Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Uma revolução no setor Sorveteiro

Article-Uma revolução no setor Sorveteiro

Uma revolução no setor Sorveteiro.png
Conheça as campanhas da Abrasorvete para estimular o crescimento do setor: Dia do Sorvete sem Imposto e Projeto 50 em 10; saiba mais neste artigo do presidente da associação.

*Por Martin Eckhardt, Presidente da ABRASORVETE

Em 2020, fundamos a Abrasorvete com a missão de transformar o setor de sorvetes e gelados comestíveis no Brasil. Acreditamos que o sorvete é mais do que apenas um produto, é uma paixão que une pessoas de todas as idades e classes sociais.

Com mais de 200 empresas associadas e representantes de diferentes segmentos da indústria, nos tornamos uma fonte confiável de informações e uma voz unificada para o segmento.

Unimos o setor sorveteiro e toda sua cadeia produtiva para o benefício coletivo. Independentemente do tamanho – pequeno, médio ou grande –, todos são bem-vindos, sejam eles sorveteiros, fornecedores ou entidades representativas do setor.

Juntos, buscamos promover a troca de ideias, informações e sugestões para o desenvolvimento, qualificação e profissionalização do setor sorveteiro no Brasil. A Abrasorvete nasceu da sede de mudança, renovação e representatividade, com o propósito inabalável de valorizar nossos associados.

Relacionado: Consumo de sorvetes no Brasil: expectativas para 2024

Dia do Sorvete sem Imposto

Dentre as ações de destaque da Abrasorvete, temos a campanha "Dia do Sorvete sem Imposto". Em 2022, lançamos essa campanha em nível nacional com o objetivo de conscientizar a população sobre o impacto dos tributos no produto, chegando a cerca de 35%, variando de estado para estado.

Há anos, o consumo per capita de sorvete no Brasil permanece estagnado, em nítido contraste com os índices de países vizinhos, da América do Norte e até mesmo da Europa, onde o frio predominante não impede um consumo substancialmente maior.

A campanha foi um sucesso e contou com o apoio das associações regionais, abrangendo um total de 13 estados que aderiram ao movimento.

A mobilização foi muito positiva porque mostrou mais uma vez o peso da alta carga tributária incidente no setor e comprovou a influência do produto mais acessível nas vendas com um incremento de no mínimo 50% na comercialização por parte das empresas. Isso está diretamente relacionado ao valor do sorvete, que vendido sem os 35% de imposto ficou muito mais acessível aos consumidores.

Relacionado: Tendências em food service e sorvetes para 2024

Projeto 50 em 10

consumo de sorvete.png

Sendo o Brasil um País tropical, forte no setor de agronegócio, na produção de frutas e outros insumos, consideramos o consumo per capita do sorvete no Brasil muito baixo em relação aos outros países.

Baseado nisso, em junho de 2023, lançamos o projeto "50 em 10", com o objetivo ambicioso de aumentar em 50% o consumo de sorvetes em um período de 10 anos e estamos trabalhando na estratégia junto a outras entidades, como a CNI, Sebrae, SENAI, SENAC, Fispal, ABRAS, entre outras, para consolidar essa campanha e impulsionar o crescimento sustentável do setor como um todo.

O último estudo da Euromonitor, realizado em 2023, revelou que o mercado de sorvetes no Brasil representa 380.9 milhões de litros em volume e R$16.5 bilhões em valor.

Diante do constante crescimento do mercado e perspectivas positivas, a previsão é de que em 2028 as vendas alcancem R$20 bilhões em nosso País. E, para que esse cenário se consolide, acreditamos que são necessárias mudanças significativas no sistema tributário e no chamado "Custo Brasil".

A redução de impostos e a melhoria do ambiente de negócios são fundamentais para tornar o sorvete mais acessível à população, estimulando um consumo mais expressivo.

Nós, da ABRASORVETE, unidos e comprometidos com a paixão pelo sorvete, continuaremos a trilhar esse caminho de transformação.

Martin Eckhardt, Presidente da ABRASORVETE (2).jpg

*Martin Eckhardt é Presidente da ABRASORVETE – Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis

 

LEIA MAIS

  1. Como montar uma fábrica de sorvetes para revenda
  2. Onda de calor impulsiona venda de sorvetes; saiba como aproveitar o momento
  3. Exemplos de Inovação em Produtos na Indústria de Sorvetes
  4. Indústria de sorvete: guia completo sobre o mercado da sobremesa gelada
  5. Dia do Sorvete: panorama e insights sobre a indústria sorveteira
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar