Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Entenda a importância do ingrediente de qualidade para a formulação de produto

ingredientes de qualidade.jpg
Descubra mais sobre os impactos da utilização de ingrediente de qualidade para a formulação de alimentos e bebidas.

Trabalhar com ingrediente de qualidade é uma necessidade estimulada tanto como resposta ao mercado (formado por consumidores cada vez mais bem-informados e exigentes) quanto como uma obrigação em casos de novas normas ou determinações de órgãos reguladores e governamentais.

No que diz respeito ao consumidor, a qualidade de um alimento ou bebida é parametrizada a partir de diferentes critérios, que acompanham a dinamicidade de seu comportamento de compra e de seus interesses. Nesse contexto, agora, por exemplo, ingredientes com alegações voltadas à saudabilidade e à naturalidade estão em alta, representando, para esse nicho, produtos de maior qualidade. 

Entretanto, há alguns atributos-base para a consideração da qualidade de um produto, incluindo aquelas que podem ser determinadas antes da compra (como a composição e a tabela nutricional do alimento ou bebida) e as que serão aferidas a partir da experiência do consumidor (como um novo sabor de snack, por exemplo).

Independentemente desse estágio de análise, utilizar ingrediente de qualidade na formulação do produto será fundamental para se atender a tais critérios cada vez mais rígidos do mercado. 

Importância do ingrediente de qualidade para a formulação de produtos bem-sucedidos

Ingredientes de qualidade exercem um verdadeiro impacto na percepção de qualidade de alimentos e bebidas. De fato, conforme dados trazidos por um relatório da Technomic, 81% dos consumidores consultados dizem que a qualidade dos alimentos e dos ingredientes é importante em sua decisão de compra em food service. Em consonância, uma pesquisa internacional verificou que os consumidores compreendem que a definição de um alimento premium está, principalmente, na alta qualidade de seus ingredientes - isso acima, até mesmo, do preço do produto.

Dados como esses ilustram a importância de se trabalhar com ingrediente de qualidade na formulação de produto. Ainda, como essa escolha pode ajudar a criar uma imagem de produto de qualidade na mente do consumidor e, com isso, conseguir se destacar em nichos altamente competitivos e demonstrar uma mensagem de valor que faça o produto ser percebido bem além de seu preço de gôndola.

Além disso, atualmente, a indústria de ingredientes tem se mostrado uma grande parceira para que a indústria de alimentos e bebidas faça lançamentos alinhados às grandes tendências do mercado. E isso só é possível a partir de inovações que culminam em ingredientes de alta qualidade. Também para que seja viável desenvolver produtos que proporcionem novas experiências, sensações únicas e combinações surpreendentes para o consumidor.

É possível perceber também a importância do ingrediente de qualidade à luz do movimento global por maior transparência nas formulações de produtos, que levou à grande valorização de produtos clean label.

Os consumidores querem saber e compreender quais ingredientes são utilizados em seus produtos, e é por isso que vemos tantos produtos inovadores com listas de ingredientes mais curtas e de reconhecimento facilitado. Os consumidores buscam simplicidade, além de alimentos de melhor qualidade. E o ingrediente de qualidade é fator central para esse alinhamento e transmissão de valor.

De fato, hoje as listas de ingredientes são motivadores de compra poderosos para os consumidores e, em alguns casos, podem até ser considerados mais importantes do que a marca. É o que foi identificado em uma pesquisa. Nela, constatou-se que, ao comprar um novo produto, uma grande parcela de consumidores tende a analisar seus ingredientes em vez de comprar baseando-se na marca.

Este foco nos ingredientes reconhecidos e de qualidade pode encorajar a troca de produtos e outros problemas e prejuízos de grandes proporções, caso não se utilize nas formulações um ingrediente qualificado.

Nesses casos, Régis Inácio, Gerente de Marketing da Vogler, afirma que "quando a indústria utiliza um ingrediente de baixa qualidade e de procedência duvidosa, além de colocar em risco a saúde dos seus clientes, corre um grande risco financeiro. A compra de ingredientes duvidosos pode até parecer uma economia, mas ela que pode gerar um prejuízo irreversível". 

Critérios para a escolha de ingrediente de qualidade 

Para a escolha de ingrediente de qualidade para a formulação de produtos, o Gerente de Marketing da Vogler indica que "a procedência é fundamental. Além de certificações importantíssimas em nosso segmento, como o FSSC 22000. Mas, além do quesito qualidade, que hoje é obrigação, precisamos ter olhos na sua aplicação e como o ingrediente age tecnicamente nas aplicações. O propósito de sua utilização, foco no seu público e o que você vai entregar a ele. Também a transparência dos benefícios que são entregues".

Régis Inácio complementa afirmando que é preciso ir além, alinhando-se à demanda crescente por rastreabilidade para que a qualidade seja garantida. "A qualidade dos ingredientes tem que ser assegurada pelo fornecedor com rastreabilidade desde a produção", indica.

Custo x qualidade: como equilibrar essa conta?

O especialista recomenda que, para isso, é fundamental escolher um fornecedor de ingredientes que atue como parceiro da indústria de alimentos e bebidas. "A escolha do parceiro é fundamental, hoje os fornecedores têm papel essencial nos desenvolvimentos e nas soluções criadas. A Vogler, por exemplo, dispõe de um Centro Técnico, nosso CTV, disponível para utilização em conjunto com nossos clientes, que é a indústria de alimentos, além da interação com os fabricantes. Esse tipo de ação pode representar, ao mesmo tempo, um ganho e uma economia para a empresa. E é importante destacar que a entrega hoje não se trata somente de um ingrediente de qualidade, mas de todo um serviço que acompanha esse fornecimento, desde o desenvolvimento até a finalização na área produtiva, estudos de mercados em conjunto e entrega de inovação", resume. 

Desse modo, como destaca o representante da Vogler, por meio da parceria, é possível reduzir outros custos relacionados ao lançamento do produto (como testes, pesquisas e outros) e isso sem abrir mão da utilização de ingrediente de qualidade.

Também cabe ressaltar que não há melhor custo para mitigar do que o da baixa qualidade. Ao utilizar ingredientes adequados, seguros e de qualidade, a indústria evita custos relacionados a recall, problemas jurídicos e de imagem, perda de brand equity (valor de marca), recolhimento de produtos e tantos outros relacionados a itens produzidos com ingredientes duvidosos.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar