Com a função principal de proteger, a embalagem de um produto já é reconhecidamente uma ferramenta poderosa de marketing. Agora, e cada vez mais, tem agregado pontos que a torne funcional, especialmente no ramo de alimentos e bebidas. Isso exige inovação no processo de construção da embalagem para que o resultado final ofereça ao consumidor facilidades de fechamento e transporte, por exemplo, além de favorecer a indústria em aspectos logísticos e redução de custos operacionais ainda dentro da fábrica.

Para entender um pouco mais sobre isso, inspire-se, a seguir, em 4 projetos campeões do Prêmio da Embalagem Brasileira 2016, promovido pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e patrocinado pela Fispal Tecnologia.  No Módulo Embalagem foram avaliados aspectos como inovação, harmonia e clareza das informações, apelo de venda, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, aproveitamento do produto e sustentabilidade.

Alimentos doces

passatempoBiscoito Passatempo ao Leite e Recheados – Nestlé

Design: FutureBrand

Convertedor: Essentra Packaging

A solução desenvolvida reduziu a complexidade do fitilho, já usado para a abertura dos pacotes de biscoitos e após alterações no processo de conversão, na dimensão e na comunicação, foi possível usar o mesmo material com uma nova funcionalidade de refecho, promovendo assim a conservação do produto e seus atributos sensoriais, evitando o desperdício de alimentos, com o mínimo uso de material extra de embalagem e reduzido impacto industrial.

 

Alimentos salgados

Vigor Mixvigor

Design: Team Créatif

Convertedor: Jaguar Plásticos / HP Embalagens / Selimpack

A nova embalagem inclui uma sobretampa em PET que une brilho e transparência, além da rotulagem IML (in mold label) com alta qualidade gráfica. Pote e rótulo utilizam a mesma matéria-prima facilitando a reciclagem e contemplando melhor aproveitamento da área de palete ocupando 98%, economia no transporte (5%) e redução na emissão de poluentes.

 

 

topfoodPão de queijo Topfood

Design: Indústria da Imagem

Convertedor: Plaszom

O uso de flexografia de alta qualidade e a criação do conceito “Bom como Antigamente” traz à categoria de pães de queijo uma embalagem com estética diferenciada, inspirada na estrutura de jornais impressos, criando uma sugestão de consumo para o produto e o apresenta sem adição de custo operacional, além de criar uma sugestão de coleção para o consumidor, valorizando a marca e o conceito de marketing.

 

Bebidas alcoólicas

bacardi

Bacardí Carta Blanca

Convertedor: Baumgarten Gráfica

A nova garrafa do rum Bacardi possui maior altura e tem uma melhor distribuição de peso que a sua antecessora. O rótulo foi impresso em papel feito de cana-de-açúcar, no qual foram explorados diversos sistemas de impressão (hot stamping, offset, flexografia, embossing, verniz fosco e brilho) para agregar mais valor ao produto. A cinta possui verniz texturizado criando sensações táteis e o material do rótulo frontal é de fonte renovável. A garrafa utiliza rótulos em liner PET, que é reciclável e apresenta menor impacto ambiental se comparado a outro tipo de liner. Dentre as vantagens está a maior quantidade de rótulos por bobina, diminuindo os custos de transporte e estocagem.