Dentro do setor industrial, o gerente de compras exerce um papel fundamental no equilíbrio da produção e no financeiro da empresa. Isso porque, ao selecionar bons fornecedores e celebrar bons negócios, esse profissional garante economia de custos, sem que haja perda da qualidade.
Para garantir preços competitivos e bons produtos na hora de adquirir insumos, o gerente de compras precisa estruturar uma boa rede de networking. “Hoje, com o aumento da competitividade no setor industrial, o networking passou a ser uma ferramenta estratégica, especialmente na ponta da cadeia de produção, ou seja, na aquisição de insumos”, explica Paulo Baracat, instrutor do curso de gestão estratégica de compras, da Inovia.
De fato, quanto maior a qualidade dos insumos e menores os preços, mais chances de a indústria conseguir lançar seus produtos no mercado consumidor com valores mais competitivos. Na visão do especialista, para construir uma boa rede, algumas atividades são fundamentais. Confira as dicas!
1 – Organize seus contatos
O primeiro passo para que o gerente de compras tenha uma boa rede de networking é organizar um cadastro detalhado, contendo todos os dados de seus fornecedores. Muitas vezes, pela simples desordem, os profissionais acabam desperdiçando preciosas oportunidades de negócios. Procure sempre manter registrados todos os dados dos fornecedores, atualizando sua lista periodicamente.
2 – Faça contatos de forma personalizada
Além de deixar registrado em seu cadastro dados simples, como nome, telefone, endereço e e-mail dos fornecedores, procure anotar o motivo do último contato e o que foi tratado. Ter esse tipo de registro ajuda o gerente de compras a fazer contatos de forma personalizada, facilitando as relações e, consequentemente, o fechamento de bons negócios.
3 – Invista no contato pessoal
Mesmo que a tecnologia e a internet venham facilitando os relacionamentos em rede, o contato pessoal ainda faz diferença na hora de manter um bom networking. Nos dias de hoje, todos os profissionais estão assoberbados de tarefas, por isso, o contato pessoal acaba sendo mais marcante e mais produtivo do que um simples e-mail que pode estar acumulado entre mil outros em uma caixa de entrada.
Para quem atua no setor industrial é fundamental marcar presença em feiras e eventos onde fornecedores estejam presentes. Isso ajuda a encontrar potenciais negócios e estreitar relações que podem gerar resultados para a empresa.
4 – Reserve um tempo para cultivar o networking
O networking deve ser encarado como mais uma das tarefas existentes na rotina de um gerente de compras. Por isso, separe na sua agenda de tarefas diárias algumas horas para cuidar da atualização do seu cadastro e entrar em contato com fornecedores considerados peças-chave para a empresa.
5 – Cultive a boa imagem da empresa
O gerente de compras, ao entrar em contato com alguém externo à empresa, age como seu representante. Por isso, para que possa construir uma relação de confiança com seus fornecedores, cultive sempre uma boa imagem da empresa, transmitindo valores como honestidade, transparência e profissionalismo ao entrar em contato com eles.
Você acha importante contar com uma boa rede de networking na hora de promover a compra de insumos? Continue acompanhando nosso canal de conteúdo e até a próxima.