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Relatório NutriConnection traz as tendências de alimentação saudável para 2023

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Relatório NutriConnection traz as tendências de alimentação saudável para 2023.png
Conheça as principais tendências da indústria de alimentos, do mundo corporativo e da sociedade. Tenha acesso ao relatório completo e inscreva-se no Q&A com especialistas da NutriConnection.

Sabemos que muitas empresas buscam por inovação e novidades no mercado de alimentação por serem pontos importantes para direcionar as marcas do mercado, assim como dimensionam um olhar meticuloso diante das expectativas e demandas do consumidor. O Relatório Tendências em Alimentação Saudável 2023 da NutriConnection traz isso.

Durante 3 anos consecutivos, a NutriConnection traz ao mercado um documento completo que projeta o futuro no presente. Aqui lhe apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o Relatório de Tendências 2023.

O que é o Relatório de Tendências NutriConnection?

Diariamente nos questionamos como será amanhã, daqui um mês, um ano ou até mesmo 10 anos. Ficamos nos perguntando, o que esperar do futuro?

Quando o tema é alimentação saudável, apesar de muitas coisas serem faladas, o cenário ideal é que exista algum lugar que consiga juntar todas as informações e crie uma lógica por trás de todos os insights.

É pensando nisso que desde 2021 a NutriConnection desenvolve o Relatório de Tendências, um documento completo escrito por pessoas com experiência no setor e conhecimento científico, informando o que, por que e – o mais importante –, como, usando exemplos do mundo real.

Indústria de Alimentos

Podemos dizer que a indústria de alimentos está em constante evolução e modernização para atender às necessidades dos consumidores.

Contudo, é importante para as empresas de alimentos modernizarem seus produtos para se manterem relevantes no mercado e para oferecer produtos mais saudáveis e nutritivos aos consumidores.

Certamente, isso significa a utilização de ingredientes mais naturais e saudáveis, assim como novas tecnologias de processamento de alimentos para garantir que os alimentos estejam frescos e seguros.

  1. Suplementos: um grande destaque foi o aumento no consumo de suplementos e pós, devido a alta busca por atletas, frequentadores de academias, entre outros tipos de consumidores. Um dos cases que o relatório trouxe foi a Athletica Nutrition, que possui diversos sabores de Whey Protein, até Whey Vegano.
  2. Alimentos funcionais: no nosso repertório de Alimentos Funcionais, vejam que até mesmo um sorvete pode ter o viés de funcionalidade. Com uma inovação bem interessante, a proposta da Nightfood é trazer uma sobremesa que ajudaria a dormir melhor.
  3. Proteínas: o exemplo que temos de proteínas são as bebidas proteicas gaseificadas (como um refrigerante). No Brasil, temos um exemplo da empresa Pronutrition e sua bebida com maior proteína por ml do mercado. Ela é uma bebida fácil de ser ingerida, saudável e saborosa.
  4. Bióticos: quando o assunto é conhecer o universo de bióticos, a NutriConnection é referência. Nesta seção, trazemos à tona a Lil’ Goodness, empresa indiana que lançou seu Prebiotic Break Shake. Vem pronto para servir, nutritivo, com proteínas naturais do leite, aveia e fibras prebióticas naturais. Portanto, o conceito é garantir um início de dia saudável com doses regulares de nutrientes essenciais para aumentar a imunidade.
  5. Food Service: o relatório traz um exemplo moderno de restaurantes 100% robotizado. Foi inaugurado o primeiro fast food robotizado no mundo, o Bionicook, que fica no Brasil, no aeroporto de Guarulhos (SP) e possui 18 opções de lanches e 15 tipos de bebidas.
  6. Regulatório: também falamos da rotulagem frontal, assunto para pauta dos próximos anos, uma vez que essa é a principal alteração na rotulagem e tem por objetivo informar ao consumidor os produtos que contém ingredientes críticos que em excesso e podem prejudicar a saúde. Nesse sentido, a NC trouxe as soluções da Vogler.

Mundo Corporativo

Constantemente, as empresas recorrem a práticas mais sustentáveis para melhorar os aspectos gerais da sociedade, assim como melhorar o próprio negócio.

Sobretudo, essa seção mostra que a capacidade de inovar é uma das exigências do mercado para manter a competitividade dos negócios.

Novamente, passamos por um ano desafiador, isso trouxe a necessidade de que os processos da indústria, da corporação e até mesmo da sociedade reforçassem a digitalização para o mercado de alimentos.

Podemos ver também diversas startups com ideias e propostas totalmente inovadoras. Observamos isso através da ampliação da carne cultivada em laboratório. Segundo a Good Food Institute, são mais de 70 empresas e startups no mundo todo com foco nessa área de pesquisa e desenvolvimento. Um exemplo é a Aleph Farms, localizada em Israel e criada pela empresa de alimentos Strauss Group.

Sociedade

A pós-covid (também conhecido como long covid), segundo a OMS, pode ser definida como uma “doença” que ocorre em pessoas que já foram infectadas. Geralmente, após 3 meses do início da covid, o paciente ainda possui sintomas e efeitos que duram pelo menos dois meses.

Os efeitos podem ser de médio a longo prazo, como fadiga, disfunção cognitiva, queda de cabelo, dores musculares, depressão ou ansiedade, entre outros que ainda estão sendo estudados.

Nesse sentido, as empresas de alimentos e ingredientes já começam a se movimentar para criar produtos que consigam remediar esses efeitos da doença. Por exemplo, uma das soluções percebidas é tratar as possíveis disfunções cognitivas. Essa condição faz referência a tudo o que está relacionado com a saúde cerebral, como problemas de confusão, esquecimento ou falta de foco mental e clareza.

Uma solução são com nootrópicos (as smart drugs), capazes de aumentar o foco e melhorar a memória do indivíduo. A Prontrition desenvolveu o produto Head Shot, que possuí cafeína, fosfotidilserina e colina como seus principais ativos.

Além disso, houve um aumento da procura por suplementos para queda de cabelo. Dessa forma, a AQIA (empresa que se dedica com cuidados com cabelo e suplementos alimentares) possui diversos ingredientes para ajudar no desenvolvimento de produtos com foco na queda de cabelo e entre outros.

Metaverso

No último ano, notícias sobre o novo conceito do metaverso multiplicaram o interesse sobre o tema. No universo da alimentação, não seria diferente.

A Coca-Cola subverteu a ideia de que montar uma loja no metaverso pode ser complicado, especialmente para marcas que estabeleceram sua presença em bens de consumo. A empresa de bebidas lançou uma coleção NFT com a plataforma OpenSea. A ação criou uma caixa de Itens denominada Amizade da Coca-Cola que contém ativos da marca que podem ser usados ​​pelos avatares.

Como obter o relatório completo?

Faça seu credenciamento gratuito na Plataforma Digital FiSA Xperience e acesse o Relatório Alimentação Saudável 2023. No dia 27 de fevereiro, às 10h, especialistas da NutriConnection e do setor alimentício apresentam o estudo em uma sessão de perguntas e respostas no evento digital Q&A da Food ingredients South America.  

Conheça os especialistas que irão participar da próxima sessão do Q&A:

  • Ary Bucione: Fundador da NutriConnection. Inovação em funcionais, 45 anos no mercado de alimentos. Especializado em desenvolvimento de negócios e regulatório. Engenheiro de Alimentos (UNICAMP), MBA Administração (FGV), Governança Corporativa (IBGC), Six Sigma: Green Belt. Presidências: ILSI Brasil, ABIAM (Associação dos Aditivos) e ABIAD (Associação dos Suplementos Alimentares). Conselheiro da ABIA (Associação da Indústria de Alimentos).
  • Valkiria Assis: Consultora de Assuntos Regulatórios e Científicos da NutriConnection. Nutricionista pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Pós-graduanda de Nutrição Materno Infantil; Pesquisadora de Iniciação Científica FAPESP e CNPq (2018-2021).
  • Damaris Schabuder: Diretora Executiva da ATARA, Revista Digital e Assessoria de Marketing de Alimentos. Cientista social especializada em antropologia da alimentação, profissional da alimentação há 10 anos.
  • Carla Bartels: Nutrição e Marketing com enfase em Negócios Sustentáveis da SPRIM Global.
  • Fábio Ferrolho: Engenheiro de Alimentos especialista em Aromas e Ingredientes da Diverembal. 25 anos de carreira comercial desenvolvida na Indústria de aromas em empresas como Mane Fills, Vittaflavor, IFF e Duas Rodas. Atualmente atua no Mercado Português na empresa Diverembal, tem uma rúbrica diária no Linkedin chamada "O Fantástico mundo dos Aromas" e é colaborador na Newsletter mensal da NutriConenction. 
  • Renata Shimizu: P&D para Food Service da Memo Eating.

As edições anteriores do Q&A e os respectivos White Papers estão disponíveis no FiSA BrainBOX, um espaço exclusivo para profissionais que atuam em P&D, Marketing e Regulatório. Acesse aqui e conheça todas as vantagens de fazer parte desta comunidade.

Confira também outras tendências de consumo em anos anteriores.

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