Além de receitas saborosas, muitos consumidores procuram por estabelecimento de alimentação fora do lar que ofereçam experiências. Uma sugestão do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é o experimento “O sabor da experiência”, nele clientes são vendados e consumem pratos feitos com ingredientes de biomas de cinco regiões do Brasil – Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, “o objetivo da ação é sensibilizar os participantes sobre como utilizar as experiências inovadoras como um diferencial competitivo em seu negócio”. A solução, no entanto, necessita de atenção por parte dos empreendedores. Conheça alguns pontos que merecem cuidado:

  1. Para quem pensa em imediatamente pintar as paredes de preto e deixar as luzes apagadas, uma simples venda para os olhos substitui a tinta e a falta de iluminação (além disso, a peça pode ser um brinde para os consumidores);
  2. Retire obstáculos do caminho, como degraus, mesas e cadeiras, para evitar possíveis acidentes;
  3. Treine sua equipe para levar os clientes até suas mesas. O indicado é que os consumidores sejam encaminhados individualmente ou em fila indiana, caminhando lentamente;
  4. Certifique-se de que nenhum dos consumidores tem alergia a algum alimento;
  5. Caso os pratos sejam servidos em temperatura quente, alerte os consumidores para que tenham cuidado;
  6. Insista que a interação entre os participantes é parte da experiência.