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De Chicago para a Fispal Food Service: Tendências em alimentos e bebidas

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Sebrae SP apresenta boas práticas identificadas em negócios de sucesso; saiba mais!

Gestão de inovação, produtos e serviços é tema central no Espaço Sebrae SP, na Fispal Food Service 2023. Após uma imersão com empreendedores, na NRA Show 2023, em Chicago, o Sebrae trouxe para a feira as principais tendências em food service.

Michelle Melo, Gestora Estadual de Projetos de A&B, enfatiza que operações modernas e descomplicadas são o ponto alto no setor. Confira a seguir as tendências apontadas pela especialista.

ESG

Tema presente em diversos espaços da Fispal Food Service, ESG (Ambiental, Social e Governança – do inglês Environmental, Social, Governance) foi apontado por Michelle como  fundamental para o desenvolvimento organizacional: “Equipes são ativos e pluralidade não pode faltar. É preciso começar a pensar em cenários futuros para que os colaboradores tenham o mesmo propósito”.

Quanto à sustentabilidade, os clientes querem saber de onde vem o que estão consumindo e demonstram preferência por embalagens sustentáveis ou orgânicas. As visitas técnicas do Sebrae, mostraram que essas escolhas comunicam ao cliente o posicionamento da marca sobre questões indispensáveis na atualidade.

Experiências devem ser foco de atenção

Uma dica para ambientes físicos é a construção de projetos harmônicos e a integração equilibrada entre automação tecnológica e atendimento humanizado. A análise apresentada evidencia a importância de gerir colaboradores para o desenvolvimento de autonomia e habilidades de manuseio dos equipamentos. 

Michelle deixa o alerta para a importância de múltiplos canais de atendimento, além de espaços que se complementam: “A tendência é agregar soluções em compra e serviços. Por exemplo ‘eu vendo sushi e vendo o peixe, produzo a massa e vendo a farinha. Ofereço praticidade’”.

Diversidade de produtos e soluções 

Variedade de itens é requisito para atender diferentes demandas, mesmo que poucas unidades de muitos produtos. Entre as dicas apresentadas está a adaptação dos serviços já ofertados. Como agregar opções que atendam veganos e vegetarianos, criar cardápio sazonal como diferencial e unir self service a take away (formato “pegue e leve”).

O cliente quer se enxergar no seu negócio 

 “A Starbucks Reserve Roastery, no centro comercial de Chicago, é um exemplo de estratégia de regionalização”, destaca Michelle Melo. Foi identificado que para que haja pertencimento entre cliente e estabelecimento, a identidade local deve ser trabalhada.

Outro ponto importante trabalhado pelo Sebrae SP é ir além das expectativas com a promoção de experiências únicas  que despertem os sentidos ou que afloram sentimentos.

 

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