Melhorar o atendimento ao cliente é um grande desafio para os empresários da área gastronômica. Isso porque os consumidores não buscam os restaurantes apenas para comer, mas também para vivenciar uma boa experiência.
É por isso que os restaurantes que conseguem oferecer um bom atendimento se diferenciam e conquistam a preferência dos consumidores. Mas como fazer isso sem gastar uma fortuna?
Para que você possa ter bons insights para o seu negócio, conversamos com quem entende do assunto. Ouvimos o Rodrigo Catani, head de potencialização de vendas da AGR Consultores, e a Karin Campos, CEO da GVP Digital.
Eles trouxeram boas contribuições sobre o tema. Confira a seguir!
A importância da otimização do atendimento ao cliente
Catani acredita que como decorrência da transformação digital, que ocorre em todos os setores, o consumidor, de modo geral, ficou muito mais exigente, impaciente e ansioso.
“Se antes, aguardar um táxi por 15 minutos era aceitável, hoje, quando vemos que o Uber vai demorar mais que 5 minutos, já achamos que é muito tempo. Essa lógica também se aplica ao food service. Então, o que puder trazer mais agilidade e rapidez no atendimento ao cliente no setor gastronômico, é bem-vindo”, diz o especialista.
Campos complementa essa visão, ao dizer que a otimização do atendimento ao cliente é essencial para que ele se torne fiel ao estabelecimento gastronômico.
Nas palavras da executiva: “Otimizar o atendimento reflete além de uma experiência ágil, digital e personalizada na fidelização de seu cliente. Cada vez mais dentro do perfil dos consumidores, a experiência é a parte mais importante do processo”.
Ações simples e de baixo custo que melhoram o atendimento ao cliente em restaurantes
Pedimos aos especialistas entrevistados que nos dessem dicas de ações simples e de baixo custo que melhoram o atendimento ao cliente em restaurantes.
Para Campos, o bom atendimento começa na área digital e isso deve ser muito bem planejado pelos estabelecimentos.
“Possuir um cadastro unificado dos clientes e canais digitais disponíveis para atendimento com informações organizadas são um ótimo começo para oferecer uma experiência agradável e fluida”, comenta a CEO da GVP Digital.
Catani vai ao encontro da ideia de Campos e explica que ações digitais são úteis não apenas para o delivery, mas também no salão dos restaurantes.
O representante da AGR Consultores exemplifica:
“O consumidor quer fazer o seu pedido sozinho, sem necessidade de interação com uma pessoa, como é feito no comércio eletrônico. Como exemplo, na rede de hambúrgueres Jeronimo (do grupo Madero), o pedido é feito 100% em totens online, muito simples e intuitivos, com fotos e descrições claras dos produtos”.
O papel da tecnologia na otimização do atendimento ao cliente em estabelecimentos gastronômicos
Campos acredita que a tecnologia vem como agente apoiador no processo de otimização do atendimento ao cliente.
Segundo a especialista, isso ocorre por meio de soluções de Gestão de Relacionamento com o cliente (CRMs) , integrados a canais digitais, tanto para fomentar vendas de forma ativa, quanto para atender os clientes durante o processo de busca, bem como o processo da compra ou no apoio ao pós-compra.
Visão parecida tem Catani. Para ele, a tecnologia ajuda com cardápios eletrônicos com QR Code, recebimento de pedidos por WhatsApp ou e-commerce, inserção dos restaurantes em diversas plataformas online e parcerias com os aplicativos de entrega como iFood, Rappi, Uber Eats e outros.
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