Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Festas de fim de ano: oportunidade de lucro para seu negócio

Article-Festas de fim de ano: oportunidade de lucro para seu negócio

fim de ano.jpg
As confraternizações de fim de ano podem aumentar em até 30% o fluxo de bares e restaurantes. Além disso, a época é excelente para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Veja como aproveitar as confraternizações de fim de ano para movimentar o seu negócio e aumentar o faturamento.

As confraternizações de fim de ano podem aumentar em até 30% o fluxo de bares e restaurantes. Além disso, a época é excelente para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Afinal, estamos falando de meses com muitos feriados em que o movimento costuma cair naturalmente, ao mesmo tempo em que as despesas do estabelecimento com férias e 13º são maiores.

"Criando pacotes de confraternização, ativações, um bom atendimento, um espaço que possa ser semi-reservado e um produto que combine com a proposta da confraternização, é possível aumentar o faturamento do estabelecimento na época", recomendam Carolina de Vilhena, consultora.

Equilíbrio e planejamento

Antes de tudo, é importante ter em mente que o foco do estabelecimento durante a época não pode ser o de atrair clientes a todo custo. Afinal, é preciso ter cuidado para não perder os clientes habituais por conta de mau planejamento ou pelo restaurante estar fechado para um grupo em alguma data importante.

O primeiro passo, portanto, é definir quais as datas que serão direcionadas para as confraternizações de fim de ano, assim como as condições para aluguel do espaço, como mínimo de pessoas, cardápio etc.

O ideal é que a atividade seja realizada nos dias de menor movimento e em apenas um dos períodos de funcionamento. Assim, você não transmite a impressão errada de que o estabelecimento não vai funcionar no final do ano e ainda consegue aumentar o movimento de clientes.

Para os estabelecimentos maiores, uma boa dica é reservar uma área específica para as confraternizações. Dessa forma, você consegue aumentar o ticket médio e ainda oferecer mais privacidade aos participantes do evento.

Não perca a essência

É importante que as confraternizações de fim de ano também mantenham um equilíbrio entre a essência do restaurante e as possibilidades de personalizações.

Vale a pena flexibilizar para que o grupo possa decidir entre opções do cardápio e, até mesmo, personalizar drinks. Ainda assim, é importante manter a personalidade do estabelecimento e trabalhar dentro dos itens disponíveis do menu. Afinal, essa atitude colabora para que o estoque não saia dos níveis normais e o estabelecimento consiga fazer o seu abastecimento de acordo com o movimento de clientes.

Outro ponto muito importante aqui é o atendimento oferecido nas confraternizações, que precisa ser dedicado ao grupo e altamente personalizado e qualificado. Além disso, é importante contar com uma estrutura bastante eficiente para que seja possível atender ao grupo durante todo o evento.

Como divulgar o atendimento para confraternizações de fim de ano

As opções para as confraternizações de fim de ano também devem ser divulgadas com antecedência. Assim, as empresas e grupos de amigos já podem se programar a partir do momento que começam a planejar o evento.

"Crie um material promocional, uma identidade dos eventos, e-mail marketing, display de mesa, material para porta-contas, apresentação institucional, posts, entre outros... E faça uma prospecção ativa em empresas", recomenda a consultora.

A especialista ainda dá a dica de criar pacotes de confraternizações e produtos que combinem com a proposta de cada evento. Com isso, é possível dar um toque ainda mais personalizado e fidelizar os clientes para que eles voltem a realizar a confraternização nas próximas ocasiões no estabelecimento.

Pensar de forma inovadora e usar o espaço com propostas diferentes é fundamental para manter o movimento e não perder dinheiro, especialmente em épocas mais difíceis como o Natal e o Ano Novo.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar