De acordo com professora do curso de Pós-Graduação em Gestão da Segurança dos Alimentos do Senac EAD, Laís Mariano Zanin, todas as carnes devem ser descongeladas sempre em temperatura abaixo de 5°C, de acordo com a legislação sanitária. “O descongelamento de carnes nunca deve ocorrer em temperatura ambiente”, explica Laís.

Ela ainda complementa: “Esta prática propicia condições favoráveis à multiplicação microbiana nos alimentos”.

O produto pode estragar se for descongelado da forma errada

A professora do Senac explica que se não forem respeitadas as temperaturas de descongelamento e às práticas para evitar a contaminação cruzada, a carne pode sofrer alterações a ponto de estragar e ainda, por conta da multiplicação dos microrganismos pode causar uma doença transmitida por alimentos.

Para evitar isso, a professora reforça a importância das dicas citadas anteriormente. Assim, ela explica que o descongelamento de carnes deverá estar baseado nas seguintes dicas:

  • Garantir que o descongelamento ocorra sob refrigeração (com temperatura inferior a 5ºC);
  • Nunca descongelar em temperatura ambiente, ou seja, em cima de bancadas, nas pias, ou em imersão em água; e
  • Garantir que as carnes estejam embaladas ou em recipientes fechados quando colocadas nos equipamentos de refrigeração. “Essa medida evita que o gotejamento ou outros fatores provoquem a contaminação cruzada”, finaliza.