhorar as condições para a equipe executar suas atividades”. Para ele, que se interessou pela automação da experiência de pagamentos oferecida pela qlub, a reestruturação de processos é fator essencial antes de retomar o delivery, pausado há seis meses por dificuldades na administração.

Palestras

Palestras Conexões oodtechs.png

Neste segundo dia de evento, um cronograma de palestras que permitiu aos visitantes entenderem melhor a importância e o impacto da tecnologia no setor, além de conhecerem as empresas expositoras que atuam nesse segmento e oferecem soluções inteligentes para o ramo de restaurantes.

“Este ano estamos estreando o Conexões Foodtechs, onde trazemos diversos parceiros de tecnologia para discutir transformação digital dentro no nosso setor. Desde a pandemia, esse tema tomou uma proporção enorme e agora está aqui dentro da Fispal para que esses gestores também saibam como melhorar margens, indicadores e performance dos seus negócios e do seu relacionamento com o cliente”, declarou Fernando Blower, diretor executivo da ANR.

Para ele, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes promovem o encontro de fornecedores, indústrias, donos de restaurantes e demais profissionais do setor, que vêm para entender o que está acontecendo em tendências, novidades, produtos e equipamentos. “É fundamental construirmos um cenário onde esses gestores tomem suas decisões e façam os bares e restaurantes do Brasil crescerem cada vez mais”, concluiu.

Logo na abertura do Conexões Foodtechs, o chef Raphael Despirite falou sobre a Suflex, empresa fundada por ele em 2019 a partir de uma carência de automatização e otimização de processos internos da cozinha, que normalmente são realizados à mão. Segundo Raphael, que está pela primeira vez na feira, a Fispal é uma “oportunidade gigante de reunir a galera da gastronomia num interesse comum, além de criar networking”.

Como transformar o atendimento em experiência e encantar clientes para vender mais foi outro tema que atraiu diversos visitantes ao espaço Conexões Foodtechs.  O tema foi abordado pelo dono da solução de pesquisa de satisfação para negócios, Bernardo Netto, que destacou a crescente exigência do consumidor. Segundo ele, 40% das empresas deixarão de existir se não investirem na experiência do cliente.

Bernardo reforçou que entender a jornada do cliente é extremamente importante, desde a apresentação do negócio nas redes sociais até o pós-venda. Para Bernardo, a Fispal é um importante meio de conexão para seu negócio: “É a minha primeira vez como expositor e aqui eu posso me conectar com o mercado e gerar autoridade para a marca”.

Um dos visitantes que acompanhou a palestra de Bernardo Netto, Juliano Carvalho, dono da cafeteria Efreela, declarou a felicidade em participar da feira e o quanto ter um espaço como o Conexões Foodtechs é inovador. Ele contou que já participa da Fispal Food Service há três anos e que gosta tanto que pretende expor sua marca na próxima edição: “O evento é grande, traz bastante visibilidade, faz muito sentido colocar um estande nosso no ano que vem”.

[Food} Banner INGO 600x200px.png

Serviço 

Data: 13 a 16 de junho de 2023 
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 19h 
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP 
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil 

Os ingressos estão disponíveis em três categorias - inteira, meia e solidária (com doação de 1 quilo de alimento não perecível por pessoa).

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar