Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

2022: É tempo de inovar e evitar desperdícios para enfrentar as dificuldades

Article-2022: É tempo de inovar e evitar desperdícios para enfrentar as dificuldades

2022 Mais um ano difícil para o setor de bares e restaurantes.jpg
Os gestores do food service precisam se preparar para enfrentar essa nova realidade de mercado. Será um ano desafiador, afirma Percival Maricato.

Temos que falar da nova realidade e assim prevenir a todos que, sendo um ano difícil, os empresários têm que se preparar para enfrentar dificuldades. A gestão tem que estar mais atenta do que nunca: economizar, evitar desperdício, inovar, fazer marketing agressivo, investir na cultura interna, procurar por fornecedores alternativos se for preciso e ter em mente que precisa mais que nunca dos clientes.

Após a tragédia da pandemia de covid-19 em 2020 e 2021, os empresários de bares e restaurantes que sobreviveram tinham esperanças de que 2022 seria um ano de recuperação.

A portaria do Ministério da Economia que desrespeita o teto de gastos constitucional é desgastante e resulta em insegurança jurídica e econômica, além de desestimular investimentos.

Quanto à inflação, continua violenta, especialmente na área de alimentos. Há aumento desmesurados de energia, óleo, gás, dólar, juros, todos a impactar os custos dos serviços de alimentação fora do lar.

Na outra ponta temos um consumidor lesado, com renda reduzida, desempregado ou com medo do desemprego e famílias endividadas. Assim, fica impossível a transferência dos altos custos para os preços dos cardápios, obrigando os gestores a fazerem mágica para continuar de portas abertas.

É relevante, nessa situação dramática, lembrar que seus reflexos são muito mais contundentes para as mais de 50% das​ empresas que ainda não conseguiram pagar suas dívidas acumuladas no período de pandemia com locadores, bancos, fornecedores, trabalhadores, distribuidores de energia, fiscos municipais, estaduais e federais.

E que o Presidente da República, que admitiu tantos benefícios no final do ano (desoneração da folha para 17 setores da economia que não empregam tanto como o setor de bares e restaurantes, entre outros), vetou justamente o projeto de lei aprovado no Congresso que previa repactuação de pagamento de tributos das pequenas empresas, o que permitiria às endividadas se manterem no SIMPLES.

Some-se finalmente o fato de ser 2022 um ano de eleições, sempre com movimentações atípicas, além do risco de termos instabilidade política, o que também afasta investimentos.

A favor do setor temos sua valorização durante a pandemia, como local de encontro de amigos e sociabilidade, e a experiência e resiliência adquirida.  É tempo, pois, de não baixar a guarda e se preparar para continuar a luta, em mais um ano difícil.

*Percival Maricato é advogado, diretor da ABRASEL SP, professor de ​pós-graduação,  autor de Como Administrar Bares e Restaurantes e Franquias para Bares e Restaurantes e diversos outros livros.

 

LEIA MAIS

Ações judiciais em defesa dos bares e restaurantes na pandemia

As restrições da pandemia e o prejuízo causado a bares e restaurantes

Impactos de ações judiciais por entidades em defesa do setor econômico

O empreendedor precisa conhecer o mercado antes de tentar montar bares ou restaurante

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar