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Otimizando o atendimento ao cliente: quanto custa e como implementar?

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Os consumidores atuais não buscam os restaurantes apenas para comer, mas também para vivenciar uma boa experiência. Veja como melhorar seu serviço!

Melhorar o atendimento ao cliente é um grande desafio para os empresários da área gastronômica. Isso porque os consumidores não buscam os restaurantes apenas para comer, mas também para vivenciar uma boa experiência.

É por isso que os restaurantes que conseguem oferecer um bom atendimento se diferenciam e conquistam a preferência dos consumidores. Mas como fazer isso sem gastar uma fortuna?

Para que você possa ter bons insights para o seu negócio, conversamos com quem entende do  assunto. Ouvimos o Rodrigo Catani, head de potencialização de vendas da AGR Consultores, e a Karin Campos, CEO da GVP Digital. 

Eles trouxeram boas contribuições sobre o tema. Confira a seguir!

A importância da otimização do atendimento ao cliente

Catani acredita que como decorrência da transformação digital, que ocorre em todos os setores, o consumidor, de modo geral, ficou muito mais exigente, impaciente e ansioso.

“Se antes, aguardar um táxi por 15 minutos era aceitável, hoje, quando vemos que o Uber vai demorar mais que 5 minutos, já achamos que é muito tempo. Essa lógica também se aplica ao food service. Então, o que puder trazer mais agilidade e rapidez no atendimento ao cliente no setor gastronômico, é bem-vindo”, diz o especialista.

Campos complementa essa visão, ao dizer que a otimização do atendimento ao cliente é essencial para que ele se torne fiel ao estabelecimento gastronômico.

Nas palavras da executiva: “Otimizar o atendimento reflete além de uma experiência ágil, digital e personalizada na fidelização de seu cliente. Cada vez mais dentro do perfil dos consumidores, a experiência é a parte mais importante do processo”. 

Ações simples e de baixo custo que melhoram o atendimento ao cliente em restaurantes

Pedimos aos especialistas entrevistados que nos dessem dicas de ações simples e de baixo custo que melhoram o atendimento ao cliente em restaurantes. 

Para Campos, o bom atendimento começa na área digital e isso deve ser muito bem planejado pelos estabelecimentos.

“Possuir um cadastro unificado dos clientes e canais digitais disponíveis para atendimento com informações organizadas são um ótimo começo para oferecer uma experiência agradável e fluida”, comenta a CEO da GVP Digital.

Catani vai ao encontro da ideia de Campos e explica que ações digitais são úteis não apenas para o delivery, mas também no salão dos restaurantes.

O representante da AGR Consultores exemplifica: 

“O consumidor quer fazer o seu pedido sozinho, sem necessidade de interação com uma pessoa, como é feito no comércio eletrônico. Como exemplo, na rede de hambúrgueres Jeronimo (do grupo Madero), o pedido é feito 100% em totens online, muito simples e intuitivos, com fotos e descrições claras dos produtos”. 

O papel da tecnologia na otimização do atendimento ao cliente em estabelecimentos gastronômicos

Campos acredita que a tecnologia vem como agente apoiador no processo de otimização do atendimento ao cliente.

Segundo a especialista, isso ocorre por meio de soluções de Gestão de Relacionamento com o cliente (CRMs) , integrados a canais digitais, tanto para fomentar vendas de forma ativa, quanto para atender os clientes durante o processo de busca, bem como o processo da compra ou no apoio ao pós-compra.

Visão parecida tem Catani. Para ele, a tecnologia ajuda com cardápios eletrônicos com QR Code, recebimento de pedidos por WhatsApp ou e-commerce, inserção dos restaurantes em diversas plataformas online e parcerias com os aplicativos de entrega como iFood, Rappi, Uber Eats e outros.

E o seu restaurante, já investe em recursos para otimizar o atendimento ao cliente? Não perca mais tempo! Fazer esse investimento é essencial para se manter competitivo.

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