Embutidos artesanais são uma espécie de embutidos cárneos. Produtos obtidos a partir de carne fresca que passa por um ou mais tipos de processo, como cozimento, salga, defumação ou mesmo somente a adição de diferentes condimentos e temperos. Segundo a zootecnista e fundadora-responsável técnica da Linguiceria S.A., Silvia Rossi, os embutidos cárneos são produtos obtidos através do processo de moagem da carne, seguida do preparo e embutimento em um envoltório próprio para cada tipo de produto.
Relacionado: 3 tipos de fumaça para defumação: entenda diferenças, qual e quando usar
No processo de fabricação dos embutidos artesanais, existe uma série de medidas que precisam ser ponderadas, já que são responsáveis por causar impactos na qualidade e inocuidade do produto final. Porém, antes de começar a produção propriamente dita, Silvia sugere ser fundamental e recomendado que se faça um plano de negócios bem fundamentado. “Com o plano de negócios colocaremos no papel todas as ideias, estudo de mercado, custos, gerenciamento e demais ações relacionadas à gestão”, diz.
Além disso, estudar o mercado, buscando entender qual é a sua demanda e qual é o perfil do consumidor é de extrema importância para o sucesso do empreendimento destinado à produção de embutidos artesanais. Para auxiliar na produção artesanal de embutidos, várias medidas são necessárias, dentre as mais importantes:
- Preocupação e atendimento da legislação relacionada ao setor;
- Origem das matérias-primas;
- Processamento da matéria-prima;
- Equipamentos e estrutura;