O Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian, divulgado agora em maio, apontou que as mulheres realizam mais pedidos de comida que os homens pela internet, contando canais como sites, aplicativos e outras plataformas.
Nesse sentido, 52,7% das mulheres consultadas disseram usar serviços na internet para comprar esse tipo de produto. Enquanto isso, apenas 43,1% dos homens recorrem a esses canais para isso.
A Serasa explica que inclui como pedido de comida pela internet “aquisição de refeições prontas ou semi-prontas, geralmente feitas em restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos de food service”.
Os dados apontam que as mulheres lideram praticamente todas as categorias de compras online. As exceções são jogo online, apostas e pedidos de cartão de crédito, nos quais os homens lideram.
Compra de mantimentos
Além disso, o estudo destacou hábitos de consumo relacionados à compra de mantimentos, ou seja, “itens básicos e não preparados, geralmente (adquiridos) em mercados, mercearias e atacadistas”.
Nesse segmento, a Classe A concentra o maior volume de atividades digitais: 34% das pessoas pertencentes a essa classe dizem adquirir pela internet itens para preparar suas refeições.
Métodos de pagamento
O cartão de crédito segue como o método de pagamento preferido dos consumidores nas compras online. Segundo o estudo, 84% das pessoas dizem utilizá-lo. Isso represente um aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2023.
Já o Pix é usado por 60% dos entrevistados nas transações digitais, uma queda de 9 p.p. em relação a 2023.
A queda no uso do Pix, segundo a Serasa Experian, está relacionada a uma queda de confiança no meio de pagamento gratuito criado pelo Banco Central. O motivo seria a proliferação de fraudes.
A pesquisa da Serasa Experian conta com 877 entrevistas com pessoas físicas. Portanto, não são dados oficiais do Banco Central.
Tags