Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Inteligência emocional: o que é e como desenvolvê-la para aumentar sua produtividade

Article-Inteligência emocional: o que é e como desenvolvê-la para aumentar sua produtividade

Inteligência emocional o que é e como desenvolver .png
A inteligência emocional é uma competência muito importante no mercado de trabalho, sobretudo para ter mais produtividade e melhor gestão de tempo.

A inteligência emocional é uma habilidade que está ganhando cada vez mais espaço. Antes de mais nada, é preciso saber que o cérebro humano é dividido em dois hemisférios: o esquerdo e o direito. O lado esquerdo é responsável pelo raciocínio, a lógica e as tarefas analíticas (escrita, linguagem, pensamento linear, etc), enquanto o direito é o nosso lado emocional.

Por emocional, também estão incluídos o pensamento não linear, a intuição, as artes, a imaginação e a criatividade. Nesse sentido, desenvolver e estimular o lado direito do cérebro tem efeitos tanto no lado profissional quanto pessoal.

Sendo assim, venha aprender neste post o que é inteligência emocional, a importância de desenvolvê-la para ter sucesso profissional e seus benefícios.

Qual o conceito de inteligência emocional?

Segundo a psicologia, inteligência emocional é a capacidade que desenvolvemos para aprender a identificar e lidar com nossas emoções e sentimentos, pessoais ou de outros indivíduos.

Para que isso seja possível, é necessário que os dois hemisférios do cérebro estejam em equilíbrio. Dessa forma, a inteligência emocional é a habilidade de gerenciar melhor sentimentos e emoções, em vez de só se deixar levar por eles. 

O autoconhecimento é uma parte essencial para desenvolver essa competência e começar a perceber e entender as próprias emoções. Assim, você identifica gatilhos e sabe como agir quando eles aparecem. 

Quais são os pilares da inteligência emocional?

As competências comportamentais e emocionais costumam ser mais complexas de serem desenvolvidas — mas quando bem trabalhadas são verdadeiras alavancas para a carreira.

Por isso, conheça quais são os 5 pilares da inteligência emocional e como começar a desenvolvê-la.

1. Conhecimento sobre as próprias emoções

A análise das próprias emoções e sentimentos é a primeira etapa para se aprofundar no que você sente e por que sente. 

Além disso, a identificação das emoções é a grande chave da inteligência emocional. A partir desse conhecimento interno, é possível parar, analisar e avaliar a sua resposta aos estímulos externos. Esse é um processo gradual e que precisa de muita reflexão para entender seus próprios sentimentos e emoções.

2. Controle das emoções

Depois de entender qual emoção está sentindo, o que você faz a respeito dela? Reage instintivamente e age por impulso ou consegue se controlar?

O segundo pilar da inteligência emocional é lidar com as emoções e controlá-las. Em eventos negativos, situações inesperadas, pressão, não importa. A sua resposta pode ser mudada quando você é capaz de manter a calma, manter o equilíbrio e controlar seus atos e suas emoções, por mais adversas que elas sejam.

3. Desenvolvimento da automotivação

Pensar antes de tomar qualquer tipo de decisão tem diversos benefícios. Um dos mais importantes é evitar conflitos desnecessários, bem como o arrependimento por certas ações tomadas no calor do momento.

Tudo fica mais fácil quando você sabe utilizar as emoções a seu favor. Por isso, a automotivação é a saída para criar um processo consciente sobre o que você está sentindo, ao invés de apenas seguir os estímulos.

4. Ampliar a empatia

Colocar-se no lugar do outro e compreender o ponto de vista alheio é outro pilar importante da inteligência emocional. Dessa forma, reconhecer o que outras pessoas sentem é uma maneira de desenvolver a sensibilidade e ampliar a empatia.

O famoso “se colocar no lugar do outro” é um exercício bastante válido para fortalecer laços, mas também para entender comportamentos e sentimentos das pessoas ao redor. 

5. Saber se relacionar interpessoalmente

O ser humano é extremamente social e vive de suas relações. Nesse contexto, desenvolver bons relacionamentos e superar obstáculos juntos é fundamental, e este é o quinto pilar da inteligência emocional: saber se relacionar interpessoalmente.

Essa é uma das competências mais importantes e requisitadas no mercado de trabalho. Afinal, é preciso lidar com clientes, fornecedores e mais uma gama de outras pessoas todos os dias. 

Como a inteligência emocional influencia na criatividade e na produtividade?

Não há dúvidas que pessoas que tenham equilíbrio emocional são mais criativas e com maiores chances de sucesso. Durante as situações do dia a dia, quem é mais emocionalmente estável consegue manter a tranquilidade e buscar soluções para problemas.

Sendo assim, pessoas com essa habilidade conseguem:

  • tomar decisões com maior assertividade;
  • inspirar e liderar pessoas e equipes;
  • encontrar soluções para problemas mais complexos;
  • ter pensamento analítico e crítico;
  • desenvolver habilidades criativas, com originalidade e iniciativa;
  • aprender de forma ativa;
  • analisar diferentes pontos de uma situação;
  • buscar métodos para resolução de problemas.

Como desenvolver a inteligência emocional e "treinar" a criatividade?

Existem vários caminhos que podem ser trilhados para que você comece a desenvolver inteligência emocional. Os 5 pilares já dão uma amostra de questões essenciais, como a identificação e controle das emoções.

Porém, também podemos apontar outras alternativas que ajudam a alcançar a tão sonhada inteligência emocional. Confira algumas delas a seguir:

  • aprimorar o autoconhecimento;
  • observar e analisar o próprio comportamento;
  • conhecer coisas novas e ampliar o repertório;
  • trabalhar as emoções negativas;
  • treinar as respostas a situações adversas;
  • aumentar a autoconfiança;
  • respeitar as diferenças;
  • ter coragem de inovar;
  • aprender a lidar com pressão;
  • sair do piloto automático;
  • não ter medo de se expressar;
  • fortalecer a empatia;
  • ouvir o outro com mais atenção;
  • colocar em prática a resiliência.

Quais são os benefícios da inteligência emocional?

Só de perceber a importância do desenvolvimento da inteligência emocional já podemos notar alguns benefícios. Mas se ainda assim você tem dúvidas se vale mesmo a pena, veja algumas das vantagens:

  • diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
  • redução de brigas e discussões desnecessárias;
  • aumento da satisfação no trabalho;
  • melhora dos relacionamentos interpessoais;
  • equilíbrio emocional diante de momentos desafiadores;
  • crescimento da produtividade;
  • definição de objetivos e metas mais eficazes;
  • melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • aumento do nível de comprometimento;
  • maior autoestima, empatia e autoconfiança.

A inteligência emocional está intimamente ligada com a saúde mental. Logo, transtornos mentais como ansiedade e depressão têm reflexos na produtividade, performance e nas respostas dadas frente às situações. Portanto, esses aspectos devem ser considerados para que todos os perfis profissionais tenham rendimentos mais elevados.

*Fonte: Formóbile

 

LEIA MAIS

  1. Pesquisa inédita Fispal Food Digital traça o cenário do operador do food service
  2. Responsabilidade social e sustentabilidade inspiram Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022
  3. Guia para um estabelecimento sustentável
  4. O que o consumidor considera uma boa experiência no food service
  5. [PESQUISA] O Futuro do Food Service
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar