O mercado de sorvetes é extremamente competitivo no Brasil. Além de possuir uma característica forte de sazonalidade, de acordo com a analista técnica do Sebrae Nacional, Mayra Monteiro Viana, existem diversas empresas informais atuando nesse segmento tornando, assim, a concorrência ainda mais desleal. Por isso “os pequenos negócios devem se diferenciar”, afirma Mayra. Conheça 5 ações para realizar uma gestão inteligente:

  1. Entenda seu produto e o seu cliente. Cada consumidor possui uma demanda específica, que pode ser por produtos gourmet, funcional, artesanal, produzida a partir de frutas regionais ou oferecida em food trucks, por exemplo. Além disso, é possível combinar mais de uma dessas demandas para oferecer sorvetes aos clientes;
  2. Faça um bom planejamento. Como, infelizmente, a demanda por sorvetes no Brasil ainda é sazonal, é necessário controlar seu estoque e seu fluxo de caixa;
  3. Treine sua equipe e priorize o bom atendimento. Ainda que o produto não esteja totalmente satisfatório ao cliente, um atendimento cordial fideliza o consumidor fazendo com que ele volte ou, ainda, indique seu estabelecimento a outras pessoas;
  4. Cuide do relacionamento pós-vendas e parcerias. As redes sociais podem funcionar como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), em que empresários e proprietários podem responder ás dúvidas dos consumidores;
  5. Mensure seus resultados para evitar o fechamento da sua empresa. Calcule a quantidade de produtos utilizados, quanto foi usado e quanto você vai precisar para os próximos meses.