Até um tempo atrás, sabor e saúde pareciam opostos que nunca se atraíam ou encontravam, como as faces de uma mesma moeda. Com o tempo, entretanto, o consumidor começou a optar por algumas opções mais saudáveis nos supermercados e lojas especializadas.
Isso levantou o alerta nos grandes produtores, que entraram na onda da saudabilidade, e trouxe uma série de inovações no setor de alimentos e bebidas, mostrando que os então opostos tinham tudo para ser parceiros.
Confira, portanto, o que vem sendo considerado inovador na produção de alimentos e bebidas com foco na saudabilidade!
O que é saudabilidade?
O conceito de saudabilidade não se trata de uma aposta da indústria alimentícia: ele foi sendo gradativamente modelado a partir da demanda do próprio consumidor.
E isso passou a ser melhor percebido entre os anos de 2008 e 2013, quando diversos produtos das indústrias de alimentos e bebidas passaram a ser reintegradas ao mercado com uma nova roupagem e composição, mais focada em vegetarianos, alérgicos, veganos e diabéticos, entres outros nichos.
Essa primeira percepção foi o resultado de um estudo realizado pelo Instituto Mintel. Ou seja: o consumidor passou a se interessar e a ler mais os rótulos daquilo que fazia parte do seu lar há um bom tempo.
“A procura por uma alimentação focada no conceito de saudabilidade teve início a partir da necessidade de algumas pessoas em consumir produtos específicos, seja por restrições alimentares ou opções alimentícias, e também pelo aumento do acesso a informação. Ou seja: o estilo de vida saudável passou a repercutir mais, fazendo com que as pessoas buscassem alternativas para obter um estilo de vida saudável -algo que a indústria de alimentos e bebidas também identificou com o tempo”, analisa o nutricionista André Garcia D’Elias, que ainda apontou um relevante estudo sobre o tema.
Estamos falando de uma análise que pegou carona nesse comportamento do consumidor: o Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com o apoio de outras instituições e colaboradores, apresentaram o projeto conhecido como “Brasil Food Trends 2020”. Nele, constam as tendências para um futuro próximo e que hoje já estão sendo desenhadas.
Quer um exemplo prático? A versão especial da Coca-Cola, que, no lugar de açúcar, apostou no uso de stevia em sua sigilosa fórmula. E esse é apenas um dos casos, já que o estudo aponta 5 tipos de inovação para alimentos saudáveis:
Sensorialidade e prazer
São os produtos considerados gourmet, que aliam a experiência ao sabor, o que compreende alimentos e bebidas mais sofisticados e que visam explorar o paladar a partir de produtos naturais.
Saudabilidade e bem-estar
São os segmentos de inovação mais focados na resolução das estatísticas elevadas no número de pessoas com excesso de peso e obesidade, o que estimulou a criação de produtos cujo foco é a dieta e a eliminação de substâncias calóricas.
Conveniência e praticidade
É o foco de consumidores em busca de refeições prontas, mas que não percam o sabor e o valor nutricional, podendo servir tanto para lanches quanto para um almoço ou jantar.
Mas, para se manterem alinhados às tendências de alimentos saudáveis, os alimentos e bebidas são destinados às demandas por vegetais, iogurtes e outros itens menos calóricos.
Confiabilidade e qualidade
Agregar valor à marca também vem sendo um cuidado que diversas empresas têm seguido, visando conquistar sua fatia de mercado e fidelizações a partir de boas práticas de fabricação e uma série de medidas para o devido controle de riscos.
Sustentabilidade e ética
A alimentação saudável tem sido levantada não apenas como uma alternativa para o consumidor, mas como uma boa solução para reduzir o impacto ambiental consequente de nosso consumo diário.
Assim, o foco na inovação desse segmento reside em alimentos naturais, no uso de embalagens e rótulos recicláveis e, até mesmo, no engajamento em causas sociais que agregam valor à marca e a ajuda a se posicionar no mercado.
Alimentos saudáveis inovadores no mercado
Preparamos uma lista de alguns alimentos que têm rodado o mundo em testes com consumidores a partir dessas tendências. Confira alguns deles.
InSpiral Visionary Products: snack à base de folhas de couve seca e aromatizado com hortelã fresco, pimenta caiena e azeite, garantindo uma leve porção das legumes ao dia e abrigado em embalagem compostável.
Homus Le Grand Classik: alternativa vegana, cuja produção concentra ingredientes naturais, sem glúten, organismos geneticamente modificados e adição de açúcar ou conservantes.
Suntory Ovi Hydration: australiano, o produto oferece uma infusão de água, frutas, mel e minerais com antioxidantes e sem a presença de corantes, conservantes ou sabores artificiais.