Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância e os benefícios dos alimentos fermentados

A importância e os benefícios dos alimentos fermentados.jpg
Enquanto o interesse pela fermentação cresce, a ciência busca entender mais sobre o papel dos micróbios e sua conexão com os alimentos e a saúde.

Produtos alimentícios fermentados como pão, vinho, cerveja, carnes e laticínios  foram desenvolvidos por populações antigas em todo o mundo, com os primeiros registros datando de 13.000 a.C. 

Os primeiros processos de fermentação eram mediados principalmente por microrganismos que ocorriam naturalmente nos alimentos, e tinha como um dos objetivos principais o armazenamento a longo prazo dos alimentos em temperatura ambiente.

Atualmente há um grande interesse por fermentação artesanal e industrial. Ao mesmo tempo, a ciência procura entender o papel dos micróbios e sua conexão com os alimentos e a saúde, levando assim ao desenvolvimento de medidas de controle para estimular atividade microbiana específica na produção de alimentos, tornando-os mais seguros, saudáveis ​​e deliciosos, além de abrir caminho para inovação de produtos fermentados.

O que é a fermentação?

A fermentação é um processo realizado por fungos e bactérias a partir de diferentes fontes de carboidratos. Esse processo tem como principal objetivo produzir energia para manter os microrganismos vivos. No entanto, a fermentação traz inúmeros benefícios na produção de alimentos.

Quais os benefícios da fermentação?

  •  Aumento da vida de prateleira dos alimentos;
  • Benefícios nutricionais e para saúde como: produção de vitaminas, efeitos pré e probióticos e melhora da digestibilidade do alimento, entre outros.
  • Segurança alimentar, por exemplo, reduzindo a contaminação por bactérias e fungos patogênicos.
  • Melhora das características organolépticas, oferecendo novos aromas, textura e sabor.

Inovação em alimentos fermentados

O avanço de abordagens baseadas em metagenômica (ferramenta importante para estudar as comunidades de microrganismos) permitiu identificar grupos de “microrganismos funcionais”, que são aqueles capazes de aumentar a biodisponibilidade de nutrientes e a qualidade sensorial, aumentar efeitos conservantes, melhorar a segurança e fornecer benefícios à microbiota intestinal. 

E “microrganismos não funcionais” que desempenham um papel fundamental na manutenção da estabilidade de todo o ecossistema microbiano. Ambos são essenciais para padronização e precisão dos processos biotecnológicos industriais, para moldar o sabor e atingir os padrões de qualidade desejados.

E, à medida que a tendência de fermentação continua crescendo em todo o mundo, há várias oportunidades para inovação – que vão muito além do setor de laticínios. Um exemplo é o otimizador de startup MISTA food optimized, que se dedica ao desenvolvimento de alimentos inovadores e sustentáveis. 

Com a participação de grandes empresas do setor alimentício como, a Chr. Hansen, Ingredion e Danone, entre outras, tem como um dos seus projetos o desenvolvimento de alimentos plant-based fermentados.

O setor de alimentos fermentados industrializados evolui rapidamente impulsionado pelo foco global e a preocupação com a saúde e a produção sustentável de alimentos, tornando-se cada vez mais popular.

Referência: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0958166920301555

*Ary Bucione é fundador da NutriConnection Consultoria em Alimentos Funcionais.

A NutriConnection é uma consultoria de Nutracêuticos e Funcionais. Desenvolvemos novos projetos e produtos em Alimentos, Bebidas e Suplementos. Na NutriConnetion você encontra o parceiro ideal onde tudo é cuidado com muita Ciência. Seu foco vai desde Nutrição, Tecnologia, Marketing, Comunicação dos benefícios e Regulatório de forma integrada com o seu objetivo. Chame a Nutriconnection para ajudar na tomada de  decisões e veja o seu projeto decolar.

 

TAG: Alimentos
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar