Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Qualidade da carne fresca: principais parâmetros e tendências deste conceito

White-paper-Qualidade da carne fresca: principais parâmetros e tendências deste conceito

Qualidade da carne fresca: principais parâmetros e tendências deste conceito
O conceito de qualidade da carne é amplo, complexo e depende da finalidade do uso e dos critérios de avaliação. Conheça os parâmetros intrínsecos e extrínsecos neste ebook de Ana Karoline Câmara.

O conceito de qualidade da carne e de seus derivados envolve vários aspectos inter-relacionados e dependentes de todas as etapas da cadeia produtiva desde a seleção genética, o nascimento do animal, até o abate, preparo e consumo do produto final. Por esta razão, pode-se dizer que o conceito de qualidade da carne é amplo, complexo e ainda depende da finalidade de uso e ponto de vista de avaliação, ou seja, de consumidores, de produtores ou de processadores.

De modo geral, a qualidade da carne pode ser definida como um conjunto de propriedades que identificam o que apreciamos na carne quando a compramos, comemos ou a selecionamos para uso como matéria-prima para elaboração de produtos cárneos. Tais conceitos devem acompanhar o dinamismo da sociedade atual, em constante transformação. 

As propriedades utilizadas para definição de qualidade da carne são aquelas associadas à nossa percepção sensorial, como aparência, cor, sabor, textura (com destaque para a maciez), suculência, gordura aparente, capacidade de retenção de água e odor, também comumente chamados de parâmetros intrínsecos. Outro fator seria o frescor da carne ou a qualidade sanitária.

Parâmetros extrínsecos são outros parâmetros que têm ganhado destaque para os consumidores na atualidade e são assim denominados porque estão associados à maneira como a carne é produzida. Tais fatores estão diretamente relacionados ao bem-estar animal, à produção sustentável e aos valores nutricionais da carne e os impactos na dieta das pessoas. Há ainda de se considerar outros parâmetros importantes tais como preço e oferta/disponibilidade da carne.

Baixe gratuitamente o White Paper de Ana Karoline Ferreira Ignácio Câmara, engenheira de alimentos especializada em tecnologia de carnes e derivados e professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei, e conheça cada um dos conceitos associados à qualidade da carne fresca e a tecnologia de inspeção de carnes em linhas de processamento.  

Registre-se para fazer download desse recurso

Cadastre-se e receba informações de ponta, pesquisas e opinião de especialistas sobre o setor alimentício, da indústria ao food service. Tenha acesso a todo conteúdo premium.