A personalização e customização de produtos é a tendência em voga em todas as indústrias. No mercado de alimentação e bebidas essa tendência é ainda mais forte, dado o advento da nutrição de precisão e seus desdobramentos culturais, como o aumento da demanda por saúde e bem-estar. 

As possibilidades que isso abre para as empresas do setor de A&B foi o principal tópico da palestra “Bem-estar sob medida”, apresentada no congresso Summit Future of Nutrition, parte da Food ingredients South America – FiSA 2025. 

Com os consumidores se tornando mais conscientes sobre saúde e nutrição, especialmente após a pandemia de COVID-19, houve um impulso à busca por produtos alimentícios com benefícios específicos para diferentes perfis de consumidores.

“Já há uns anos que temos esta configuração, que vai avançando, com os consumidores procurando serviços, produtos e alimentos mais focados na saúde”, explicou Ana Alicia Martinez, gerente regional de Contas para América Latina da Innova Market Insights. Contudo, como ela mesma explica, há diferenças nesse foco a depender da geração. Para os Boomers e Geração X, o envelhecimento saudável aparece como principal preocupação, enquanto para os Millennials e Geração Z, o controle de peso ocupa posição de destaque. 

Nesse ambiente, há o desenvolvimento da “cultura Ozempic”, que traz, no bojo do aumento do uso de medicamentos para controle de peso, tendências em consumo de alimentos e bebidas saudáveis. Além disso, a hidratação surge como uma prioridade surpreendente para a Geração Z, o que explica o crescimento significativo de bebidas hidratantes no mercado nos últimos meses. Outras preocupações comuns entre as gerações incluem redução do estresse, saúde imunológica, qualidade do sono e saúde digestiva.

Leia mais: Tendências de alimentos para a próxima década: o que esperar do mercado: Bem-estar sob medida: A ascensão da nutrição personalizada no Brasil

Segmentação crescente no mercado

A palestrante identificou diversas categorias em crescimento dentro da nutrição personalizada. Uma delas é a nutrição por estilo de vida, com produtos adaptados a diferentes rotinas e necessidades cotidianas. Ela destacou também a nutrição por idade, um segmento em expansão, especialmente quando se trata de adultos mais velhos, que antes era pouco explorado pelo segmento.

Outro segmento em destaque é a nutrição de desempenho, particularmente forte no Brasil, com consumidores buscando produtos especializados com alto teor proteico para melhorar o desempenho atlético. Um desdobramento disso é o aumento do  conhecimento dos consumidores sobre ingredientes funcionais, com a proteína aparecendo como um dos ingredientes mais valorizados no mercado latino-americano, com o Brasil apresentando um mercado particularmente avançado neste segmento. “Comparado com outros mercados da região, o Brasil está muito mais avançado nessa tendência”, comentou Martinez.

Outro destaque é a nutrição por gênero, com produtos específicos para mulheres, opções que têm crescido significativamente, inicialmente em suplementos e agora expandindo para alimentos e bebidas.

Por fim, a especialista destacou também a nutrição para condições específicas, focada em alergias, intolerâncias e saúde digestiva.

Case Nintx: soluções dedicadas

Dedicada à nutrição personalizada, a empresa Nintx está desenvolvendo pesquisas para entender a “assinatura” microbiótica de diferentes pacientes, incluindo aqueles com condições específicas como Parkinson e Alzheimer, e oferecer soluções dedicadas. “A gente acredita que daqui a pouco nós estaremos com quantidades de dados suficientes para olhar o indivíduo e fazer predições de respostas com relação a determinados ingredientes”, afirmou Miller Freitas, farmacêutico bioquímico e fundador da Nintx, durante o congresso da FiSA 2025

A Nintx nasceu no Brasil em 2021 da tese de reemergência de drug discovery a partir de produtos naturais e mantém um laboratório no Tecnoparque em Campinas com simuladores do trato gastrointestinal. A companhia é resultado da crescente convergência entre a indústria de alimentos e a farmacêutica para oferecer soluções que combinem prevenção e tratamento.

“O mundo farmacêutico, o mundo do alimento e o mundo do agro estão cada vez mais se misturando. O medicamento nunca vai deixar de existir, mas o futuro é mudar o curso da doença, se antecipar e se apropriar do nosso destino”, detalha Freitas.

A nutrição personalizada continuará a se especializar cada vez mais, com a indústria sendo desafiada a oferecer produtos e ingredientes que atendam às demandas específicas dos consumidores.

Para as empresas do setor alimentício, entender estas tendências e adaptar suas estratégias de desenvolvimento de produtos será fundamental para atender um consumidor cada vez mais informado e exigente quanto às suas necessidades nutricionais individuais.