Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como detectar contaminantes metálicos na linha de produção de alimentos

Article-Como detectar contaminantes metálicos na linha de produção de alimentos

Como detectar contaminantes metálicos na produção de alimentos.png
No peso certo e sem pedacinhos de metais: checkweighters e detectores de metais garantem a integridade do alimento na linha de produção

Para que os produtos tenham o peso certo e não tragam corpos estranhos à boca do consumidor final, entram em ação os detectores de metais multiespectro. Esta tecnologia nova permite melhor detecção de contaminantes metálicos, de tamanhos pequenos ou mínimos, em carnes, salgadinhos, farinhas enriquecidas com ferro ou em pacotes de café. 

A tecnologia permite a análise do que está passando em alta velocidade pela esteira no processo produtivo e, ao ativar um scanner, ela consegue identificar estes pequenos intrusos que estavam misturados aos alimentos.

“A Perfor trouxe uma linha completa com dosadores, empacotadoras, checkweighters, que permitem a pesagem de até 500 produtos por minuto, enfardadoras e o nova linha de detectores de metais”, comenta Rafael Crê, Gerente Comercial da Perfor, durante a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2023.

Tudo isso é feito por um sistema checkweigher, que é capaz de pesar 500 produtos por minuto. 

Relacionado: TecnoCarne 2023: inovações para a indústria de carnes, do corte ao final de linha

O Miwave, da Minebea, representada no Brasil pela Sunnyvale, promete altíssimo nível de precisão para evitar falsos rejeitos imiscuídos no processo produtivo.

“Chegamos a detectar algum pedaço de menos de 1 cm (0,8 mm) de inox e pouco mais de de meio centímetro (0,6 mm) de alumínio, através da tecnologia de modulação”, explica Leandro Lopes, da Sunnyvale.

A Handtmann, que produz hambúrgueres em suas máquinas, também embutiu a elas a tecnologia de checkweigher, para assegurar perfeição às medidas dos produtos por elas oferecidos. “Nossa máquina faz o porcionamento no peso padrão com o formato que se espera”, afirma Mario Bonfim, CEO da Handtmann. “Checamos a altura, a densidade e o checkweighter permite que qualquer alteração do processo seja corrigido automaticamente”.

Para grandes produtores, hambúrgueres com tamanhos incorretos  ou maiores do que diz a embalagem significam perdas produtivas muito valiosas. Qualquer dos produtos citados com corpos sinistros significam ainda perda de reputação, o que pode ser desastroso para qualquer negócio, daí a importância destas novas tecnologias.

 

LEIA MAIS

  1. [Ebook] Segurança na produção de carnes e produtos cárneos
  2. Apesar do custo, automação na indústria de carnes é questão de sobrevivência
  3. Diretrizes para otimizar processos cárneos industriais
  4. Produção de carne no Brasil: panorama, tendências e como crescer no setor
  5. Regulamentação para frigoríficos: autoridades em inspeção do MAPA trazem informações para a Arena TecnoCarne
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar