Um dos painéis mais aguardados do Summit Future of Nutrition deste ano debateu a forma como os medicamentos GLP-1, utilizados no tratamento da diabetes, estão revolucionando a nutrição e a maneira como as marcas se mantêm relevantes no mercado. Nesta quinta-feira (28), Christine Lopes, Key Accounts & Business Development Manager LATAM da Innova Markets, conduziu um painel para discutir o impacto desses medicamentos no comportamento de consumo.
“Essa tendência começou nos Estados Unidos, mas já se espalha globalmente. Os consumidores têm consciência da importância do controle de peso, e observamos que os fabricantes estão ampliando o portfólio de produtos voltados a essa linha”, afirmou Lopes.
Ana Grubba, Diretora de Medical Affairs da Danone, reforçou que a indústria alimentícia tem um papel essencial em transformar a ciência em soluções concretas para a sociedade. “Com o aumento do uso do GLP-1, podemos contribuir oferecendo digestibilidade aprimorada, fibras que apoiam a saúde intestinal, porções menores e produtos palatáveis, que garantem aceitação pelo consumidor”, disse.
Bethânia Andrade de Vargas, Diretora da Pronutrition, destacou o papel dos suplementos como aliados na suplementação nutricional e na preservação da massa muscular durante o emagrecimento. “Eles ajudam a mitigar efeitos adversos e são fundamentais no tratamento da obesidade, já que o músculo desempenha papel ativo no metabolismo”, explicou.
O endocrinologista Roberto Luis Zagury, consultor da NDn, disse que existe um mercado pronto para ser tomado pela indústria. “Se houver uma comunicação com a classe médica, ficará claro ao consumidor final que o suporte é essencial. Estamos transformando a percepção dos suplementos, caminhando para que ele seja visto como algo fundamental nos hábitos alimentares”, finalizou.
A próxima edição da Food ingredients South America já tem data marcada: será realizada de 04 a 06 de agosto de 2026 no São Paulo Expo.