A amônia é um dos melhores gases para sistemas industriais, especialmente para equipamentos de refrigeração utilizados em frigoríficos, entretanto pode oferecer riscos aos trabalhadores, uma vez que o vazamento desse produto intoxica pessoas e causa sintomas como dor de cabeça, vômito e falta de ar, podendo, inclusive, levar a vítima à morte.
Quem pretende usa amônia para manter seu sistema de refrigeração, deve ter um projeto, baseado em normas e códigos de engenharia, ficar atenta à manutenção periódica e fazer o controle da operação de forma adequada. Os equipamentos devem ser bem dimensionados e instalados, além de testados antes de começar a operar.
Uma maneira de evitar problemas é seguir a Norma Regulamentadora nº 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados. “Conhecida como NR dos Frigoríficos, a NR36 busca a prevenção e a redução de acidentes de trabalho nesses ambientes”, explica diretor técnico comercial da Enesens Sistemas de Detecção, Alexandre Sá.
Relacionado a agentes químicos, como a amônia, a NR36 ressalta o uso da Detecção Precoce de Vazamentos, ou Detecção de Gás, como procedimento eficaz que garantem a máxima Proteção de funcionários. “Os detectores de gás são equipamentos responsáveis por monitorar a concentração de gases no ambiente e alertar, de forma sonora e visual, caso essa concentração ultrapasse os limites permitidos pelas legislações”, explica Sá.