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Diferenciais, aplicações e oportunidades do concentrado de aveia

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Diversas tendências do mercado alimentício convergem para um elemento: a aveia. Ela pode protagonizar o lançamento ou a reformulação de produtos alinhados à saudabilidade, sustentabilidade, clean label, veganismo e tantas outras oportunidades promissoras.

De 2015 a 2016, bebidas, iogurtes, sorvetes e outras aplicações à base de aveia representavam 5% dos lançamentos de produtos. Já de 2019 a 2020, esse registro praticamente dobrou. “Há quase 10% de lançamentos de produtos com base em aveia”, comenta Natália Bruno, Gerente de Produto B2B da Döhler América Latina, que recentemente agregou ao seu portfólio opções de concentrado de aveia.

Por que a aveia?

A soja, historicamente, foi um ingrediente importante que dominou por anos o mercado de produtos à base de plantas. No entanto, por ser alvo de polêmicas, muitas vezes com percepção negativa do consumidor, os lançamentos de produtos com esse ingrediente têm diminuído. E isso abriu oportunidades para a aveia.

Além disso, no mercado de produtos à base de plantas, a sustentabilidade é algo fundamental. E a aveia, por ter impacto significativamente menor em termos de pegada de CO2, uso de terra e de água, se mostra mais sustentável que outras bases vegetais, dado que fica ainda mais evidente quando comparamos com o leite comum, de vaca.

Esse diferencial pode ser valioso para as campanhas e lançamentos de alimentos ou bebidas à base de aveia, especialmente em um cenário no qual o consumidor está interessado em regionalidade, sustentabilidade, transparência e outros.

De acordo com a Mintel, há diversos fatores que impulsionam o crescimento da aveia no mercado de ingredientes. Por exemplo, seus benefícios de saudabilidade, boa performance, sabor neutro e outros. “Isso torna possível formular quase todo o universo de produtos que seriam explorados com o leite convencional também com a aveia”, lembra Natália Bruno.

Há ainda a excelência nutricional, com a presença de ácidos graxos polinsaturados (alinhados à redução de colesterol e saudabilidade), fibras solúveis e minerais. Além de ser livre de lactose, como qualquer produto derivado de vegetais, já é possível encontrar hoje opções de aveia sem glúten.

Por tudo isso, a especialista da Döhler afirma que "aveia é mais do que uma simples tendência. É uma base que acreditamos ser a alternativa láctea do futuro".

Solução para o mercado: concentrados de aveia Döhler

Procurando estar sempre à frente das mais diversas tendências impactantes no mercado de alimentos e bebidas, a Döhler desenvolveu soluções em concentrados de aveia.

A produção ocorre na planta-desenvolvedora do concentrado, em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul, região já conhecida pela maior produção nacional de aveia e outras culturas frias. O local apresenta clima mais ameno, solo mais úmido e, com isso, possibilita o acesso à matéria-prima de alta qualidade.

Por estar presente na região com maior área e safra de aveia do país, a Döhler trabalha com produção local e sustentável, conduzida por produtores que cultivam exclusivamente aveia, de modo a garantir opções sem glúten.

Possibilidades de aplicação do concentrado de aveia

A aveia é um ingrediente que apresentou grande crescimento no setor de bebidas vegetais. Entretanto, daqui para frente, também deverá ser utilizada em várias outras aplicações de alimentos, como já acontece no mercado externo. Para isso, há as soluções em concentrado de aveia que podem ser aplicadas em diversas categorias.

"No que diz respeito à aplicação, o concentrado de aveia é de fácil uso, manuseio, dosagem, é um produto bastante solúvel. Também é muito versátil, com coloração clara e sabor muito neutro, o que permite sua aplicação em quase todo tipo de produtos", explica a Gerente de Produtos Plant-based da Döhler América Latina, complementando ainda, que o concentrado conta com "matéria-prima resistente e shelf-life estendido, o que agrega benefícios econômicos adicionais para os consumidores ".  

Quer saber quais são e como atuam os produtos formulados com o concentrado de aveia? Veja na íntegra a palestra ministrada por Natália Bruno, Gerente de Produtos Plant-based da Döhler América Latina.

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