*Por Helcio Ribeiro, VP de Operações da Kraft Heinz Brasil
Quem vive a rotina da linha de produção sabe: a excelência na operação não é só sobre máquinas ou processos otimizados. Para mim, que respiro esse ambiente há anos, a verdadeira transformação acontece quando a cultura operacional e a jornada de felicidade das pessoas se encontram. Na Kraft Heinz, compreendemos que um produto de alta qualidade ou um processo eficiente são o reflexo direto de um time que se sente valorizado, seguro e engajado. É a energia de cada colaborador que, todos os dias, transforma a fábrica em um lugar de resultados e inovações, pois na nossa cultura, todos sabem que são donos.
Tudo começa no primeiro contato, no senso de pertencimento. Na nossa operação, investimos pesado para que cada um se sinta seguro – e não falo apenas dos equipamentos de proteção, mas da segurança de poder exercer o seu trabalho com confiança. Queremos que todos os colaboradores sintam que podem levantar a mão, tirar dúvidas, apontar um risco, sugerir ideias e se permitir crescer sem medo e sobrecarga física e emocional. Essa liberdade para contribuir e aprender é o oxigênio que impulsiona o dia a dia e nos permite ir além do básico, criando um ambiente onde a felicidade e a resiliência se tornam intrínsecas ao dia a dia.
Uma cultura forte se manifesta nas interações diárias e na forma como a liderança se faz presente. É na maneira como um problema é resolvido em equipe, no apoio mútuo durante um pico de produção, ou nas simples trocas do dia a dia, que a “jornada da felicidade” ganha forma. Na Kraft Heinz, entendemos que precisamos nos dedicar a criar espaços de convivência e diálogo, um cuidado genuíno com o bem-estar de cada colaborador que transforma o trabalho em um lugar onde as pessoas querem estar, dar o seu melhor e indicar para outros amigos e familiares, pois identificam na empresa uma cultura viva e forte.
Essa conexão com a cultura e o propósito da companhia faz com que todos entendam o papel vital das operações e se sintam parte fundamental de um objetivo maior. Quando as pessoas se conectam com a missão da Kraft Heinz e encontram felicidade em seu ambiente de trabalho, elas se tornam naturalmente resilientes, capazes de absorver os momentos bons e os desafios mais duros da companhia. Essa resiliência cultural protege nossas operações e colaboradores, garantindo que o time permaneça engajado, feliz e produtivo mesmo diante de adversidades.
Um exemplo concreto disso é o nosso Programa de Assistência ao Empregado, onde a Kraft Heinz oferece suporte psicológico a qualquer momento que precisar, inclusive para dependentes de nossos colaboradores. Esse programa já gerou resultados bem positivos: na unidade de Nerópolis, mais de 280 atendimentos em 2024 resultaram em 97% dos colaboradores relatando sensação de segurança e conforto no ambiente de trabalho.
A importância desse cuidado com o time é corroborada por pesquisas, como a do Relatório de Sustentabilidade Humana e Produtividade Consciente no Trabalho em 2024, que avaliou mais de 700 pessoas de 20 estados brasileiros, realizado pela Reconnect e Pin People, que mostra que dois em cada três trabalhadores brasileiros consideram mudar de emprego para melhorar o bem-estar, mesmo com salário igual ou até menor. Isso demonstra que um ambiente focado no bem-estar não é apenas um diferencial, mas uma necessidade estratégica para atrair e reter talentos, e é exatamente isso que a Kraft Heinz tem alcançado por olhar com cuidado para o seu colaborador.
Por isso, a busca pela excelência na operação está intrinsecamente ligada à voz e ao desenvolvimento de cada um. Acreditamos que as melhores ideias nascem de quem está com a “mão na massa”. Esse empoderamento, combinado com treinamentos que expandem as habilidades e horizontes, é a força motriz para a melhoria contínua e crescimento de cada profissional.
Quando todos esses elementos – segurança, propósito, comunicação, empoderamento e desenvolvimento – se alinham, a fábrica não é só um lugar de produção; ela se torna um ambiente de inovação constante, de resiliência e de alta performance. É ali que nascem as soluções criativas para os desafios do mercado, e onde o time se sente parte fundamental de algo maior.
Não se trata apenas de entregar um produto, mas de construir um legado com pessoas realizadas.

*Helcio Ribeiro, diretor de operações da Kraft Heinz Brasil. Engenheiro de formação, Helcio construiu sua carreira na Ambev antes de assumir a posição de VP de Operações na Kraft Heinz Brasil. Helcio foi o líder responsável pela planta de Nerópolis em 2022 e, em 2024, assumiu a liderança de Operações e Supply Chain a nível Brasil.